• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Airbus Beluga XL cada vez mais próximo de seu primeiro voo.


O processo de construção do Beluga XL, avião de transporte de nova geração produzido pela Airbus, está bem encaminhado, de acordo com o fabricante. A empresa indica que cerca de 75% dos trabalhos de montagem da primeira de cinco unidades já foram realizados.

O programa Beluga XL foi lançado em Novembro de 2014 como um derivado do A330-200. O primeiro voo vai acontecer, segundo a Airbus, no segundo semestre de 2018.

Após o lançamento que será realizado naturalmente em Toulouse, seguem-se dez meses de testes em voo para certificação. A segunda aeronave iniciará o processo de montagem final em Dezembro de 2018 e os restantes três aparelhos serão produzidos ao ritmo de um por ano.

As cinco aeronaves Beluga XL fornecerão 30% adicionais de capacidade de transporte à rede industrial da Airbus. As unidades, cujo nome deriva da sua semelhança com a baleia branca com o mesmo nome, serão usadas para transportar componentes e sectores inteiros das diferentes variantes de aeronaves da empresa, dos locais de produção espalhados por toda a Europa e plantas de montagem final em França, Alemanha e Espanha.

O Beluga XL será capaz de transportar 53 toneladas em distâncias de até 4 000 quilómetros. É seis metros mais longo, um metro mais largo e tem uma capacidade de carga superior em seis toneladas à versão Beluga existente.

É ainda possível que os novos mega-aviões de carga possam vir a estar disponíveis para serviços de fretamento sempre que as unidades não sejam necessárias para a Airbus.

#AVIAÇÃO #TRANSPORTE

Laja Revista Publiracing