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Revista Publiracing

Avaliação: Honda Civic Si, 206 cv de pura emoção!


O teste que reservamos para esta semana não é precisamente para apresentar uma novidade da indústria automobilística, mas se tem carros que devido ao seu design, capacidade técnica, e até porque não, vanguardismo, se tornam intemporais, e o Honda Civic Si nesta versão coupé é sem dúvida um desses casos.

Disponível no mercado brasileiro desde 2015, esta versão de duas portas chega às concessionárias da marca via importação, e veio substituir a versão sedã de quatro portas até então a mais esportiva do Civic no Brasil.

Sem dúvida que a opção pela carroceria de duas portas transmite da melhor maneira a esportividade do modelo, que, no caso do Si, não é pura estética, e sim algo bem real, sensações que a nossa equipe teve a oportunidade de desfrutar ao longo de algumas centenas de quilômetros.

Embora lá fora a Honda disponibilize o Si também com carroceria sedã (mesma mecânica), no caso brasileiro a opção apenas pela carroceria "menor", é, em nossa opinião, a mais adequada há essência do modelo, limitando, no entanto, seu mercado.

O Honda Civic Si é um típico coupé com duas portas e a queda do teto após a coluna central. Na frente se destacam na grade frontal Black Piano, as letras Si, que envolve de forma muito harmoniosa e esportiva os faróis de neblina e mais alguns pormenores na frente do Honda Civic.

Ainda seguindo nossa observação externa, os espelhos retrovisores são da cor do veículo, e as rodas de liga leve são de aro 18”, onde são instalados os pneus de medida 225/40 R18. Na traseira, um destacado aerofólio fecha com chave de ouro o perfil de um verdadeiro herdeiro dos melhores esportivos dos anos 80 e 90.

Para os dois ocupantes da frente, espaço e praticidade, já atrás a principal dificuldade é no acesso, algo natural para um veículo com estas características, mas que mesmo assim oferece espaço generoso, seja para os ocupantes, bem como no porta-malas, que disponibiliza 330 litros de capacidade e pode ser aberto do interior do veículo.

O interior do Civic Si mistura a correta distribuição dos pontos de informação com diversas utilidades, o fácil acesso aos principais comandos, seja no painel ou no volante. O acabamento, é aliás muito elogiável. Chamou a atenção de nossa equipe os bancos com pormenores harmonizando com o vermelho da carroceria, onde o revestimento é em tecido exclusivo com a sigla Si, o que transmite uma sensação de esportividade e exclusividade, dignas de um merecido destaque. Já que falamos em bancos, referimos ainda o encosto de cabeça para todos os ocupantes.

O volante e a alavanca da transmissão têm acabamento em couro, e conjugando o ajuste do banco do condutor com a coluna de direção regulável em altura e profundidade, conseguimos uma confortável posição de condução, perfeita integração e ampla visibilidade.

Como itens de conforto, além do sempre agradável teto solar, o ar-condicionado digital, o som composto por 4 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer e ainda descansa-braço dianteiro com compartimento.

Os diversos pontos de informação espalhados na frente do condutor, assim como a tela LCD de 7 polegadas também têm o vermelho como cor de destaque. Em suma o Honda Civic Si é muito bonito e esportivo por fora, características que transpomos para o interior onde o bem estar dos passageiros é total. Mas será que o Si consegue entregar tudo o que “promete”? Sim, e muito!

Ao concluir os primeiros quilômetros fica evidente o ótimo sistema de direção, que é assistida progressivamente de forma elétrica, precisa e direta, como se espera para permitir uma condução mais ousada. Igualmente positivo o acerto conseguido na suspensão, McPherson na frente e Multi-link na traseira, ela permite equilíbrio entre conforto no dia a dia, com a necessária eficiência em alta velocidade. Quando levado ao extremo se nota uma pequena tendências em sair de frente, algo natural em carros de tração dianteira, e em “perder” a frente, quando aceleramos de forma intensa a partir da imobilidade.São características do modelo e rapidamente nos adaptamos a essas características.

Ainda relacionando o comportamento eficiente, destacamos a incorporação do diferencial de deslizamento limitado (Limit Slip Differential) que ajuda a contornar as curvas em alta velocidade, sem perder a tração e ajudando obviamente na segurança e eficiência.

Por falar em andar rápido, o câmbio manual de seis velocidades é também ele muito bom, bem escalonado, com engrenagens precisas, ele permite passagens rápidas de marcha.

Para “empurrar” o nosso Civic a Honda colocou debaixo do capô o motor aspirado 2.4l DOHC i-VTEC a gasolina, de 206 cv e torque de 23.9 kgf.m às 4.400 rpm. O motor é responsável por muita da emoção que se sente ao dirigir o Si, com a potência sempre disponível mesmo a partir de rotações mais baixas, ele é forte e eficaz.

Neste ponto aproveitamos para falar da segurança, algo fundamental em todos os veículos, e muito particularmente em modelos de apelo esportivo. O Civic Si tem barras laterais de proteção e vem equipado com airbag, frontal, lateral e de cortina para condutor e passageiro.

Ainda como referências importantes, o entre eixos de 2620 mm, comprimento de 4550 mm, altura de 1415 mm, largura de 1755 mm e ainda o peso de 1359 kg.

Ao longo das centenas de quilômetros realizados com o Honda Civic Si, podemos ainda conferir o eficiente sistema de freios com ABS e EBD, sempre se comportando de forma equilibrada e sem sustos de maior.

O Civic Si desperta sensações incríveis. Ele é esportivo por fora e por dentro, com um comportamento dinâmico que reflete seu DNA, honrando a história de sucesso da marca em competições esportivas, sendo um deleite o dia a dia com ele, seja na cidade ou em rodovia. Ele é rápido e ágil, e excelente proposta para quem busca esportividade com estilo.

Finalizando com mais um destaque muito positivo, a eficiência energética. Nossa equipe conseguiu médias de 11,1 km/l na cidade e 14,2 na rodovia o que apesar de utilização da gasolina como única opção para o tanque de 50 litros, mostra a eficiência e qualidade do motor aspirado desenvolvido pela Honda.

No momento em que a marca anuncia la chegada para breve do novo Civic Si a alguns mercados, no entanto ainda sem previsão de chegada ao Brasil, a versão disponibilizada para o mercado brasileiro e testada pela equipe da Revista Publiracing é um fantástico produto, com preço sugerido no site da marca de R$ 132.100,00 ele entrega o que promete, e é recomendado para quem a característica de ter apenas duas portas não é um handicap, se tornando uma ótima opção para ocupar um lugar na garagem do nosso leitor, com garantia de muita diversão e exclusividade.

Imagens: Revista Publiracing e Honda ( Interior)

#HONDA #TESTEAVALIAÇÃO

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