• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

44ª ABAV Expo & 46ª Encontro Comercial Braztoa é aberta com grande presença de público


Com organização impecável, o cerimonial foi aberto às 10h30, com a nomeação dos componentes da mesa. O anfitrião e presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, após saudar as autoridades, pontuou que esta é a primeira ABAV Expo sob sua gestão. "Sozinho não faria nada. Mas com o apoio de toda a cadeia turística, dos agentes de viagens, expositores, patrocinadores e visitantes, o evento já se mostra um sucesso".Bull se referiu ao número recorde de inscrições, que no início do evento já somavam perto de 24 mil profissionais. E na Vila do Saber, onde acontece o Congresso ABAV de Turismo, foram registradas 7.500 inscrições. "Ficamos gratificados pelo número expressivo de encontros e reuniões importantes marcadas para a ABAV Expo, entre elas a do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), da Abracorp e da CNC", frisa o presidente da ABAV Nacional.

Depois de agradecer o empenho do ministro Alberto Alves na redução do IR para viagens ao exterior, Edmar Bull destacou outros pleitos que constam da agenda entregue ao ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, entre os quais o fim da central de compras centralizadas do governo para a compra de passagens aéreas, que retirou as agências de viagens do processo de licitação.

Finaliza anunciando o lançamento, na tarde de hoje, 28, do Censo ABAV (Big Data), uma grande conquista para referenciar a indústria de viagens e turismo, e formalizou disposição de colocá-lo à disposição do Cadastur.

Edmar foi sucedido, no uso da palavra, pela presidente da Braztoa, Magda Nassar. Enaltece a parceria bem-sucedida entre ABAV Nacional e Braztoa, elogia o secretário do Turismo do RJ, Nilo Félix, pelo sucesso dos jogos olímpicos e paraolímpicos, conclama os novos prefeitos a reduzirem a alíquota do ISS para o turismo, salienta a iniciativa de se promover o 1º Hackthon Viagens nesta edição da ABAV Expo e fala do seu orgulho de ser mulher – a única da mesa.

O secretário de Turismo da Bahia, José Alves Peixoto Jr., depois de lembrar que seu Estado é o anfitrião do evento, apresentou o pessoal da Bahiatursa e sustentou que "o agente de viagens tem que evoluir, usar a tecnologia a seu favor. "Hoje posso garantir que o turismo baiano está bem mais evoluído e mais profissional".

O secretário do Turismo do Rio de Janeiro e presidente do Fornatur, Nilo Félix, não hesitou em sugerir ao presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, realizar o próximo evento na Cidade Maravilhosa. "Hoje temos uma infraestrutura muito melhor, considerando o legado das Olimpíadas", argumenta. Aproveitou a oportunidade para defender a liberação dos cassinos no Brasil.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, depois dos cumprimentos protocolares, falou de vantagens comparativas para reiterar o potencial do Brasil no deslanche do setor. "Todos aqui sabemos que o turismo é vetor extraordinário para alavancar a economia do país. Porém, temos de levar estar certeza para fora desta sala", enfatizou.Alexandre Sampaio, presidente do Conselho de Turismo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), falou dos esforços da entidade para disseminar o turismo brasileiro. "Temos de fortalecer os C&VBx e, também, colocar na pauta das urgências a mudança da LGT – Lei Geral do Turismo.

Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário o Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, assinalou que" temos de separar política de governo de política de estado, especialmente em se tratando do Turismo". Também acrescentou que ajudaria muito o governo ‘atrapalhar menos’, numa alusão ao excesso de dificuldades burocráticas.

Por fim, o ministro Alberto Alves confessou sua surpresa com a presença maciça do público ao evento de lançamento. "Temos de enxergar o Turismo como Agente Econômico gerador de emprego e renda. Posso garantir que o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, está incumbido de melhorar o nosso desempenho lá fora. Temos de trazer mais e mais turistas para o Brasil". Alves representou, na oportunidade, o presidente da República, Michel Temer.

Ao som de violão e voz de Aloísio Meneses, o evento foi encerrado. Todos se dirigiram à entrada da feira, para o desenlace da fita e abertura oficial da feira e do Congresso ABAV de Turismo, que acontecem de hoje até a próxima sexta-feira (30).

#ABAV #TURISMO #LAZER

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço