• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Avaliação: Ágil, elegante e sóbrio, Mercedes-Benz C180 se destaca da concorrência.


Confesso que escrever sobre um veículo como o Mercedes-Benz C180 ff Avantgarde não é tarefa fácil, pelo menos para mim, que tenho que manter a necessária isenção quanto ao produto avaliado. Afinal é um Mercedes-Benz, sinónimo de produtos de rara qualidade e uma das marcas que melhor interpreta o significado da expressão PREMIUM.

Mas como nada é perfeito, nossos dias ao volante do C180, agora nacionalizado, e Flex Fuel ( dai a sigla ff), foram uma permanente busca por algo que saberíamos ia ser difícil encontrar, o pormenor a melhorar.

E foi com essa responsabilidade que recebemos em nossa redação o modelo da casa alemã. Participante ativo de uma disputa com produtos oriundos do mesmo país, Audi e BMW, o Mercedes chama a atenção pela sua postura sempre clássica. Muito mais que esportivo (a Mercedes-Benz tem outros modelos com esse perfil) ele é sóbrio e elegante. É claro que uma marca que tem no seu DNA a competição e tecnologia, sempre tem pormenores que remetem a essa esportividade, e ela sempre está lá.

O exterior da versão Avantgarde reflete esse trabalho de design que mistura com maestria, discrição, elegância e esportividade. São destaques, além da frente poderosa que expõe a imagem da marca Mercedes-Benz de forma evidente, os faróis full LED, o acabamento cromado em diversos pontos do veículo, como moldura dos vidros, tampa do porta malas, bem como delineando a parte inferior da carroceria lateralmente e na traseira. As maçanetas de abertura das portas são da cor da carroceria, assim como os espelhos retrovisores, que incluem ainda a solução de seta repetidora para sinalizar mudança de direção. Pequenos pormenores “assinam” a versão Avantgarde do nosso sedã. Ainda destacamos as elegantes e esportivas rodas de liga leve de 17" com 5 raios duplos e onde são instalados pneus chamados de run-flat e de medidas 225/50 R17.

Já no interior o requinte da marca Mercedes está por toda a parte. O cuidado com o acabamento, os materiais utilizados, as cores, requinte e sofisticação. Tudo isso está lá, mesmo falando da porta de entrada da marca para o seleto grupo dos sedãs de luxo.

No C180 Avantgarde logo identificamos pequenas peculiaridades. Como já acontece em outros modelos da marca a alavanca seletora de opções do câmbio foi transferida para o braço direito da coluna de direção. Essa opção permite uma console central mais limpa e ampla e onde ficam posicionados os comandos que gerenciam todas as opções visíveis na tela que não é touch screen.

A soleira das portas tem a logomarca “Mercedes-Benz” e logo abaixo de nossos pés ficam os tapetes de veludo. O volante multifuncional de 3 raios com 12 botões permite, quando devidamente ajustado, um correto posicionamento para dirigir, além de todos os comandos serem de fácil interpretação e tato. Já que falámos em posição de condução, requer aqui um parênteses para uma observação não tão positiva, o fato do ajuste do banco do motorista ( assim como o do passageiro) ser feito de forma manual, algo não compatível com o que está por trás da marca Mercedes-Benz.

Mas esse passa a ser apenas um pequeno pormenor tal o bem estar que sentimos no interior do nosso sedã. O acabamento do teto é em tecido e o painel tem acabamento de alumínio. Referência ainda para o ar-condicionado que é automático THERMATIC e duas zonas, com controle de temperatura automático independente para motorista e passageiro dianteiro.

Conectividade via Bluetooth para celular e players de mídia, radio CD player, GPS e um ótimo sistema de som, algo fundamental para um ambiente digno de carro premium. Também disponível na versão avaliada pela nossa equipe a câmera traseira com linhas auxiliares dinâmicas.

