• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing
729X90.gif

De olho em Le Mans, Porsche GT3 Cup decide títulos em prova de 500 km.


Neste sábado, termina em São Paulo a temporada 2016 do Campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge com a última prova de endurance do calendário. A competição sera também o caminho mais curto até as 24 Horas de Le Mans.

A corrida vai mandar para a pista mais de 60 pilotos, distribuídos em 28 carros das classes Cup e Challenge. Estão em jogo os títulos de campeões de endurance em cada uma delas e também as coroas de campeões “overall”, para os pilotos que acumularem mais pontos nos rankings que somam as pontuações nas três etapas de longa duração e nas seis jornadas de sprint realizadas no ano.

O grande campeão na classe Cup ganha como prêmio a participação no evento suporte das 24 Horas de Le Mans em 2017, uma corrida especial em que largam mais de 40 Porsches. Na classe Challenge, o campeão “overall” será premiado com uma etapa pelo campeonato da Cup na próxima temporada.

Como acontece nos maiores eventos de Gran Turismo do planeta, a corrida terá na pista simultaneamente os carros das duas categorias e uso dos faróis. A prova tem largada prevista para 16h30, com a bandeirada acontecendo à noite – a duração da etapa é de 500 km ou 4 horas.

A corrida da Cup distribui 116 pontos ao vencedor, enquanto a da Challenge premia com 55. Com tantos tentos em disputa, são inúmeras as alternativas, tanto nos campeonatos “overall” quanto nos rankings de endurance.

Quem desponta em primeiro rumo ao título que confere o direito de competir em Le Mans é Miguel Paludo, bicampeão da Porsche GT3 Cup e vice-campeão de sprint tanto no ano passado quanto neste. A exemplo da segunda corrida de endurance em Goiânia, ele vai compartilhar o carro #7 com o americano Justin Allgaier, terceiro colocado na temporada 2016 da Nascar Xfinity Series. Considerando o ranking global, o carro com as cores da Brandt acumula 243 pontos.

Logo a seguir vem o campeão de sprint em 2016, Lico Kaesemodel, com 222 pontos. O paranaense não fez a primeira etapa de endurance neste ano (também em Interlagos), mas se credenciou também para o título global pois trouxe muitos pontos das corridas curtas e teve uma performance sólida com o carro da Shell V-Power Racing andando em dupla com o campeão mundial de FIA GT em 1998 e piloto regular da Stock Car, Ricardo Zonta, na prova de 300 km realizada em Goiânia.

Em terceiro no ranking “overall” da Cup, com 206 pontos vem o bicampeão Ricardo Baptista. Ele compete nesta etapa com Daniel Schneider, uma dupla 100% composta de pilotos regulares da Porsche GT3 Cup.

Com 201 pontos, em quarto, aparece Pedro Queirolo. Terceiro colocado no campeonato de sprint e vencedor da preliminar do GP Brasil de F1 há duas semanas, Queirolo tenta buscar o direito de correr em Le Mans também com uma tripulação 100% formada de pilotos regulares da maior categoria de GT do continente. Ele dividirá o Porsche #13 com Marcel Visconde – com quem ganhou a primeira edição de endurance da história do evento, há um ano– e JP Mauro, campeão da classe Challenge no ano passado e melhor estreante do grid nas etapas de sprint, com o quinto lugar no campeonato das corridas curtas.

O quinto no ranking “overall” é Marcelo Hahn, com 161 pontos. Ele novamente compete em dupla com o piloto regular da Stock Car Allam Khodair, com quem venceu a primeira endurance do ano em Interlagos. Aliás, no ranking que considera apenas as provas de longa duração, a dupla também aparece num respeitável quinto lugar – no primeiro ano de Hahn na categoria.

O líder nesta lista é Alan Hellmeister, piloto da FS Hero que teve um parceiro diferente por etapa. Na abertura do campeonato andou com Zonta. Em Goiânia com Beto Valério. Agora ele fará dupla com o primeiro campeão mundial da FIA Fórmula E e vencedor das 24 Horas de Le Mans entre os protótipos LMP1 privados neste ano, Nelsinho Piquet.

Em segundo lugar no campeonato de endurance vem uma dupla de trajetória internacional neste ano: Rodrigo Baptista e Sergio Jimenez –que, além de seus deveres na Stock Car, acumulou com o parceiro a temporada completa no Blancpain GT Series, o maior evento exclusivo de Gran Turismo no automobilismo mundial.

O quarto no campeonato de endurance é Zonta, que, com um bom resultado, pode tanto conquistar o título nas provas de longa duração quanto contribuir para a coroa “overall” em prol de Kaesemodel.

A legião de competidores regulares da Stock Car na classe Cup conta ainda com outros destaques da categoria, que define seu título no mesmo autódromo de Interlagos dentro de duas semanas. Virtual campeão (lidera o campeonato com robustos 37 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e tem ainda vantagem nos critérios de desempate), Felipe Fraga faz sua estreia com um Porsche de competição. Ele experimentou –e aprovou com louvor– o carro de Cacá Bueno com as cores da Cimed em Goiânia. Agora vai alinhar o seu próprio, com patrocínio da FS Hero. A tripulação conta também com Beto Leite e Betinho Valério, que já andaram juntos na prova de 300 km em Interlagos.

Pole naquela ocasião em dupla com Claudio Dahruj, Cacá novamente marca presença. Eles terão a companhia de Marcelo Franco no carro #0.

Daniel Serra, companheiro do pentacampeão na Stock Car, também está de volta. Piloto mais veloz da passagem da Porsche GT3 Cup por Goiânia, Serrinha novamente anda em dupla com Tom Valle, seu parceiro na vitória naquela etapa e um dos remanescentes do primeiro evento da história da categoria (também em Interlagos, em 2005).

Já o carro #34, do tricampeão da Cup Master, Maurizio Billi, terá outro campeão da Stock Car: Ricardo Mauricio –vindo de vitória em Curvelo na semana passada com o carro da Eurofarma.

Já o ex-F1 Antonio Pizzonia, que na mesma ocasião anunciou seu retorno à categoria, vai acelerar o Porsche #88, mas em trio. Terá a parceria do campeão da Cup Sport em 2014, Edu Azevedo, e do campeão da Challenge em 2012, Sylvio de Barros.

Na classe Challenge, com a ausência do campeão de sprint em 2016, Cristiano Piquet, a disputa do título “overall” vê despontar como favoritos Rodrigo Mello e Eloi Khouri –respectivamente, segundo e terceiro colocados no ranking global, com 108 e 104 pontos.

Mello vem de uma brilhante atuação, com pole e segundo lugar na preliminar da F1 há duas semanas. Ele antecipou o retorno de uma viagem a trabalho para a Nova Zelândia para novamente acelerar o Porsche #29 em trio com seu amigo Tom Filho, com quem venceu a jornada de endurance em Goiânia, e João Gonçalves.

Na ocasião a dupla que cravou a pole com os carros geração “997 II” foi Eloi Khouri e Marco Cozzi, piloto regular do Campeonato Brasileiro de Turismo. O campeão da Challenge Sport em 2016 precisa terminar à frente de Mello se quiser sua segunda coroa no ano. Se os dois carros terminarem nas quatro primeiras posições, basta ao #21 chegar um posto à frente do #29 (pois nesta zona de pontuação a diferença de cada posição é de 5 pontos).

Correm por fora na disputa do campeonato “overall” da Challenge Christian Hahn e Ramon Alcaraz –respectivamente com 86 e 82 pontos. O competidor do carro #12 lidera o ranking de endurance em dupla com Renan Guerra, com quem venceu em Interlagos e foi segundo colocado em Goiânia. De quebra, carrega bons pontos das etapas de sprint, quando estreou vencendo no Velo Città.

Já o competidor do carro #50, pole e segundo colocado nos 300 km de Interlagos em dupla com William Freire, terá nada menos que um ex-F1 a bordo do seu carro nesta prova de 500 km: ele compete com Luciano Burti.

O grid da Challenge terá também o campeão e o vice da classe Cup Sport em 2016 nas etapas de sprint. Carlos Ambrósio, vencedor da classe de entrada graças a uma performance muito segura em Interlagos na rodada dupla preliminar do GP Brasil de F1, vai compartilhar o carro #18 com Alan Turres. Marcio Basso reedita a parceria com Nonô Figueiredo, seu companheiro de equipe no Brasileiro de Marcas e em provas de endurance nacionais e internacionais.

Vencedor do prêmio Momento Shell V-Power por uma volta antológica sob chuva há duas semanas, quando saiu de quarto lugar e terminou na liderança –com direito a ultrapassagem por fora na subida do Café–, o ítalo-panamenho Marcus Vario fará dupla com o promissor Matheus Iorio, campeão da F3 Brasil em 2016 com 9 vitórias em 14 corridas.

Iorio tem como coaches nos bólidos da categoria mais veloz do País os irmãos Dirani. E terá nesta corrida um deles como adversário. Piloto regular do Brasileiro de Turismo com as cores da Shell Racing, Dennis vai compartilhar o Porsche #53 com Rodolfo Toni.

Os carros de corrida mais produzidos no planeta vão para a pista pela primeira vez para os treinos oficiais nesta sexta-feira. O quali acontece a partir das 16h, com os grids sendo apurados pelas médias das melhores voltas dos dois pilotos designados para a tomada –no caso dos trios, vão para a pista os pilotos que carregam o maior e o menor lastro de performance arbitrado pela organização. Depois, entre 20h e 21h, todos os carros vão simultaneamente para a pista, para um treino livre noturno.

No sábado, estão programados um warm up de 20 minutos no início da tarde, com a largada da prova marcada para 16h30.

O livetime da Porsche GT3 Cup Challenge cobre todos os treinos oficiais e a prova. Haverá transmissão online ao vivo no site oficial da categoria, no canal do Youtube (youtube.com/porschegt3cupbrasil) e Facebook (facebook.com/porschegt3cup). Na TV, a prova de encerramento da temporada será exibida no dia 04 de dezembro às 13h pela Band e no mesmo dia, em horário a confirmar, nos canais Sportv.

Lista de inscritos

Cup

#0 Marcelo Franco, Cacá Bueno e Claudio Dahruj

#3 Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista

#4 Beto Valerio, Beto Leite e Felipe Fraga

#5 Alan Hellmeister e Nelson Piquet Jr

#7 Miguel Paludo e Justin Allgaier

#8 Darío Giustozzi, Esteban Gini e Gaston Mazzacane

#13 Pedro Queirolo, JP Mauro e Marcel Visconde

#16 Marcelo Hahn e Allam Khodair

#21 Ricardo Baptista e Daniel Schneider

#34 Ricardo Mauricio e Maurizio Billi

#54 Werner Neugebauer e Ricardo Rosset

#63 Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta

#88 Edu Azevedo, Sylvio de Barros e Antonio Pizzonia

#99 Tom Valle e Daniel Serra

Challenge

#2 Marcio Basso e Nonô Figueiredo

#11 Luca Seripieri e Beto Gresse

#12 Christian Hahn e Renan Guerra

#17 Marcelo Parodi, Rodrigo Hanashiro e Alcides Amaral

#18 Alan Turres e Carlos Ambrósio

#19 Rodrigo Mello, Tom Filho e João Gonçalves

#21 Eloi Khouri e Marco Cozzi

#25 Mauricio Salla e Guilherme Reischl

#27 Luiz Fernando Elias e Rouman Ziemkiewicz

#38 Roberto Samed e Marcio Mauro

#50 Ramon Alcaraz e Luciano Burti

#53 Rodolfo Toni e Dennis Dirani

#55 Marcus Vario e Matheus Iorio

#69 Sergio Maggi e Mau Zanella

Classificações

Cup – Endurance

Alan Hellmeister 110

Sergio Jimenez 97

Rodrigo Baptista 97

Ricardo Zonta 91

Marcelo Hahn 90

Allam Khodair 90

Miguel Paludo 85

Cacá Bueno 73

Beto Valério 73

Ricardo Baptista 72

Tom Valle 68

Daniel Serra 68

Beto Gresse 61

Edu Azevedo 59

Sylvio de Barros 59

Maurizio Billi 58

Ricardo Mauricio 58

Pedro Queirolo 55

Ricardo Rosset 50

Lucas Foresti 50

JP Mauro 50

Marcelo Franco 50

Thiago Camilo 50

Nelson Piquet Jr 45

Pedro Piquet 45

Darío Giustozzi 45

Werner Neugebauer 45

Fabio Alves 45

Lico Kaesemodel 36

Cláudio Dahruj 33

Marcel Visconde 29

Guillermo Ortelli 29

Gabriel Casagrande 24

Justin Allgaier 24

Daniel Schneider 22

Paulo Pomelli 20

Diego Nunes 20

Guilherme Figueirôa 20

Júlio Campos 20

Beto Leite 18

Gastón Mazzacane 16

Clemente Lunardi 14

Beto Posses 14

Márcio Basso 12

Nonô Figueiredo 12

Gil Farah 10

Challenge

Christian Hahn 61

Renan Guerra 61

Rodrigo Mello 58

Tom Filho 58

Ramon Alcaraz 48

Roberto Samed 40

Marcio Mauro 40

Eloi Khouri 38

Marco Cozzi 38

Otávio Mesquita 36

Sérgio Maggi 35

Mau Zanella 35

Mauricio Salla 34

William Freire 29

Marcus Vario 26

Luca Seripieri 26

Nonô Figueiredo 26

Cristiano Piquet 23

Daniel Paludo 17

Carlos Ambrósio 17

Guilherme Reischl 15

Luiz Fernando Elias 15

Marçal Muller 15

Luiz Arruda 13

Cup – Overall

1. Miguel Paludo 243

2. Lico Kaesemodel 222

3. Ricardo Baptista 206

4. Pedro Queirolo 201

5. Marcelo Hahn 161

6. JP Mauro 158

7. Maurizio Billi 140

8. Tom Valle 137

9. Rodrigo Baptista 129

10. Daniel Schneider 121

11. Alan Hellmeister 110

12. Marcel Visconde 109

13. Sergio Jimenez 97

14. Ricardo Zonta 91

15. Allam Khodair 90

16. Edu Azevedo 89

17. Adalberto Baptista 87

18. Werner Neugebauer 83

19. Carlos Ambrósio 81

20. Márcio Basso 80

21. Sylvio de Barros 79

22. Guilherme Figueirôa 77

23. Cacá Bueno 73

Beto Valério 73

25. Daniel Serra 68

26. Beto Gresse 61

27. Ricardo Mauricio 58

28. Darío Giustozzi 57

29. Fabio Alves 52

30. Ricardo Rosset 50

Lucas Foresti 50

Marcelo Franco 50

Thiago Camilo 50

34. Nelson Piquet Jr 45

Pedro Piquet 45

36. Esteban Gini 40

37. Cláudio Dahruj 39

38. Paulo Pomelli 34

39. Guillermo Ortelli 29

40. Beto Leite 25

41. Justin Allgaier 24

Gabriel Casagrande 24

43. Júlio Campos 20

Diego Nunes 20

45. Gastón Mazzacane 16

46. Gil Farah 15

47. Clemente Lunardi 14

Beto Posses 14

49. Nonô Figueiredo 12

50. Rodolfo Toni 9

51. Marcelo Stallone 8

52. Tom Filho 2

Challenge – Overall

1. Cristiano Piquet 113

2. Rodrigo Mello 108

3. Eloi Khouri 104

4. Otávio Mesquita 102

5. Daniel Paludo 93

6. Christian Hahn 86

Gonzalo Huerta 86

8. Ramon Alcaraz 82

9. Tom Filho 73

10. Marcio Mauro 72

11. Renan Guerra 61

12. Roberto Samed 59

13. Luiz Fernando Elias 55

14. Mauricio Salla 52

15. Marcus Vario 46

16. Christian Germano 41

17. Marco Cozzi 38

18. Sérgio Maggi 35

Mau Zanella 35

20. Marçal Muller 33

21. Luiz Arruda 31

22. William Freire 29

23. Luca Seripieri 28

24. Guilherme Reischl 27

25. Nonô Figueiredo 26

26. Rouman Ziemkiewicz 25

27. Daniel Corrêa 22

28. Carlos Ambrósio 17

29. Darío Giustozzi 16

30. Beto Leite 10

31. Rodolfo Toni 6

32. Juan Manuel Freddi 4

Fabián Gruccio 4

34. Guillermo Caso 3

35. Carlos Larrain 2

36. João Lemos 1

Bob Borowicz 1

Programação

Sexta-feira, 25 de novembro

13h30 – 14h30 – Treino livre 1

14h45 – 15h20 – Briefing

16h – 16h10 – Quali Grupo A – Cup

16h40 – 16h50 – Quali Grupo B – Cup

17h20 – 17h30 – Quali Grupo A – Challenge

18h – 18h10 – Quali Grupo B – Challenge

20h – 21h – Treino livre 2

Sábado, 26 de novembro

13h30 – 13h50 – Warm up

16h30 – 20h30 – Corrida 500 km ou 4h

Fotos: Luca Bassani

#PORSCHEGT3CUP #AUTOMOBILISMO

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço