• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Renault Sport celebra 40 anos apresentando o Concept Clio R.S.16


Para celebrar os seus quarenta anos, a Renault Sport revelou o concept-car Clio R.S.16. Em menos de cinco meses, os projetistas e engenheiros da Renault Sport concretizaram uma ideia meio louca: Colocar o motor 2.0 turbo de 275 cv e 360 Nm de binário sob o capô do Clio R.S.

Para explorar todo o potencial deste bloco, proveniente do Mégane R.S. 275 Trophy-R, o Clio R.S.16 é equipado com trens rolantes através de soluções desenvolvidas para a competição. Com rodas de 19 polegadas e uma carroceria alargada em 60 mm, a agressividade do design exprime plenamente a sua razão de existir: tornar-se o mais eficiente dos Renault Sport de série.

Compartilhando o nome e as cores com o monolugar da F1 R.S.16, o Clio R.S.16 festeja o regresso da Renault ao grupo de equipes envolvidas na categoria máxima do automobilismo mundial. Nesta sexta-feira, 27 de maio de 2016, Kevin Magnussen, piloto da Renault Sport Fórmula One Team, realizou as primeiras voltas em público com o Clio R.S.16, no mítico circuito onde vai ser realizado no domingo o Grande Prémio do Mónaco.

Antecipado em nossa página do Facebook, e em primeira mão, pelo nosso correspondente para Portugal e Europa, José Ribeiro, avançamos agora um pouco mais e apresentamos a ficha técnica do modelo.

Ficha técnica

MOTOR

Cilindrada (cm3) 1998

Diâmetro x Curso (mm) 82,7 x 93

Número de cilindros/válvulas 4/16

Relação volumétrica 8,6 : 1

Potência máx. kW CEE (cv) 201 (275)

Regime de potência máx. (rpm) 5500 rpm

Binário máx. Nm CEE (m.kg) 36,7

Regime de binário máx. (rpm) 3000 a 5000 rpm

Tipo de injeção Multiponto

Combustível SP98 aconselhado

Catalisador Série

CAIXA DE CÂMBIO

Tipo Manual PK4

Número de marchas (FR) 6

Velocidade (km/h) às 1000 rpm

em 1.ª 9,2

em 2.ª 14,52

em 3.ª 20,39

em 4.ª 27,55

em 5.ª 34,66

em 6.ª 41,96

DIREÇÃO

Tipo Elétrica com assistência variável de série

Ø de viragem entre passeios (m) 10,93

TRENS

Tipo do trem dianteiro Trem dianteiro de pivot independente

Tipo do trem traseiro Eixo flexível com perfil aberto tipo Clio R3T

RODAS E PNEUS

Rodas de referência (") 8.25J x 19

Pneus de referência FR/TR 235/35 R19 91Y.

FREIOS

FR: Ø (mm) 350

TR: Ø (mm) 260

DIMENSÕES

Comprimento (m) 4,09

Largura com retrovisores (m) 1,73

Altura sem aileron (m) 1,43

Distância entre eixos (m) 2,59

Fotos: Renault Sport Press

#RENAULTSPORT #RENAULT

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço