• Redação / Revista Publiracing

Cubano, Alfonso Albaisa, novo responsável global pelo design da Nissan apresenta novidades da marca


O novo vice-presidente sênior e responsável pelo Design da Nissan em todo o mundo, Alfonso Albaisa, irá apresentar o crossover e estrela da marca, o Nissan Kicks, no Salão do Automóvel de Buenos Aires, na estreia do modelo na Argentina.

"Tenho muitas expectativas em relação a essa viagem curta, mas intensa. Meus laços com a América Latina não estão somente ligados à minha história familiar e pessoal como também com a minha experiência estética. Sempre que viajo para esta região encontro inspiração. Tenho certeza que não será diferente com Buenos Aires, uma cidade que é uma joia do passado colonial do continente e referência na região para a expressão moderna. Além disso, a Argentina é um país chave para o crescimento da Nissan na América Latina", comentou Albaisa.

Alfonso Albaisa é cubano, cresceu em Miami e hoje lidera o design de todas a marcas da Nissan Motor Co., Ltd, que incluí a Nissan, a Infiniti e a Datsun. O executivo é responsável pela visão global de Design da Nissan e conta com equipes nos centros de design em Tóquio, Londres, Shangai, San Diego e Rio de Janeiro.

Desde o começo da sua carreira, Albaisa trabalhou para a Nissan, até se tornar um dos designers mais influentes da indústria automotiva em todo o mundo. A paixão pelo desenho de veículos despertou muito cedo em sua vida.

"Lembro-me como se fosse ontem, eu estava brincando no escritório de arquitetura do meu pai em Miami, o que sempre fazia desde pequeno.... Esse dia em particular, porém, tudo mudou quando ouvi o ruído de um motor de um carro que estava chegando no escritório. Era um modelo conversível preto, fabuloso. Isso foi no início dos anos 70. A partir desse dia nunca mais deixei de desenhar carros", contou.

Educado em Nova Iorque, mas destinado a Los Angeles

Albaisa estudou arte no Pratt Institute de Nova Iorque. Durante a seleção para uma oportunidade na carreira de design automotivo, com especialização na representação de figuras, ele optou por um enfoque pouco convencional para o desenho de veículos. Diferente dos demais estudantes, o cubano utilizou papéis muito grandes (de quase 1 metro de largura) com traçados em carbono. Seus grandes desenhos despertaram a atenção do recrutador, que o escolheu.

"Foi aí que a Nissan me mandou para a Califórnia e conheci o estúdio, que era incrível. A criatividade e liberdade desse lugar me conquistaram. Eu planejava trabalhar com design em Nova Iorque, mas me senti atraído por esse ambiente tão cativante para um criador. Mesmo decidido a ficar na Califórnia não mais que um ano, a história foi outra. Nunca pensei que esse ano intenso me tornaria hoje o responsável global pelo design da Nissan", finalizou.

Quase três décadas de Nissan

Alfonso Albaisa foi nomeado vice-presidente sênior Global de Design da Nissan Motor Corporation em março de 2017. O executivo passou a ocupar o cargo de Shiro Nakamura, que se aposentou depois de trabalhar quase duas décadas na Nissan.

Albaisa conta com uma ampla trajetória de 29 anos na companhia, período no qual ocupou diversas posições estratégicas tanto na Nissan como na Infiniti em diversas localidades do mundo. Sua carreira foi iniciada em 1988 na Nissan América do Norte, na Califórnia. Em 2004, foi nomeado diretor de Design da Nissan América do Norte (NNA). De 2007 a 2010 foi responsável pelo departamento de Design da Nissan Europa e, em 2012, foi nomeado diretor global de Design na Nissan. Em 2014 ingressou na Infiniti, onde traçaria uma nova assinatura para a marca e daria um impulso fundamental no mercado de veículos de luxo.

Na Infiniti ocupou a posição de diretor executivo de Design, e em 2016 por nomeado vice-presidente para a administração dos negócios estratégicos de design, bem como responsável pelo Centro de Design global da marca, posição que ocupou até assumir seu cargo atual.

Agora como líder mundial de design da companhia, o executivo continuará trabalhando para o desenvolvimento das três marcas, incorporando o conceito de Intelligent Mobility (Mobilidade Inteligente) em toda a gama de produtos.

#NISSAN