• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Lewis Hamilton se reencontra com a vitória no GP do Mônaco


Com largada dada com pista molhada e Safety-Car na pista, o GP do Mônaco teve inicio com a expectativa de observar se a Red Bull confirmava a franca evolução evidenciada, principalmente motivada pelo novo motor Renault, já que o restante do equipamento é reconhecidamente eficiente. A outra dúvida era como reagiriam os pilotos da Mercedes ao incidente da Espanha.

Após oito voltas com o carro de segurança andando na frente do pelotão, bandeira verde e pilotos mantendo suas posições. Logo na volta seguinte acidente de Palmer com o Renault, virtual safety-car acionado e mais três voltas condicionadas pelas bandeiras amarelas.

Após mais uma batida, de Raikkonen, começavam as primeiras trocas de pneus, com os pilotos a optarem pelos pneus intermediários para piso molhado. Na volta 16 a primeira mudança significativa na frente, com Hamilton a passar Rosberg de forma estranha, na subida após a reta dos boxes, o que aparentou ser um problema no carro. Com isso, caminho aberto para o inglês recuperar um pouco do tempo para o líder. Verstappen que largou do final do grid vinha ganhando posições e já era 13º na volta 20 e duas voltas mais tarde conseguia a melhor volta da corrida.

O líder fazia sua troca de pneus na volta 24 , e Hamilton se mantinha na pista, tentando retardar ao máximo sua entrada no boxe para poder arriscar até pneus secos, já que a pista vinha claramente secando.

Verstappen, novamente ele, dava seu show particular, ultrapassando um a um, e voltando a fazer a volta mais rápida na volta 26.


A volta 32 marcava a ida de Hamilton no boxe, colocando pneus ultra macios, e todos entravam de novo para colocar os pneus para pista seca, embora com opções diferentes de dureza. Enquanto Hamilton em sua primeira troca optou pelo composto mais macio, Ricciardo voltou para colocar o super macio e perdendo a liderança nessa segunda troca. Logo o piloto da Red Bull estava colado na traseira do Mercedes e a disputa pela primeira posição estava completamente em aberto. Volta 35 e acionado o virtual safety car, provocado pelo final da demonstração da nova joia da Fórmula 1, Verstappen, que bateu, pela segunda vez no fim de semana, e acabou com sua corrida. Após o virtual safety car, Hamilton e Ricciardo provocaram momentos quentes com o inglês a se defender dos ataques do piloto da Red Bull, uma delas a merecer mesmo uma observação mais atenta por parte dos comissários.

Na volta 51 a Sauber avisava Nasr (14º) pelo rádio que era para deixar passar Erricsson, o brasileiro não obedeceu, Ericsson forçou, e a batida entre os dois aconteceu. Os dois conseguiram num primeiro instante levar os respetivos carros para o boxe, o ambiente nos rádios ficou efervescente e os dois carros apresentaram problemas que impediram ambos de continuar na corrida. A dez voltas para o final, continuava quente a disputa na frente, com pneus e nervos no limite. Mas nas voltas finais Hamilton conseguiu abrir uma distancia de conforto para Daniel Ricciardo, confirmando uma ótima estratégia com um ótimo resultado, e a vitória do inglês no principado, 44ª de Hamilton na F1. Atrás do piloto da Red Bull, o segundo na chegada, um fantástico Sergio Perez, que conseguiu segurar bravamente Vettel. Fernando Alonso em quinto fez mais uma corrida de recuperação técnica para a McLaren, melhorando a cada corrida o entrosamento entre carro e motor Honda. Rosberg com uma estratégia não tão boa no inicio, apenas foi sexto, deixando tudo em aberto para um campeonato que apenas teve realizadas um quarto de todas as corridas do calendário de 2016.

Resultado da corrida

1 44 Lewis Hamilton Mercedes

2 3 Daniel Ricciardo Red Bull

3 11 Sergio Perez Force India

4 5 Sebastian Vettel Ferrari

5 14 Fernando Alonso McLaren

6 27 Nico Hulkenberg Force India

7 6 Nico Rosberg Mercedes

8 55 Carlos Sainz Jnr Toro Rosso

9 22 Jenson Button McLaren

10 19 Felipe Massa Williams

11 77 Valtteri Bottas Williams

12 21 Esteban Gutierrez Haas

13 8 Romain Grosjean Haas

14 94 Pascal Wehrlein Manor

15 88 Rio Haryanto Manor

Classificação de pilotos

Piloto Total

1 Nico Rosberg 106

2 Lewis Hamilton 82

3 Daniel Ricciardo 66

4 Kimi Raikkonen 61

5 Sebastian Vettel 60

6 Max Verstappen 38

7 Felipe Massa 37

8 Valtteri Bottas 29

9 Sergio Perez 23

10 Daniil Kvyat 22

10 Romain Grosjean 22

12 Fernando Alonso 18

13 Carlos Sainz Jnr 16

14 Nico Hulkenberg 14

15 Kevin Magnussen 6

16 Jenson Button 5

17 Stoffel Vandoorne 1

18 Esteban Gutierrez 0

18 Jolyon Palmer 0

18 Marcus Ericsson 0

18 Pascal Wehrlein 0

18 Felipe Nasr 0

18 Rio Haryanto 0

Classificação por equipes

Equipe Total

1 Mercedes 188

2 Ferrari 121

3 Red Bull 112

4 Williams 66

5 Force India 37

6 Toro Rosso 30

7 McLaren 24

8 Haas 22

9 Renault 6

10 Sauber 0

10 Manor 0

#FÓRMULA1 #LEWISHAMILTON

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço