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Revista Publiracing

Nova categoria no automobilismo brasileiro, Fórmula Inter estreia neste final de semana


Tão aguardado pelo automobilismo brasileiro, finalmente o esporte voltará a contar com uma categoria de monopostos para pilotos de todas as idades e experiências que desejam prosseguir suas carreiras, preparando-se para as grandes modalidades nacionais e internacionais, através de uma oferta baseada em excelente carro e relação custo-benefício. A Fórmula Inter, a mais inovadora categoria do país terá início neste final de semana (16 a 18/12), no Autódromo de Interlagos, integrante da programação oficial do Campeonato Paulista de Automobilismo. A prova com 40 minutos de duração terá largada a partir das 14 horas do domingo (18/12).

A categoria adota o modelo "seat and drive", ou seja, o piloto paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços, e ao chegar à pista para competir encontra o carro pronto para sentar e pilotar. Todos os monopostos são propriedades da Formula Inter, e portando, são mantidos pela mesma, garantindo qualidade, segurança e igualdade de equipamento. E para garantir ainda mais equilíbrio, todos os carros são sorteados entre os competidores a cada corrida. A modalidade oferece a todos os seus participantes acesso à Academia F.Inter, que ministra aulas de mecânica, dados, pilotagem, media training, marketing, entre outras disciplinas complementares para quem deseja se aprimorar na profissão. Com tudo incluso, inclusive transmissão e reality show em televisão, o custo da temporada é equivalente a R$ 13.990 por prova.

O F-Inter MG-15 foi projetado e construído por José Minelli, com a experiência de mais de 45 anos no automobilismo brasileiro, e certificado por engenheiros de universidade nacional, que se valeram das melhores práticas construtivas e dos mesmos softwares utilizados pelos principais fabricantes de veículos de competição em todo o mundo, e dos mais resistentes e avançados materiais, privilegiando a segurança, performance e competitividade. Cerca de 95% dos componentes do carro foram desenvolvidos e produzidos na fábrica da Formula Inter na região do Autódromo de Interlagos, e foram adotadas soluções sustentáveis como combustível etanol e tinta à base de água.

O Fórmula Inter utiliza rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8" na dianteira e 11" na traseira, que recebem pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros. O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, alimentado por etanol, acoplado a caixa de câmbio nacional com 4 marchas em "h". A velocidade máxima projetada em Interlagos é de 240 km/h.

Programação oficial Fórmula Inter:

Sexta-feira

8h05 às 8h45 - Treino livre

1h10 às 13h40 - Treino livre

Sábado

13h40 à 14h05 - Tomada de tempo

Domingo

14h - Largada - 40 minutos de prova

FICHA TÉCNICA - FÓMULA INTER

Monoposto: F-Inter MG-15

Construtor: Minelli Racing

Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removível e side pods laterais estruturais em plano inclinado

Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.

Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.

Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.

Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.

Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.

Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8" dianteira e 11" traseira

Pneus: Pirelli PZero Slick - 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros

Caixa de Direção: Minelli Racing

Tanque de combustível: de borracha, capacidade 30 litros

Pintura: Sherwin Williams à base d’água

Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco

Banco de segurança: em fibra, removível

Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito

Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrônico embutido

Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças

Aerofólio: Fibra de carbono, com 1.000mm regulável de 0 a 11 graus.

Asa: Fibra de carbono, com 1.800mm externo fixo em 11 graus

Flaps: em fibra de carbono, dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.

Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo

Dimensões:

Comprimento total: 4.320mm

Largura total: 1.800mm

Altura máxima: 1.000mm

Entre eixos: 2.465mm

Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm

Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.

Peso: 520 kg sem combustível.

Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas

Coletor de admissão e escape: Minelli Racing

Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumínio para água

Sistema de Gerenciamento Eletrônico: Pro Tune Eletronic Systems

Potência: 191 hp a 6000 rpm

Torque: 21 kgfm a 6000 rpm

Câmbio: Minelli Racing de 4 marchas em H

#FÓRMULAINTER #AUTOMOBILISMO

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