• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Porsche GT3: Tom Valle e Daniel Serra vencem os 300 km de Goiânia


A segunda etapa de endurance do Campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge marcou a centésima reunião do evento monomarca. E a dupla que saiu coroada após os 300 km de Goiânia foi Tom Valle e Daniel Serra, com o Porsche #99. Tom era um dos dois competidores que haviam disputado o evento número 1 da categoria, em 2005. Serrinha fez a primeira participação de sua carreira.

Na classe Challenge o triunfo foi do Porsche #19, de Tom Filho e Rodrigo Mello. A dupla é conhecida no paddock da categoria pela grande camaradagem fora das pistas e protagonizou curva a curva a luta pelo título da Challenge Sport em 2015. Nada mais justo portanto que no centésimo evento da Porsche GT3 Cup Challenge um dos carros vencedores fosse o de dois amigos que tão bem encarnam o espírito de amizade característico da categoria.

Em segundo lugar cruzou o carro #3, de Rodrigo Baptista e Sergio Jimenez. Líder isolado do campeonato na classe Cup, Alan Hellmeister novamente foi o terceiro colocado, agora em dupla com Betinho Valério –nos 300 km de Interlagos ele obtivera a mesma posição, ao lado de Ricardo Zonta.

A dupla Thiago Camilo e Ricardo Baptista conquistou a pole e liderou boa parte da prova, mas teve que pagar uma punição na volta final e acabou recebendo a bandeirada em quarto com o carro #21. O pódio foi completado pelos estreantes Fabio Alves e Werner Neugebauer, que fizeram uma corrida muito precisa e acabaram favorecidos por punições, escapadas e quebras de concorrentes na prova disputada sob o forte calor goiano.

Na classe Challenge a liderança do campeonato está com a dupla do carro #12, Renan Guerra e Christian Hahn, vencedores em Interlagos e segundo lugar em Goiânia, em virtude de uma punição cumprida no último stint da prova –depois do abandono dos poles Eloi Khouri e Marco Cozzi, eles lideravam com folga quando foram chamados para 1 minuto no box.

A exemplo dos vencedores no geral, o terceiro lugar na classe Challenge também coube a uma dupla que mescla o ímpeto de um estreante à experiência de um especialista com os Porsche de competição: o carro #11, de Luca Seripieri e Nonô Figueiredo.

Mau Zanella e Sergio Maggi mostraram uma formidável recuperação após o acidente que abreviou a participação do carro #69 em Interlagos após toque de outro competidor. Sem erros, eles receberam a bandeirada em quarto, fazendo jus ao troféu e muita festa no pódio.

O top5 foi completado por Marcio Mauro e Roberto Samed, com o carro #38. Eles haviam largado em 22o e penúltimo lugar na prova e mostraram a importância de realizar uma corrida limpa para ter sucesso em provas de endurance.

Na Challenge, os cinco primeiros foram Rodrigo Mello, Renan Guerra, Luca Seriperi, Mau Zanella e Roberto Samed.

A próxima jornada do Campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge acontece em Interlagos, com a etapa final de sprint. Como acontece desde 2005, os carros de corrida mais produzidos no mundo farão a preliminar no GP Brasil de F1.

A corrida de 300 km de Goiânia será exibida na TV no domingo da próxima semana (30 de outubro). A Band mostra a etapa às 13h, e, o Sportv 3, às 17h30.

A palavra dos vencedores:

Tom Valle

Foi muito legal. Eu fiz um mal primeiro stint, não estava me entendendo com o carro. Aí entreguei no meio do bolo pro Daniel. Nossa estratégia era ele fazer dois stints seguidos e entregar o final pra mim. O que eu achava arriscado, porque no final ia ter muita gente colocando pneu novo e com ótimos pilotos assumindo. Mas o Daniel abriu tanto, e eu também fui bem melhor no meu segundo stint. Rodei mais rápido no segundo do que no primeiro, o carro tava melhor e eu tava melhor. Deu certo! Pelos meus cálculos, mesmo sem a punição ao Thiago Camilo e ao Ricardo Baptista, conseguiríamos chegar em primeiro. Foi bom, muito bom! Ganhar é sempre bom!

Daniel Serra

Minha estreia aqui foi muito legal, gostei muito do formato da corrida. Ter um endurance aqui no Brasil de novo, com qualidade e em um carro legal de guiar. Fico muito feliz de ver a organização desse campeonato. Desde antes de participar da Porsche GT3 Cup eu falava que era impressionante. Não é fácil fazer um campeonato assim, com uma equipe única cuidando de todos os carros. E você vê que ninguém reclamou sobre diferença entre os carros, porque são todos muito equilibrados e muito bem feitos. Fiquei muito animado de sair da posição de coach e entrar pra pilotar. Agora vamos pra São Paulo na próxima!

Resultado

#99 Tom Valle e Daniel Serra

#3 Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista

#6 Betinho Valerio e Alan Hellmeister

#21 Thiago Camilo e Ricardo Baptista

#54 Werner Neugebauer e Fabio Alves

#0 Cacá Bueno e Marcelo Franco

#63 Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta

#88 Sylvio de Barros e Edu Azevedo

#8 Darío Giustozzi e Guillermo Ortelli

#13 JP Mauro e Pedro Queirolo

#19 CHA Rodrigo Mello e Tom Filho

#12 CHA Renan Guerra e Chris Hahn

#7 Miguel Paludo e Justin Allgaier

#11 CHA Luca Seripieri e Nonô Figueiredo

#69 CHA Mau Zanella e Sergio Maggi

#38 CHA Roberto Samed e Marcio Mauro

#50 CHA Ramon Alcaraz e Mauricio Salla

#16 Allam Khodair e Marcelo Hahn

#23 CHA Eloi Khouri e Marco Cozzi

#27 CHA Marçal Muller e Luis Elias

#56 CHA Otávio Mesquita e Marcus Vario

#9 Julio Campos e Guilherme Figueirôa

#34 Ricardo Mauricio e Maurizio Billi

Fotos: Luca Bassani

#AUTOMOBILISMO #PORSCHEGT3CUP

Laja Revista Publiracing
Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !