• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Stadler vai entregar até quarenta trens de piso duplo para a Hungria


A empresa suíça Stadler vai entregar trens de duplo piso, da plataforma Kiss, para o serviço de passageiros na Hungria.

Os trens são para o operador MÁV, que assinou um contrato de no mínimo 10 unidades, e volume previsto de até 40 trens, que serão os primeiros deste tipo naquele país e são financiados com fundos de desenvolvimento da União Europeia.

O primeiro pedido de dez composições de seis carros cada, foi finalizado com um orçamento previsto de 195 milhões de euros, incluindo formação dos operadores e peças de substituição das novas unidades. Os primeiros trens devem chegar para operação no segundo semestre de 2019.

As principais características das novas composições são, disponibilidade de 600 lugares sentados, praticamente 50% a mais que um trem de apenas um piso das mesmas dimensões. Vão estar equipados com sistemas de informação ao passageiro no interior, wi-fi e ar- condicionado. Ao longo do trem ficam disponíveis quatro toaletes, um deles preparado para passageiros com necessidades especiais. Espaço para 12 bicicletas, que pode ser ampliado para 24 nos meses de verão, por exemplo, e ainda espaço para “estacionar” cinco carros de bebê.

Já nas questões mais técnicas, as novas unidades vão estar equipadas com o sistema de sinalização e controle EVM e ETCS, nível 2, aptos para uma velocidade máxima de 160 km/h nas vias modernizadas da malha ferroviária húngara.

As unidades têm 155,88 metros de comprimento, 2,8 de altura, e 4,6 de largura, com a particularidade de serem compatíveis com as unidades Flirt entregues pela Stadler para a MÁV-Start, e já em operação na Húngria na principais vias da rede suburbana da capital Budapest-Vác-Szob e Budapest-Cegléd-Szolnok.

Aos finais de semana e no verão está previsto incorporarem o serviço regional ligando as regiões dos lagos Debrecen e Nyíregyháza. Ainda segundo o operador fica em aberto a possibilidade de estas novas modernas unidades poderem ligar importantes cidades como Budapest-Újszász-Szolnok e Budapest–Hatvan–Gyöngyös.

#STADLER #FERROVIA #TRANSPORTE

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço