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Revista Publiracing

Avaliação: Citroën C4 Picasso, uma Minivan carregada de qualidade e personalidade


Não queríamos deixar o ano de 2017 sem apresentar para nossos leitores o teste a um dos modelos mais interessantes que passaram pela nossa garagem ao longo do ano.

A Minivan C4 Picasso da francesa Citroën chegou impactante no primeiro semestre. Em duas versões, para cinco (C4 Picasso) e sete lugares (Grand C4 Picasso), ela é uma aposta corajosa da marca, que arrisca um conceito de veículo carregado de qualidades, mas fora do universo global chamado SUV.

Nossa equipe decidiu fazer dois testes distintos, reservando para este primeiro momento um tempo para a versão de cinco lugares, e em algumas semanas apresentaremos o teste na versão de sete. Apesar de semelhantes na sua essência e conteúdo, as diferenças entre eles nos levam a detalhar as duas versões em dois tempos.

Na avaliação ao seu design nada melhor que ter a ajuda dos olhares das ruas, que observam com admiração a passagem do carro francês. A Minivan chama a atenção pela cor da unidade avaliada por nós e utilizada pela marca no seu lançamento no país, a Lazuli Blue, e pelas suas linhas modernas onde o destaque é o grupo ótico em três níveis, característico da Citroën.

O Pack LED 3D, exclusividade da versão Intensive (a mais completa) e avaliada por nós, trás lanternas traseiras de LED com efeito 3D, indicadores de direção dianteiros também em LED, com vidros laterais e do porta malas apigmentados. Continuando na descrição do belo exemplar estacionado em nossa garagem, referência para os frisos laterais na cor alumínio escovado que harmonizam muito bem com as linhas cromadas que saem do tradicional emblema da marca, o "double chevron", e que segue no sentido dos faróis diurnos, na linha superior do conjunto ótico.

Os faróis são bi-xênon auto-direcionais com acendimento automático, e os de neblina com função "cornering light". Além de iluminação elegante durante o dia, eles proporcionam uma iluminação muito eficaz quando dirigindo de noite.

Ainda destaque no C4 Picasso são os retrovisores externos na cor da carroceria, com regulagem elétrica, rebatíveis eletricamente e com luz de acompanhamento em LED.

Finalizamos a observação externa falando das bonitas rodas de liga leve aro 17” e onde são instalados os pneus de medida 205/55 R17.

Espaço, conforto e tecnologia são quesitos levados muito a sério pelos engenheiros da marca francesa. Eles podem ser observados em todos os pormenores do C4 Picasso, assim como outros itens, muitas vezes escondidos, mas que sabemos estarem lá, para garantir nosso conforto ou segurança quando necessário.

Por isso mesmo não tem como entrar no interior da Minivan francesa sem deixar de descrever uma extensa lista de itens que fazem parte deste pacote Intensive. Então vamos lá. São 6 air-bags: Frontais para condutor e passageiro, laterais e cortina. Abertura e travamento das portas através do prático sistema "mãos livres" (Keyless). Acionamento automático das luzes de emergência em caso de frenagem brusca; detectores de obstáculos traseiros e dianteiros com indicação gráfica/sonora e câmera de ré; fixação ISOFIX de 3 pontos para cadeiras de crianças nos bancos traseiros; limpador do para-brisa automático com detector de chuva e indexado á velocidade; ar condicionado automático digital bi-zone, com filtro de partículas e regulagem de fluxo nas saídas de ar traseiras para a 2ª fileira; travas de segurança elétricas das portas e dos vidros traseiros com sistema de "bloqueio para crianças", e por falar em crianças o C4 Picasso trás ainda um Pack dedicado a elas, com cortinas nas janelas da 2ª fileira, bancos atrás com regulagem longitudinal, e espelho convexo adicional para vigilância das crianças.

Ainda destaque no interior, o para-brisa zenith com proteção térmica e quebra sol; porta luva central (entre os bancos dianteiros) que tem a característica de ser removível, sendo aqui notada a ausência da habitual alavanca seletora de câmbio, que fica posicionada em posição elevada atrás do volante; tela tátil de 7 polegadas de controle de computador de bordo, multimídia e climatização; o fantástico teto panorâmico com proteção térmica e cortina elétrica; vidros elétricos dianteiros e traseiros com dispositivo "um toque" e anti-esmagamento. A central multimídia vem com MP3 e entrada auxiliar, USB, HD interno, com comandos no volante, e som distribuído por 6 alto falantes (som muito bom). Através desta tela, além do sistema de áudio fica também disponível o de navegação, GPS, em 3D e com mapa do Brasil.

Destaque também para o intuitivo painel de instrumento em posição central, com tela colorida de alta definição de 12", ele é personalizável, apresentando diversas informações como por exemplo as que fazem parte dos pacotes DRIVE ASSIST onde a Citroën disponibiliza o inédito leitor de placas de velocidade; alerta e correção de desvio involuntário de trajetória, alerta de ponto cego e correção de trajetória, e o PARK ASSIST: com sistema de baliza automático Vision 360° (4 câmeras dão uma visão "de cima" dos arredores imediatos do veículo) e detectores de obstáculos dianteiros e traseiros com indicação gráfica e sonora no painel de instrumentos.

Ainda fazendo parte desta extensa lista de itens que privilegiam o bem-estar total no interior do C4 Picasso, os bancos são de couro com cinco poios de cabeça, e o do condutor com regulagem elétrica e memória. Para os bancos dianteiros é disponibilizado também aquecimento e massagem e o passageiro dianteiro beneficia ainda do apoio de perna escamoteável e dobrável. A iluminação é também muito bem distribuída e de forma elegante, com luz de leitura nas mesas "tipo avião" na 2ª fileira, e iluminação de ambiente em LED na console central e nos pés dos passageiros dianteiros.

Resumindo o interior do C4 Picasso é um mundo de boas emoções, um pacote de liberdade e conforto, em ambiente que mais parece um salão de festas sobre rodas e que oferece ainda um porta-malas com 537 litros de espaço disponível.

Corretamente posicionados, com as mãos no volante (revestido em couro), hora de sair de nossa garagem e disfrutar do prazer que é dirigir o C4 Picasso da Citroën.

O motor é o fantástico THP da família PSA. Exclusivamente a gasolina, ele é um 4 cilindros de 16 válvulas , 1598 cm³, de Injeção eletrônica multiponto com turbo de alta pressão e intercooler, que disponibiliza 165 cv a 6000 rpm, e torque de 24,5 kgfm (240 Nm) nas iniciais 1400 rpm. Estas referências no papel, são uma realidade na prática, e apesar dos seus 1405 kg a Minivan da Citroên é surpreendentemente ágil e divertida de dirigir.

De tração dianteira e transmissão automática de 6 velocidades, com troca sequencial no volante, o Citroën C4 Picasso se mostrou um veículo carregado de recursos. Com um torque que disponibiliza toda a capacidade do motor desde bem cedo, ele é ágil e rápido, com isso oferecendo muita segurança para necessidades diárias de potência ”extra”, como em ultrapassagens, por exemplo, além de ser um veículo de deslocamento suave e confortável tanto em cidade como em estrada, comportamento que falaremos em seguida.

Suas dimensões são de 4428 mm de comprimento e 2785 mm de entre-eixos, 1826 mm de largura, com espelhos retrovisores, e 1625 mm de altura. Com um ótimo aproveitamento da área onde está instalado o motor e do espaço na cabine, o C4 Picasso é uma aula de engenharia.

Com uma posição de condução que sem ser de perfil SUV, é elevada e muito boa, nosso veículo vem equipado com alguns dos itens mais importantes para garantir segurança total. Além dos seis air bags já descritos, ele vem com freios a discos ventilados na frente e discos sólidos na traseira, e vem equipado com ABS com REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência).

Não falta também o fundamental ESP (controle dinâmico de estabilidade), o ASR (antipatinagem) e ainda controle de tração inteligente. O freio de estacionamento é elétrico automático e com sistema de ajuda à partida em aclive.

No dia a dia o C4 Picasso se mostrou um veículo que privilegia o conforto. Com uma suspensão macia, especialmente na traseira, e o conjunto de eixo pseudo Mac Pherson na frente e travessa semi-deformável atrás foi configurado para estar apto a carregar praticamente 1930 kg de peso bruto total sem perder conforto e mantendo seu comportamento inabalável. Uma pequena referência para uma tendência maior de inclinação especialmente na traseira, quando exigida da nossa Minivan uma tocada mais forte, como curvas feitas a velocidades maiores e de ângulo mais fechado. No entanto nada que comprometa uma das suas grandes virtudes, especialmente se comparado a um SUV, que é a sua estabilidade, e sua facilidade em contornar curvas em velocidades maiores, com total precisão e segurança.


A direção com assistência elétrica variável é muito eficaz, sendo suave a baixas velocidades, mantendo sua precisão enquanto a velocidade vai aumentando fazendo parte de um conjunto mecânico muito bom.

O C4 Picasso surpreende pela suavidade no seu deslocamento, absorvendo com facilidade as imperfeições das estradas e ruas brasileiras. Com um casamento perfeito entre câmbio e motor, ele entrega capacidade de resposta desde baixas rotações, se apresentando sempre ágil nas reações, e sua eficiente caixa de velocidades automática, permite trocas feitas manualmente no volante. Ele é efetivamente um veículo fantástico e apaixonante, acertado para uma família e onde as viagens se tornam ainda mais prazerosas.

Com tanque de combustível de 57 litros (gasolina) e médias que variaram ao longo do nosso teste muito próximas dos 10 km/l na cidade e 12 km/l em estrada, o C4 Picasso é além de tudo um excelente amigo do meio ambiente, com baixo nível de emissões no escapamento, conseguindo classificação A neste quesito no programa de etiquetagem veicular realizado pela INMETRO.

Ainda longe do seu objetivo em termos de vendas para um mercado brasileiro que só nos últimos meses vem recuperando de uma crise profunda, mas mostrando já um ritmo de vendas constante desde o seu lançamento, no final do primeiro semestre de 2017, o C4 Picasso vendeu exatamente o mesmo número (32) de unidades em Outubro e Novembros, últimos meses completos com dados da Fenabrave, e totalizando em praticamente seis meses de vendas de 405 unidades emplacadas.

A versão inicial do C4 Picasso tem preço anunciado de R$ 121.400,00 (Seduction) e nossa versão, com todos os itens descritos em nossa matéria, tem preço anunciado de R$ 153.540,00 se posicionando para concorrer numa faixa de preço onde se encontram diversas opções, entre SUVs, Picapes ou Sedãs.

Suas características tornam ele único, sendo amplo, confortável e seguro, ele é perfeito para quem privilegia conforto e segurança para a família optando por uma proposta de personalidade.

Avaliação em números

Citroën C4 Picasso

Design 8

Espaço e Conforto 8

Freios 8

Conectividade e Tecnologia 8

Acabamento 8

Motor / Consumo 8

Transmissão 8

Suspensão 7

Direção 8

Segurança, e Auxílios 8

Total 79

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