• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Renault Twingo GT, com inovadora tração traseira e apimentado pela Renault Sport


O pequeno carro da marca francesa chega com a exclusiva responsabilidade de ser divertido, e essa diversão chega através de um motor TCe turbo, que desenvolve 110 cv e 170 Nm de binário.

Para explorar esta potência, o chassi sofreu adaptações e foram introduzidas novas soluções na suspensão, tudo isso para garantir uma melhor interação entre carro e rodovia. Novidades também nas especificações e configurações do controle eletrônico de estabilidade, além da direção com desmultiplicação variável. Inspirado no concept-car Twin’Run, o design do Twingo GT distingue-se pelas rodas de 17’’, a entrada de ar lateral e a dupla ponteira de escape.

O Twingo GT será apresentado a partir de hoje no Festival de Goodwood (Inglaterra), que anualmente reúne os esportivos do passado e do presente, no mais fantástico festival de carros de competição e esportivos do mundo, e que vai decorrer até o dia 26 de junho.

Uma história de mais de 20 anos da Renault com carros esportivos e que vem ciclicamente criando referências como as versões R.S. e GT do Twingo, Clio e Mégane tiveram um ponto em comum entre eles, a tração dianteira.

Desta vez os engenheiros da Renault se arriscaram a algo diferente, um veículo de tração traseira, abandonando a tradicional tecnologia instalada, para algo inovador e com comportamento dinâmico substancialmente diferente.

Compartilhando a mesma arquitetura de alguns esportivos mais marcantes da história da Renault Sport, como o R5 Turbo ou mais tarde o Clio V6, o Twingo tem o motor Instalado entre as rodas traseiras e com uma inclinação de 49 graus para se tornar ainda mais compacto.

Os engenheiros trabalharam para aperfeiçoar o bloco TCe de 898 cm³, introduzindo um elemento distinto no Twingo GT, uma entrada de ar na traseira esquerda do carro, e que permite uma redução de 12% na temperatura do ar admitido pelo turbocompressor.

Aproveitando esta solução técnica, o regime de rotação do turbo foi aumentado e a bomba de gasolina é específica para aumentar a entrada de combustível na mesma proporção, o mesmo acontecendo com a bomba de água que paralelamente otimiza o arrefecimento do motor.

Outras soluções desenvolvidas foram o sistemas de escapamento, que beneficiou de um trabalho específico, com uma nova calibragem do volume de débito de ar e da contrapressão, bem como a montagem de dupla ponteira. Após este trabalho de engenharia foram conseguidos 110 cv de potência e 170 Nm de binário, transmitidos através de uma caixa manual de cinco velocidades.

Tal como o motor, e apesar de conservar muita de sua estrutura inicial, o chassi incorpora soluções específicas desenvolvidas pelas equipe da Renault Sport.

Os novos amortecedores estão também eles associados às molas de origem, mas com uma taragem aumentada. A barra estabilizadora dianteira também foi substituída por um modelo com um diâmetro maior. Em relação às restantes versões, a distância em relação ao solo é inferior em 20 mm e a montagem das rodas Twin’Run de 17’’, calçadas com pneus Yokohama BluEarth, completam a ligação ao solo do Twingo GT.

O Twingo GT apresenta uma excelente relação peso/potência de 8,5 kg/cv, se comparado com os 9,8 kg/cv do Twingo II GT. Este ganho traduz-se em desempenhos absolutamente surpeendentes, muito semelhantes aos do Twingo II R.S.!

Precisando de menos de dez segundos para ir dos 0 aos 100 km/h, o Twingo GT estabelece uma nova referência entre os pequenos citadinos esportivos. Com acelerações enérgicas em todas as relações, o motor revela-se eficiente em qualquer situação.

MOTOR

Motor TCe 110 Stop & Start

Número de cilindros e válvulas 3 / 12

Cilindrada: 898 (cm3)

Potência máx. 109 cv

Regime de potência máx. 5750 rpm

Binário / Torque máx. Nm 170

Regime de binário máx. (rpm) 2000 rpm

CAIXA DE VELOCIDADES

Tipo: Manual

Número de velocidades: 5

DIREÇÃO

Tipo Assistida elétrica com desmultiplicação variável

Diâmetro de viragem entre passeios (m) 4,30

RODAS E PNEUS

Rodas: (‘’) Twin’Run 17’’ em liga leve

Pneus: Yokohama BluEarth 185/45 R17 78H (à frente) e ​205/40 R17 80H (atrás)

Informações e imagens gentilmente cedidas pela Renault

#RENAULT #RENAULTTWINGO

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !