• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Porsche GT3 Cup Challenge tem o maior grid de sua história para primeira etapa de endurance em Inter


Entre os 58 nomes confirmados, além dos principais pilotos titulares da categoria há dois campeões do mundo, três ex-F1, oito representantes do grid atual da Stock Car, dois da F3 e dois do Mundial de GT

Com nada menos que 29 carros confirmados no grid, a etapa de abertura do campeonato de endurance do Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge terá o número recorde de pilotos nos 12 anos de história do evento. Serão 58 competidores em ação em Interlagos a partir desta quinta-feira.

Além dos principais nomes do campeonato disputado pelos carros de corrida mais produzidos no mundo, o evento terá a participação de competidores das mais variadas categorias do automobilismo internacional –como os campeões mundiais Nelson Piquet Jr (FIA Formula E) e Ricardo Zonta (Mundial de GT da FIA), ambos com passagem pela F1, bem como o argentino Gaston Mazzacane.

Apenas da Stock Car serão oito os competidores do grid atual em ação com os Porsche de corrida nesta etapa: o pentacampeão Caca Bueno, o bicampeão Ricardo Mauricio, Zonta, Sergio Jimenez, Allam Khodair, Diego Nunes, Lucas Foresti e Gabriel Casagrande.

A prova terá também destaques da nova geração, pilotos com menos de vinte anos de idade que já acumulam troféus pelas pistas. Bicampeão da F3 Brasil e hoje na FIA F3 Euro, Pedro Piquet volta à categoria nesta etapa. Ele irá reencontrar dois ex-colegas do grid da principal categoria nacional de monopostos: Christian Hahn, que segue na F3 e ainda vem de vitória em sua estreia na última etapa de sprint da Porsche GT3 Challenge em junho, e Rodrigo Baptista, único brasileiro confirmado no grid de todas as corridas do ano no Blancpain Series, o maior evento de Gran Turismo do automobilismo mundial.

O campeonato de endurance da Porsche GT3 Cup Challenge surgiu a partir de uma exitosa corrida de encerramento do ano na temporada de 2015. A exemplo daquela corrida, a deste sábado terá 300 km ou 2h30min de duração, com previsão de ao menos quatro stints. Cada piloto precisa realizar dois deles, cabendo às duplas traçar as estratégias de paradas para reabastecimento, revezamentos de pilotos e troca de pneus.

A prova pioneira, em dezembro do ano passado, também contou com pilotos de inúmeros campeonatos. A honra da vitória inaugural coube a um duo de especialistas da Porsche GT3 Cup: Pedro Queirolo e Marcel Visconde –este, um dos remanescentes da primeira prova da história do evento, em 2005, e detentor do recorde absoluto de largadas na categoria.

Outras categorias que estarão representadas na prova deste sábado são o Brasileiro de Turismo (Marco Cozzi), Brasileiro de Marcas (Nonô Figueiredo, Marcio Basso, Renan Guerra e Gabriel Casagrande) e Turismo Carretera (Mazzacane).

Na corrida, os 29 Porsche vão para a pista simultaneamente, sem distinção entre os carros das classes Cup e Challenge. Mas, na tomada de tempo de sexta-feira, os carros de cada geração vão para a pista em seu momento específico. Os qualis serão separados em quatro sessões de 10 minutos, sendo as duas primeiras para os “991” (Cup) e as duas últimas para os “997-II”. Os pilotos são liberados para traçar a estratégia e vale para definição do grid apenas a melhor volta do carro, sejam qual forem a sessão de treino e seu autor.

No sábado, as atividades de pista têm início às 12h40 com duas sessões de warmup. A largada para a corrida de 300 km acontece às 15h.

Toda a programação de sexta e de sábado será transmitida ao vivo pelo site oficial da Porsche GT3 Cup Challenge. A corrida vai ao ar na TV, após o período olímpico. A Band mostra a prova no dia 28 de agosto às 13h, e o Sportv 3 no dia 25 de setembro às 14h30.

O campeonato de endurance da Porsche GT3 Cup Challenge vai coroar um vencedor em cada classe. Sua pontuação será também somada ao ranking das seis etapas de sprint de 2016, para determinar o “campeão overall” em cada classe. Na Cup, o campeão overall de 2016 ganha como prêmio a participação em uma corrida com 40 Porsches na preliminar das 24 Horas de Le Mans de 2017. Na Challenge, o prêmio é uma prova na Cup na temporada seguinte.

Entre os inscritos na prova de endurance, os cinco pilotos que estão mais bem classificados no campeonato de sprint da Cup são: os bicampeões Miguel Paludo e Ricardo Baptista, Queirolo, Daniel Schneider e JP Mauro. No caso da Challenge, são: Cristiano Piquet, Otávio Mesquita, Daniel Paludo, Eloi Khouri e Rodrigo Mello.

Confira todas as duplas inscritas até a tarde desta quarta-feira:

Cup

Constantino Jr e Lucas Foresti

Márcio Basso e Nonô Figueiredo

Miguel Paludo e Beto Gresse

Darío Giustozzi e Gaston Mazzacane

Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista

Clemente Lunardi e Beto Posses

Pedro Queirolo e Marcel Visconde

Marcelo Hahn e Allam Khodair

Maurizio Billi e Ricardo Mauricio

Ricardo Zonta e Alan Hellmeister

Paulo Pomelli e Diego Nunes

Daniel Schneider e Ricardo Baptista

Gil Farah e Marcelo Franco

Edu Azevedo e Sylvio de Barros

JP Mauro e Gabriel Casagrande

Nelson Piquet Jr e Pedro Piquet

Claudio Dahruj e Caca Bueno

Challenge

Eloi Khouri e Marco Cozzi

Mauricio Salla e Guilherme Reischl

Luiz Fernando Elias e Marçal Müller

Rodrigo Mello e Tom Filho

Roberto Samed e Marcio Mauro

Ramon Alcaraz e William Freire

Otávio Mesquita e Cristiano Piquet

Daniel Paludo e Carlos Ambrósio

Luiz Arruda e Marcus Vario

Sergio Maggi e Mau Zanella

Beto Leite e Beto Valerio

Christian Hahn e Renan Guerra

Programação – endurance 1 – Interlagos (atividades oficiais):

Sexta-feira, 5 de agosto

13h15 – 13h55 – Treino livre 1 – Cup e Challenge

14h10 – 14h50 – Treino livre 2 – Cup e Challenge

15h – 15h40 – Briefing – Cup e Challenge

16h – 16h10 – Classificação 1 – Cup

16h20 – 16h30 – Classificação 2 – Cup

16h40 – 16h50 – Classificação 1 – Challenge

17h – 17h10 – Classificação 2 – Challenge

Sábado, 6 de agosto

12h40 – 12h50 – Warm Up 1 – Cup e Challenge

13h – 13h10 – Warm Up 2 – Cup e Challenge

14h55 – Voltas de apresentação (2 voltas) – Cup e Challenge

15h – Largada – Cup e Challenge

Fotos: Luca Bassani

#PORSCHEGT3CUP #AUTOMOBILISMO

Laja Revista Publiracing