• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Porsche GT3 Cup Challenge fez despedida de Curitiba com três corridas.


Pedro Queirolo e os irmãos Daniel e Miguel Paludo foram os últimos vencedores da Porsche GT3 Cup Challenge no Autódromo Internacional de Curitiba. Mas mesmo sem os troféus de primeiro lugar, Lico Kaesemodel e Cristiano Piquet, respectivamente os líderes nas classes Cup e Challenge, saíram do Paraná com margem mais ampla nos respetivos campeonatos, na etapa que marcou metade das provas de Sprint do Campeonato Sul-Americano.

A chuva e o frio que marcaram a jornada de sexta-feira deram trégua no sábado, permitindo a realização das três corridas com pneus slick.

A prova da Cup abriu a programação, antecedida por um warm-up de 15 minutos, no qual os carros puderam acelerar para secar a pista.


Mesmo assim a largada foi feita com safety-car, o que favoreceu a vitória de Miguel Paludo após liderar todas as voltas. O bicampeão é o primeiro (e único) piloto a repetir uma vitória em 2016. Marcelo Hahn foi quinto no geral e venceu pela primeira vez na Cup Sport. Em sétimo, o bicampeão da classe Master, Maurizio Billi, que novamente triunfou na categoria para competidores acima de 50 anos de idade.

A seguir veio a corrida da Challenge. Daniel Paludo, que venceu pela primeira vez a prova 2 da etapa passada na Argentina, mostrou que aprendeu o atalho para o alto do pódio. Desbancou o pole Cristiano Piquet e ganhou com autoridade. Mas o piloto do carro #8 contou com a sorte: vinha em quarto e foi favorecido pelos abandonos, primeiro de Rodrigo Mello, depois de Tom Filho, quando ambos ocupavam a vice-liderança. Recebeu a bandeirada em segundo e ampliou de quatro para seis pontos sua diferença para o chileno Gonzalo Huerta. Na classe de entrada, Eloi Khouri novamente saiu como vencedor, cravando 100% de aproveitamento na Challenge Sport em sua temporada de estreia.

A segunda prova da Cup fechou a programação. Daniel Schneider assumiu a liderança na curva 1 e a sustentou até a penúltima volta, quando rodou no mesmo ponto. Pedro Queirolo então virou o quinto vencedor diferente em seis corridas na temporada. Na Cup Sport, Adalberto Baptista venceu pela primeira vez com o quarto lugar no geral. Na Master o triunfo ficou com Guilherme Figueirôa, agora isolado na liderança.

Lico Kaesemodel, que tanto queria uma vitória em casa na jornada de despedida da pista, saiu sem o troféu de primeiro lugar. Mas com o quarto lugar na prova 1 e segundo na 2, ampliou sua diferença no alto da tabela de 10 para 14 pontos. Em segundo nos pontos estão os dois bicampeões, Miguel Paludo e Ricardo Baptista, empatados com 88.

A próxima jornada da Porsche GT3 Cup Challenge acontece no dia 18 de junho no autódromo do Velo Città.

As corridas da terceira etapa serão exibidas na Band neste domingo às 13h e no Sportv 3 no próximo domingo (29) a partir das 19h.

Os Vencedores

Pedro Queirolo ( Cup 2 )

“Com certeza o esforço hoje foi recompensado. Chegamos muito rápidos em Curitiba, desde o primeiro treino. Lideramos vários e na tomada me faltou uma volta no final, quando o Paludo e o Lico baixaram. A primeira corrida foi excelente, não me envolvi em acidente e consegui passar o Lico e terminar em segundo. Quase busquei o Paludo, mas ele vinha muito rápido e tem muita experiência, daí preferi ficar em segundo mesmo e pontuar. Na segunda bateria largando em quinto achava que tinha boa chance de pódio, daí teve um incidente na largada e fui pra terceiro, depois passei o Lico e fui acompanhando o Schneider. Ele era melhor na entrada da reta e estava difícil de passar, mas no fim infelizmente ele errou: é uma pena para ele. Daí sobrou pra mim, a zica acabou e saio de Curitiba com P1 e P2”

Miguel Paludo ( Cup 1 )

“O dia vinha muito bom até a segunda largada, que é infelizmente quando acontecem as coisas que acabam determinando a corrida toda. Acabei pegando uma placa fora da pista, que achava que era de isopor e ia estourar. Mas ficou presa no capô... De qualquer forma fiz o meu melhor e acabei em sétimo a segunda prova depois de vencer de manhã. Mas o que levo de positivo, claro, além de ganhar no mesmo dia que meu irmão, é que nas três etapas eu ganhei duas corridas e liderei ao menos uma corrida em toda etapa. Ainda tem muito campeonato pela frente e vamos continuar batalhando”

Daniel Paludo ( Challenge )

“Vencer é muito gostoso e ainda mais hoje com o Miguel ganhando a primeira prova do dia, então a dobradinha em família é muito legal. Não consegui treinar no seco e tinha dúvida sobre como seria o desempenho hoje, mas meu carro estava muito bem acertado para andar rápido com slick”

Fotos: Luca Bassani

#PORSCHEGT3CUP

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !
Coluna de André Maranhão - Veículos híbridos e eletricos