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Revista Publiracing

Portugal prepara a aquisição de material ferroviário dual, bi-tensão e bitola variável.


Após uma forte renovação nos anos 90, os caminhos de ferro portugueses preparam a primeira aquisição de material ferroviário em mais de vinte anos.

A empresa (CP) trabalha na definição da licitação publica que após aprovação do governo do país luso vai levar a renovação de uma parte de sua envelhecida frota.

A polivalência é a palavra de ordem, pois a ideia inicial são trens dual, que tanto podem circular em vias eletrificadas, como ainda através de tração diesel-elétrica em vias não eletrificadas, cobrindo assim toda a malha ferroviária do país, além disso, as unidades devem ser bi-tensão, podendo circular em vias eletrificadas com 3.000 V ou 25.000 V podendo assim acessar a outros territórios como o espanhol, por exemplo, e ainda de bitola variáv el para estar preparado para a abertura do mercado ferroviário europeu a partir de 2019, o que vai permitir por exemplo um trem português sair de Lisboa e ir até Paris, com a mesma composição, alterando da bitola ibérica para a francesa, um pouco menor.

De acordo com a informação divulgada as unidades a serem adquiridas são para viagens de grandes distancias, mas também com pedido para unidades regionais que assim vão permitir renovar o envelhecido parque rodante da CP.

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