• Revista Publiracing

Ônibus de São Paulo ganham pontos de recarga embarcada


No mês de maio, os ônibus da cidade de São Paulo começaram a ser equipados com pontos de recarga embarcada. O novo sistema permite que os usuários validem todos os tipos de bilhete eletrônico dentro dos veículos. A operação de validação demora entre oito e dez segundos para ser finalizada e os créditos podem ser adquiridos via internet ou por meio de aplicativos.

Cerca de 300 superarticulados já contam com os novos pontos, que devem ser implantados em toda a frota da capital paulista – mais de 14 mil ônibus – até o final de 2016.

A iniciativa, apoiada pelas empresas associadas ao SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo –, tem como objetivo melhorar a qualidade do sistema de transporte, diminuindo o tempo de percurso e evitando a formação de filas nos terminais urbanos e nas estações de metrô.

“Com a implantação dos validadores dentro dos ônibus, esperamos contribuir para a diminuição do tempo de percurso das pessoas, que é o tempo que se gasta para sair do lugar A e ir até o lugar B. Isso facilitará a vida dos usuários”, afirma Francisco Christovam, presidente do SPUrbanuss.

Os pontos de validação de passagens e os pontos de recarga estão dispostos em locais distintos dentro dos ônibus a fim de evitar equívocos e desordem. Neste sentido, os aparelhos também contam com uma identidade visual distinta para que cada um deles possa ser facilmente identificado. Os validadores de passagem manterão a cor amarela e os de recarga embarcada serão pintados de vermelho.

Foto: Divulgação/Cesar Ogata

#NIBUS #TRANSPORTE #MOBILIDADE