• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

CAF fecha contrato para a entrega de até 18 locomotivas


A empresa espanhola de material ferroviário CAF, fechou um contrato com a empresa parisiense RATP para a entrega de até 18 locomotivas dual, que tanto operam baixo catenária ou vias não eletrificadas. Como principais características estão sua potência de 1.000 kW e ainda o fato de serem equipadas com baterias de NiCad.

O contrato prevê 12 unidades, com opção de seis adicionais, por um valor aproximado de 65 milhões de euros, em unidades que serão utilizadas para rebocar trens de manutenção de via e infraestrutura na região comandada pela RATP, que é a região parisiense.

A fabricação das unidades será realizada a partir de meados de 2018 na planta da CAF na localidade francesa de Bagnères de Bigorre, e a entrega da primeira unidade está prevista para o primeiro trimestre de 2019.

Estes locotratores com potência de 1.000 kW vão estar equipados com baterias NiCad o que permite desenvolver atividades de manutenção de forma totalmente autônoma, o que as torna as primeiras locomotivas com esta tecnologia destinadas a este tipo de serviço.

A substituição dos motores diesel por baterias, com isso permitido operar também em vias sem catenária, é um avanço na necessidade de uma operação cada vez mais limpa e amiga do meio ambiente, questãoonde a ferrovia é praticamente pioneira e imbatível. Além de eliminar emissões, o nível de ruído para sua operação é muito baixo.

No segmento de locomotivas a CAF produz ainda as unidades Bitrac, destinadas ao mercado espanhol, assim como as locomotivas diesel-elétricas de alta velocidade em operação na Arábia Saudita.

Na França a CAF desenvolveu nos últimos anos projetos de VLT para as cidades de Nantes, Besançon e Saint Etienne assim como a reabilitação da frota de trens do metro de Lyon.

#CAF #FERROVIA

Laja Revista Publiracing