• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Contemple mosteiros, igrejas e bibliotecas na República Tcheca


A tradição cristã deu origem a inúmeros belos monumentos culturais. Até na República Tcheca há mosteiros ou conventos antigos e templos majestosos com claustros que rodeiam pátios calmos, salas do capítulo e outros lugares religiosos que convidam à descoberta. Siga os passos dos antigos reis e conheça de perto alguns destes lugares.

Marcas dos arquitetos barrocos na região de Broumov

Mosteiro de Broumov. Foto ao lado de Libor Svacek

No norte na República Tcheca você pode visitar uma joia barroca – Mosteiro Beneditino em Broumov. O complexo formidável que pode ser visto de longe está aberto todos os dias ao longo do ano e durante a visita você verá, além da biblioteca do mosteiro e a Igreja de São Adalberto, também o antigo refeitório com uma réplica do Sudário de Turim, ou seja, o tecido, no qual foi envolvido o corpo de Jesus Cristo após ter sido retirado da cruz. Uma visita merece também o extenso porão, onde estão guardadas dezenas de múmias.

E se você gosta de aventura, o mosteiro oferece hospedagem nas antigas celas de monges; no café do mosteiro Café Dientzenhofer você pode experimentar o excelente café do torrador de café de Trutnov. Outra atração turística é o Conjunto de Igrejas de Broumov, uma raridade na Europa – várias igrejas barrocas de campo na paisagem em volta de Broumov que foram construídas, sob encomenda dos beneditinos, no primeiro terço do século XVIII pelos arquitetos pai e filho Dientzenhofer.

Atrás do encanto dos mosteiros antigos

Mosteiro da Colina Santa, em Olomouc.

Paredes, muralhas e torres dos majestosos mosteiros muitas vezes brilham para longe como joias colocadas em uma paisagem magicamente bela. Entre elas está, por exemplo, o complexo de peregrinação na Colina Santa em Olomouc ou o mosteiro premonstratense em Teplá perto de Mariánské Lázně que é o último dos antigos mosteiros do oeste da Boêmia, onde foi preservada a vida religiosa.

Mosteiro de Vyssy Brod. Foto Ladislav Renner

No sul da Boêmia convida para visita o mosteiro cisterciense em Vyšší Brod, único mosteiro cisterciense masculino que ainda funciona na República Tcheca. O complexo foi preservado praticamente na condição original; a excursão lhe levará para a igreja do mosteiro Igreja da Nossa Senhora da Assunção com um inventário gótico e barroco, algumas capelas, a sala do capítulo do início da Gótica, galeria de quadros e biblioteca.

Uma obra da tecnologia extraordinária é o mosteiro cisterciense em Plasy. Durante a excursão você conhecerá tanto o claustro e a sala do capítulo, biblioteca, escritório do abade ou a asa do hospital com exposição de farmácias, como as fundações do mosteiro. Já na época da sua criação, tratava-se de uma estrutura excepcional construída em cima de milhares de pilares e suas fundações até hoje são inundadas com água.

Você não pode perder a visita do grandioso complexo barroco na Colina Santa em Příbram, um famoso santuário mariano com o Templo da Nossa Senhora da Assunção, claustros, algumas capelas e o Museu de Peregrinação da Colina Santa; ou do mosteiro cisterciense em Osek. Além da Igreja da Nossa Senhora da Assunção, você verá o claustro, o pátio e a sala do capítulo do início da Gótica com um exclusivo púlpito românico com pedestal geniculado.

Em Praga você verá as bibliotecas mais belas do mundo

Você se encantou com o famoso Barroco de Praga? Até aqui você se depara com o nome dos arquitetos pai e filho Dientzenhofer. A sua assinatura leva, por exemplo, Igreja de São Nicolau no Bairro Pequeno (Malá Strana), o Loreto em Hradčany ou a Basílica de Santa Margarida no mosteiro beneditino em Břevnov. Se você prefere a Gótica, então deve explorar detalhadamente a Catedral de São Vito no Castelo de Praga.

Alguns preciosos interiores barrocos você verá ao visitar a biblioteca e a galeria de quadros do Mosteiro de Strahov. O mosteiro premonstratense mais antigo na Boêmia e um dos mais antigos mosteiros de Ordem Premonstratense do mundo foi fundando em 1140.

Vista do Klementinum, em Praga.

Segundo os leitores do popular servidor americano Bored Panda que se especializa em fotografias de topo e ilustrações, você inclusive encontrará em Praga a biblioteca mais bela do mundo. Esta não se encontra em Strahov, mas em Klementinum, antigo colégio jesuíta barroco na Cidade Velha. A biblioteca em Klementinum venceu no enquete, por exemplo, as bibliotecas de Trinity College em Dublim, a biblioteca do mosteiro beneditino na cidade austríaca Admont ou a Biblioteca Nacional em Paris. A propósito, a biblioteca não é única raridade de Klementinum. Na Torre Astronômica, criaram os jesuítas em meados do século XVIII um observatório astronômico e meteorológico, onde são, desde 1775 até hoje, registrados dados meteorológicos diários. A torre é equipada com instrumentos de medição históricos e no seu topo há uma bela vista sobre o centro histórico de Praga.

#TURISMO #LAZER

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !