• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Fórmula E: problema técnico no carro da Audi leva Lucas Di Grassi ao abandono


Atual campeão mundial da Fórmula E, Lucas Di Grassi teve novamente uma atuação impecável durante a terceira etapa do torneio, disputada neste sábado (13) no Circuito Internacional Moulay El Hassan, na cidade marroquina de Marrakesh. Mas um problema técnico no motor do Audi e-tron FE04 acabou tirando do brasileiro tanto a possibilidade de disputar a pole position quanto a chance de brigar por sua sétima vitória na categoria. “Nosso carro estava muito bom em termos de desempenho, tanto que fui o mais rápido no primeiro treino e meu parceiro, Daniel Abt, foi o mais veloz no segundo. Contra um defeito que não se consegue solucionar, o piloto não tem o que fazer. Mas continuo confiante na nossa equipe e no trabalho que estamos realizando para 2018. Fiquei especialmente triste por que nesta corrida o público me elegeu entre os três pilotos que receberam o fanboost. Agradeço a todos o apoio e espero retribuir a altura na próxima corrida”, resumiu Di Grassi.

Depois de ter sido o mais veloz no treino de abertura e de ter ficado em segundo no treino seguinte, Lucas foi para as tomadas de tempo no primeiro dos quatro grupos que a organização divide o grid. Com a pista suja de areia e ainda pouco emborrachada, o brasileiro cravou uma volta impressionante apesar das condições, que permaneceu como a melhor até ser superada pelo sueco Felix Rosenquist e terminar a primeira fase da classificação como o segundo melhor entre os 20 carros inscritos. “Até este momento estava tudo perfeito, pois mesmo entrando na pista no primeiro grupo, com a pista ainda menos emborrachada, fui para a fase final da classificação, a superpole, com chances iguais aos demais concorrentes. Toda a equipe estava confiante de que tínhamos chances reais de cravar essa pole”, explicou o brasileiro.

Lucas foi o penúltimo a entrar na pista na superpole – e novamente foi impecável. No primeiro dos três trechos em que se divide a pista para fins de cronometragem, o piloto da equipe Audi Sport ABT Schaeffler foi nada menos que 0s8 mais veloz que a volta do pole position Sebastien Buemi. Tudo indicava que a pole estaria no horizonte de Lucas, mas já no segundo trecho o motor passou a apresentar falhas com um perfil semelhante ao acontecido na etapa anterior, Hong Kong. No traçado de rua chinês, onde o brasileiro teve que abandonar a corrida. A partir do defeito em Marrakesh, o carro passou a andar muito lentamente – tirando de Lucas a chance de conquistar sua quarta pole na categoria.

Lucas teve que largar em quinto e depois de um início de prova bastante agitado, o brasileiro passou a trabalhar sua estratégia de fazer ultrapassagens para chegar nas voltas finais em condições de conquistar a vitória – uma progressão muitas vezes vista em uma categoria cheia de alternativas, como a Fórmula E. Na sétima volta, quando já ocupava a quarta posição, o problema técnico voltou a aparecer, obrigado o brasileiro a abandonar a corrida.

“Novamente o carro estava bem e nosso acerto parecia ser o ideal para esta pista”, comentou Lucas. “De repente, o motor perdeu potência e o carro praticamente parou. Tentei retomar a corrida, mas o carro não respondia aos meus comandos. A equipe chegou a pedir para que eu desligasse tudo e tentasse reiniciar o motor, mas já era tarde demais. Fui para o box e fim de história. Toda a equipe técnica está intrigada com o que está acontecendo. Agora teremos 20 dias até a próxima etapa para tentar solucionar isso. Confio na equipe, vamos arregaçar as mangas para isso não se repetir mais”, finalizou Lucas Di Grassi.

A vitória na corrida foi do sueco Felix Rosenquist. A quarta etapa da temporada será disputada no dia 3 de fevereiro e marcará a estreia do traçado de rua de Santiago, no Chile.

Classificação do ePrix de Marrakesh (top10):

1 - Felix Rosenqvist, Mahindra Racing, 48:04.751s (25)

2 - Sebastien Buemi, Renault e.dams, +0.945s (21)

3 - Sam Bird, DS Virgin Racing, +5.762s (15)

4 - Nelson Piquet Jr, Panasonic Jaguar Racing, +6.554s (13)

5 - Jean-Eric Vergne, TECHEETAH, +12.238s (10)

6 - Jose Maria Lopez, DRAGON, +16.491s (8)

7 - Nick Heidfeld, Mahindra Racing, +28.381s (6)

8 - Tom Blomqvist, Andretti Formula E, +32.380s (4)

9 - Alex Lynn, DS Virgin Racing, +33.520s (2)

10 - Daniel Abt, ABT Schaeffler Audi Sport, +40.951s (1)

11 - Mitch Evans, Panasonic Jaguar Racing, +46.278s

12 - Maro Engel, Venturi Formula E Team, +46.915s

13 - Nico Prost, Renault e.dams, +53.099s

14 - Antonio Felix da Costa, Andretti Formula E, +1:01.116s

15 - Jerome D’Ambrosio, DRAGON, +1:13.805s

16 - Luca Filippi, NIO Formula E Team, +1 VOLTA

17 - Edoardo Mortara, Venturi Formula E Team, +3 VOLTAS

A - Oliver Turvey, NIO Formula E Team, 17 VOLTAS

A - Andre Lotterer, TECHEETAH, 14 VOLTAS

A - Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport, 7 VOLTAS

A - Abandonou

Fórmula E – Classificação após 3 corridas

F. Rosenqvist 54 pontos

S. Bird 50

JE. Vergne 43

N. Piquet Jr. 25

E. Mortara 24

S. Buemi 22

N. Heidfeld 21

M. Evans 15

D. Abt 11

F. da Costa 8

Classificação do Campeonato equipes

Mahindra Racing - 75

DS Virgin Racing - 58

TECHEETAH - 43

Panasonic Jaguar Racing - 40

Venturi Formula E Team - 30

Renault e.dams - 28

Audi Sport ABT Schaeffler - 12

Andretti Formula E - 12

NIO Formula E Team - 9

DRAGON - 8

#FÓRMULAE #AUTOMOBILISMO #LUCASDIGRASSI

Laja Revista Publiracing