• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Lamentando a atual realidade, e com cautela em relação ao futuro, ABIMAQ apresenta os sombrios númer


As incertezas políticas, combinadas com a politica econômica recessiva, onde o custo de capital é incompatível com o retorno dos investimentos, agravado por um mercado que reduziu em praticamente 50% as compras nos quatro meses iniciais em relação a igual período de 2015, mostra bem a atual situação da ABIMAQ e de seus associados.

O mês de Abril, ainda que com comportamento sazonal, registrou dinamismo inferior à média observada no período 2010-2013, e sequer se aproximou da curva de 2015, indicando um cenário de baixo nível de investimentos pelo quarto ano consecutivo.

Mesmo com a menor concorrência dos produtos importados, que foram encarecidos pelo Real desvalorizado, os preços das máquinas e equipamentos medidos pelo IPP do IBGE ficaram ao longo dos últimos anos, estão bem abaixo da inflação e sem sinal de recomposição de margens.

O prato da balança que poderia equilibrar, as exportações, vendas para o exterior de máquinas e equipamentos no mês de Abril/16 foram 17,2% menores do que as registradas no mês anterior, no entanto 11,1% superiores às de abril de 2015.

Aqui destaque para o fato de a depreciação do Real, nestes últimos meses, ser causada por instabilidades políticas e fatores externos e, portanto, não existir garantia de que mantenha as vantagens competitivas observadas a partir de agosto de 2015.

Os principais destinos das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos são, pela ordem, América Latinas, Europa e Estados Unidos. Fator de destaque a redução de participação em relação a negócios com a América Latina e o pontual aumento de negócios com a China, resultado de uma única e forte exportação em janeiro de 2016.

Como resultado pratico de todas estas movimentações do mercado, ao longo dos últimos e conturbados anos da economia brasileira, a redução do défice na balança comercial de máquinas e equipamentos, de um patamar da ordem de US$ 1,5 bilhão mensal, para perto de US$ 0,5 bilhão resultado da forte queda das importações iniciada em 2014.

Na ponta destes resultados negativos, em abril de 2016 houve a redução de 0,1% no quadro pessoal da indústria fabricante, que emprega atualmente 308,9 mil pessoas, e nos último 12 meses foi obrigada a encerrar 38.672 vagas de trabalho.

Segundo os representantes da entidade, não existe mais espaço para demissões em algumas das empresas que estão com dificuldades, o próximo passo é o inevitável fechamento de muitas delas.

Foto: Agência AJLS Comunicação / Revista Publiracing

#ABIMAQ

Laja Revista Publiracing