O espaço é bastante generoso e naturalmente confortável para condutor e passageiro. Já atrás apesar de maiores limitações de espaço, viajam confortavelmente mais três adultos.. Não queremos deixar de referir o excelente espaço disponibilizado para o porta malas, nada menos que 490L

Antes de contarmos como foram as experiências ao volante, referir que o Mercedes C180 passa uma segurança praticamente imediata. Através da solidez de seus componentes, já imaginamos o quanto tem de desenvolvimento tecnológico para que a segurança dentro do carro germânico seja total. Sem serem vistos, mas estando lá, airbags dianteiros e laterais para condutor e passageiro, windowbags para condutor, passageiro dianteiro e passageiros do banco traseiro, e para finalizar, o condutor tem ainda airbag para os joelhos. Atrás ISOFIX - encaixe universal para assento infantil.

O motor tem seu acionamento feito através de botão Start/Stop, e logo os 156 cv do 4 cilindros de 1595 cm³ turbo ficam disponíveis para serem disfrutados. O motor era mesmo uma das principais curiosidades de nossa equipe neste teste. Ver como ele se comportava, empurrando o peso de 1425 kg do nosso C180, e como interage com ele a nova caixa de velocidades 9G-Tronic.

Logo nos primeiros quilômetros fica evidente que ele é muito ágil, apesar de não ser um esportivo. Um torque de 250 Nm capacidade perceptível logo nas iniciais 1.200 rpm, com sua capacidade máxima às 4.000 rpm. Já a potência máxima do motor é disponibilizada às 5.600 rpm. Com um entre eixos de 2.840 cm, comprimento de 4.686, largura de 2.020 e altura de 1.442 sua carroceria faz parte de um conjunto que sempre transpira estabilidade. Seja em reações rápidas e emergenciais, curvas de alta velocidade e de raio largo, ou ainda diminuindo os impactos das irregularidades de nossas estradas.

A suspensão independente McPherson na frente e multilink atrás é muito eficientes e de ótima configuração, afinal a Mercedes sabe como ninguém equilibrar conforto com performance. Os freios são de disco ventilado na frente e disco sólido atrás, incorporando o C180 diverso sistemas tecnológicos que ajudam a manter o nível de segurança e comodidade em patamares elevadíssimos. Controle eletrônico de estabilidade (ESP), Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), Sistema anti-bloqueio dos freios (ABS), Controle de tração na aceleração (ASR), Tração eletrônica em cada roda (ETS), Assistente de freio (BAS), Assistente de partida na subida (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), e Brake drying com função HOLD.

A direção tem um comportamento bastante preciso, agradando até quem opta por uma condução mais esportiva.

Em estrada o nosso sedã de luxo é sempre previsível, mas ao mesmo entusiasmante. A capacidade de seu propulsor desmistifica todas as incerteza que poderiam existir pelas suas reduzidas dimensões.

O motor agora Flex e desenvolvido na Alemanha especialmente para o mercado brasileiro, reage de forma praticamente idêntica ao propulsor exclusivamente a gasolina, sendo que o trabalho dos engenheiros focou na adoção de uma bomba de combustível com maior vasão e natural necessidade de proteção contra a corrosão. Cabeçote com anéis de assentamento das válvulas reforçados, sensor de qualidade do combustível, entre alguns outros ajustes necessários no processo de “tropicalização” do veículo.


Fica claro ao longo das centenas de quilômetros percorridos com o C180 ff Avantgarde que este motor que equipa nosso modelo, e também utilizado nas versões de entrada das Classes A, B e CLA é de altíssima qualidade, capacidade, e se adequando na perfeição ao perfil de modelo avaliado no nosso teste.

Referir que nosso C180 é atualmente produzido na nova fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, interior de São Paulo. A nova unidade foi inaugurada em março de 2016 e por lá são produzidos além do modelo Classe C, o SUV GLA.

Para finalizarmos, uma passagem pelo valor sugerido e atualizado pela marca dias antes de fecharmos nossa matéria. Tanto a versão Avantgarde como a Exclusive são vendidas por R$ 171.900, posicionamento que tornam o produto, incorporando as suas mais recentes atualizações, e adequações, a referência quando falamos de sedã de luxo e neste patamar de preços, deixando assim definitivamente para trás Audi A4 e BMW Série 3.

Fotos: Revista Publiracing

#TESTEAVALIAÇÃO #MERCEDESBENZ

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !