• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Com duas opções de motorização e três de câmbio, Fiat Cronos já tem preços


Para desenvolver o Cronos, a FCA se apoiou em um abrangente trabalho de pesquisa e desenvolvimento para entender as necessidades e aspirações do consumidor, cada vez mais exigente e consciente das evoluções tecnológicas do mercado automotivo.

Os estudos demonstraram que os consumidores do segmento de sedãs compactos, em sua maioria, são casados, têm ao menos um filho, viajam constantemente com a família e possuem um único automóvel, que, assim, precisa atender a preceitos fundamentais como bom espaço interno e de porta-malas, conforto e segurança. Outros itens como design, desempenho e economia de combustível também têm participação relevante na decisão de compra.

Outro ponto de destaque revelado nas pesquisas foi o desejo do cliente por conteúdos tecnológicos que realmente sejam úteis e que façam diferença em seu dia-a-dia . Ou seja, o consumidor não está mais interessado em sistemas que à primeira vista pareçam modernos, mas que pouco ou nada acrescentem no uso prático constante. Essa percepção foi relevante na escolha de diversos itens já citados que equipam o Fiat Cronos, como o sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas e suas funções de projeção do celular na tela.

O Cronos representa a continuação de uma carreira muito bem-sucedida de uma linhagem de sedãs da Fiat. Apenas nos últimos seis anos mais de quatrocentas mil pessoas adquiriram sedãs da marca, sendo que centenas delas em sequência direta e crescente – primeiro adquiriram um Siena, depois um Grand Siena e então um Linea. Este último modelo, inclusive, é um dos carros com maior volume de recompra, com índice que beira o dobro dos tradicionais no mercado segundo avaliação da marca.

Com cinco versões, duas possibilidades de motores e três opções de transmissão, o Fiat Cronos oferece uma ampla oferta para os mais variados subsegmentos do setor de sedãs. E essa grande variedade de versões possibilita atender uma ampla faixa de preço e necessidades. Conheça todas elas:

Cronos 1.3

Opção de entrada, é impulsionada pelo motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas. Como itens de série há ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, pontos ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro, volante regulável em altura e outros.

Ainda, existe uma ampla gama de acessórios da Mopar para equipar também esta versão.

Cronos DRIVE 1.3

Em relação à versão anterior, o Fiat Cronos Drive 1.3 acrescenta o sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas e a segunda porta USB – voltada para os passageiros traseiros.

Como opcionais estão disponíveis faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down (ajuste automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme.

Cronos DRIVE 1.3 GSR

Esta versão é equipada com o motor Firefly 1.3 e câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas com controle por botões no console central, de acionamento simples e intuitivo. O GSR Comfort inclui importantes funções como a Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo, e Auto Upshift Abort, que proporciona retomadas mais fortes. A versão traz ainda paddle shifters atrás do volante, pelos quais o motorista pode trocar as marchas manualmente. Nesta configuração o Fiat Cronos tem os melhores números de consumo de combustível da gama, seja com etanol ou gasolina no tanque.

Também são de série nessa versão, além dos itens do Drive 1.3, o Start&Stop, Ambient Lights, que conferem ao interior do Cronos ainda mais refinamento e sofisticação, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados e ainda os seguintes itens de segurança:

ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) – Garante a máxima dirigibilidade do carro em situações de perda de aderência dos eixos dianteiro ou traseiro, atuando por meio de sensores. As rodas são freadas de forma seletiva automaticamente enquanto a potência do motor pode ser momentaneamente diminuída, permitindo que o veículo tome a direção correta apontada pelo volante.

TC (Controle de Tração) – Atua diretamente nas condições de rampas íngremes e escorregadias, como por exemplo uma subida com piso molhado. Nessa situação a baixa aderência faria com que as rodas patinassem e o veículo tivesse a dirigibilidade comprometida, mas o sistema diminui eletronicamente o torque nas rodas dianteiras para aumentar a aderência ao piso e garantir uma sequência de movimento segura.

HH (Hill Holder) – É um assistente para partida em rampas que impede que o carro se desloque para trás nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões. O HH ainda atua nas manobras de estacionamento, tanto em subidas quanto em descidas.

O Fiat Cronos Drive 1.3 GSR ainda pode ser equipado opcionalmente com faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.

Cronos PRECISION 1.8

Com câmbio é manual de cinco marchas, a versão é equipada com motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (ambos com 100% de etanol). Esse propulsor tem o sistema de coletor de admissão variável - VIS (Variable Intake System), que garante mais força em baixas rotações. Com até 4.000 rpm o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. A partir daí, uma aleta é acionada fazendo com que o ar percorra trajeto mais curto, incrementando a potência.

São equipamentos de série dessa versão, além daqueles da Drive 1.3, faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme.

Opcionalmente, o Fiat Cronos Precision 1.8 pode receber ainda air bags laterais dianteiros, câmera de ré com linhas dinâmicas, display TFT de 7 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Cronos PRECISION 1.8 AT6

Nessa configuração, o Cronos possui câmbio automático de seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro e no Fiat Argo. Além de seu funcionamento suave e em perfeita harmonia com o motor 1.8 E.torQ Evo VIS, conta com o recurso Neutral Function, que auxilia na economia de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito – o que também evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.

Além dos itens da versão Precision 1.8, a versão automática traz como equipamentos de série paddle shifters atrás do volante para troca manual das marchas, controle de velocidade de cruzeiro, Ambient Lights, apoio de braço para o motorista, volante revestido de couro e maçanetas e frisos das portas cromados. Os itens opcionais disponíveis para esta versão são os mesmos da Precision 1.8, com exceção das maçanetas e frisos cromados (de série aqui).

O novo Fiat Cronos chega ao mercado em oito cores. Três são sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), três metálicas (Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio) e duas perolizadas (Branco Alaska e Vermelho Marsala).

Preços de lançamento:

Cronos 1.3 - R$ 53.990

Cronos Drive 1.3 - R$ 55.990

Cronos Drive 1.3 GSR - R$ 60.990

Cronos Precision 1.8 - R$ 62.990

Cronos Precision 1.8 AT6 - R$ 69.990

#FIAT #FIATCRONOS

Laja Revista Publiracing