• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista vencem os 300 km de Goiânia pela Porsche GT3 Cup


A promessa de muitas emoções foi cumprida à risca na segunda etapa da Porsche Império GT3 Endurance Series, realizada na manhã deste sábado em Goiânia. Melhor para Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista, que retomaram a parceria e venceram com autoridade a prova de 300 km. É a primeira dupla na história das corridas de longa duração da categoria a repetir uma vitória.

Na classe Challenge, graças a uma estratégia precisa de permanecer na pista após a intervenção do safety-car devida a acidente na largada, Alan Hellmeister e o jovem Luca Seripieri levaram o carro #31 até o lugar mais alto do pódio.

Ao longo de 79 voltas, nove carros diferentes lideraram a prova, que teve ao todo 13 trocas de na liderança da prova.

Mas o maior sinal do quão disputadas foram as posições nos pódios foi a diferença entre os carros #21 e #79 na classe Challenge, respectivamente, terceiro e quarto colocados na categoria. Eloi Khouri recebeu a bandeirada com ínfimos 0s004 de vantagem sobre Lucas Peres.

Ao melhor estilo das 24 Horas de Le Mans –prova que em 2017 quase teve um vencedor da classe LMP2 até o Porsche #2 assumir a dianteira no final–, a jornada de endurance em Goiânia também proporcionou os bólidos de menor potência à frente do pelotão. Os carros da classe Challenge lideraram nada menos que 37, das 79 voltas da prova.

Na pontuação do campeonato, não por acaso, o equilíbrio é refletido após duas das três provas de longa duração do ano. A liderança na classe Cup agora é da dupla da Brandt, Miguel Paludo e Beto Gresse, com apenas dois pontos de vantagem sobre o carro da Shell Racing, de Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta. A seguir vem Sergio Jimenez.

Na Challenge o panorama é idêntico: Hellmeister-Seripieri assumiram a liderança por apenas um ponto de vantagem sobre Lucas e Marcus Peres, dupla de pai e filho do carro #79. Na sequencia aparecem Dennis Dirani e Rodolfo Toni, dupla da Shell Racing, seis pontos atrás dos líderes.

A próxima reunião da Porsche Império GT3 Cup acontece na preliminar do GP Brasil de F1 em Interlagos, com os carros de corrida mais produzidos no planeta realizando o evento suporte da categoria máxima pelo 13o ano consecutivo. Será a última etapa de sprint do ano, com as coroas das classes Cup e Cup Sport em jogo.

O campeonato de endurance termina nos dias 1o e 2 de dezembro, também em Interlagos, com prova de 500 km que confere pontuação diferenciada e pode ser disputada em duplas ou trios.

Declarações dos pilotos

“Foi muito bom. Tivemos uma baita estratégia, conseguimos manter um ritmo bom. Jimenez estava muito rápido” - Rodrigo Baptista

“Esse é o segredo, aquele que consegue manter o aprendiz melhor que o professor. Ele está em um ritmo muito bom. Agora, vamos para Interlagos. A ideia é ir para cima e tentar vencer. É uma prova mais longa, com mais estratégia. É tentar vencer de novo para não ter de depender de ninguém no campeonato. Favorito é todo mundo” - Sérgio Jimenez

“Ser constante está ajudando. Com certeza, poderíamos estar em uma situação pior. O acerto do carro não era o ideal. Nos treinos, achamos que tínhamos feito progresso, mas na classificação o carro não funcionou para mim. Beto (Gresse) fez um ótimo trabalho, queria agradecer. O campeonato se constrói assim, tem de ter sorte, maximizar o prejuízo nos dias ruins. Estamos fazendo isso. Chegou o momento de acharmos o que está faltando para poder disputar a corrida e andar mais para frente. Não está morto que peleia. Está sendo um ano excelente, liderando os dois campeonatos aqui. Até a bandeira quadriculada no fim, o campeão não está consagrado” - Miguel Paludo

“Fico feliz com a oportunidade. Não tivemos o ritmo que esperávamos, mas conseguimos mais um pódio, que é importante” - Beto Gresse

“As provas de endurance são assim: para ter um bom resultado é preciso conciliar velocidade, estratégia e bom ritmo de prova. Eu e o Sylvio (de Barros) conseguimos isso desde a largada, inclusive buscando nas paradas nos livrar do tráfego e assim conseguir mais tempo de pista livre. A administração dos pneus também foi importante, porque estava bem quente hoje em Goiânia e também conseguimos poupar bem o equipamento” - Cacá Bueno

“Foi extremamente difícil. O carro da Challenge é ainda mais desgastante, por conta do câmbio. A gente sabia que ainda não tinha o ritmo que precisávamos. Demos uma arriscada na estratégia no começo. Foi excelente. Eu, particularmente, estou muito contente por uma questão pessoal. Na primeira prova, cometi um erro. Tinha de me dedicar mais para retribuir o carinho e a confiança do Luca (Seripieri). O time todo trabalhou bem. O Luca ficou decepcionado com o rendimento no treino, mas levantou a cabeça para a prova. Fizemos uma estratégia mais ousada. Estão todos de parabéns. Voltamos agora para o páreo” - Alan Hellmeister

“Foi uma superação, sem dúvida. No qualificatório, o resultado não desceu, estava engasgado, foi meu pior treino aqui, eu não soube gerenciar o carro. Largamos em sexto, teve aquela batida no início. Entrou o safety car e consegui evitar. Todos entraram nos boxes, não conseguia falar com o chefe de equipe e decidi não entrar. Conseguimos abrir umas duas voltas e isso ditou nosso ritmo até o fim. Tenho de agradecer ao chefe de equipe também. Ganhamos graças a ele e ao time” - Luca Seripieri

Endurance Series – Goiânia*

1) 3 Rodrigo Baptista/Sérgio Jimenez

2) 0 Sylvio de Barros/Cacá Bueno

3) 27 Ricardo Baptista/Valdeno Brito

4) 88 Edu Azevedo/Ricardo Maurício

5) 7 Miguel Paludo/Beto Gresse

6) 77 Daniel Schneider/Nelsinho Piquet

7) 63 Lico Kaesemodel/Ricardo Zonta

8) 44 Beto Valério/Marcus Vario

9) 13 Pedro Queirolo/Clemente Lunardi

10) 37 Guilherme Reischl/Juliano Moro

11) 31 Luca Seripieri/Alan Hellmeister (CHA)

12) 33 Dominique Teysseyre/Fábio Carbone (CHA)

13) 21 Eloi Khouri/Esteban Guerrieri (CHA)

14) 79 Marcus Peres/Lucas Peres (CHA)

15) 4 Beto Leite/Nonô Figueiredo

16) 34 Marco Billi/Maurizio Billi (CHA)

17) 19 Tom Filho/Rodrigo Mello (CHA)

18) 155 Ricardo Mendes/Sérgio Maggi (CHA)

19) 53 Rodolfo Toni/Dennis Dirani (CHA)

20) 9 Guilherme Figueiroa/ Julio Campos

21) 80 Nando Elias/Rouman Ziemkiewicz (CHA)

22) 90 JP Mauro/Felipe Fraga

23) 45 Paulo Totaro/Fernando Fortes (CHA)

24) 5 Marçal Müller/Pedro Piquet

25) 8 Werner Neugebauer/Renan Guerra

26) 18 Carlos Ambrósio/ Felipe Nasr

*Resultado sujeito a confirmação dos comissários

Endurance Series – Campeonato

Cup

1. Miguel Paludo, 106 pontos - Beto Gresse, 106

3. Lico Kaesemodel, 104 - Ricardo Zonta, 104

5. Sergio Jimenez, 101

6. Cacá Bueno, 79 - Sylvio de Barros, 79

8. Daniel Schneider, 73

9. Beto Leite, 69 - Nonô Figueiredo, 69

11. Rodrigo Baptista, 68

12. Beto Valério, 62 - Marcus Vario, 62

14. Pedro Piquet, 55 - Marçal Müller, 55 - Ricardo Baptista, 55 - Valdeno Brito, 55

18. Pedro Queirolo, 53 - Clemente Lunardi, 53

20. Felipe Nasr, 50 - Ingo Hoffmann, 50 - Eduardo Azevedo, 50 - Ricardo Maurício, 50

24. Marcel Visconde, 40 - Fernando Fortes, 40 - Nelson Piquet Jr., 40

27. Adalberto Baptista, 36 - Bruno Baptista, 36

29. JP Mauro, 26 - Felipe Fraga, 26 - Guilherme Reischl, 26 - Juliano Moro, 26

33. Werner Neugebauer, 22 - Allam Khodair, 22 - Guilherme Figueirôa, 22 - Júlio Campos, 22

37. Ramon Alcaraz, 20 - Bia Figueiredo, 20

39. Renan Guerra, 0 - Carlos Ambrósio, 0

Challenge

1. Luca Seripieri, 53 pontos - Alan Hellmeister, 53

3. Marcus Peres, 52 - Lucas Peres, 52

5. Rodolfo Toni, 47 - Dennis Dirani, 47

7. Tom Filho, 45 - Rodrigo Mello, 45 - Eloi Khouri, 45

10. Dominique Teysseyre, 44

11. Marco Billi, 38 - Maurizio Billi, 38

13. Fabio Carbone, 29

14. Nando Elias, 26 - Rouman Ziemkiewicz, 26 - Esteban Guerrieri, 26

17. Paulo Totaro, 23 - Ronaldo Kastropil, 23

19. Marco Cozzi, 19

20. Ricardo Mendes, 17 - Sérgio Maggi, 17

22. Giuliano Losacco, 15

23. Fernando Fortes, 0

Fotos: Luca Bassani

#PORSCHEGT3CUP #AUTOMOBILISMO

Laja Revista Publiracing
Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !