• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Miguel Paludo e Cristiano Piquet saem na frente das duas categorias do Porsche GT3 Cup em Curitiba


Frio e chuva foram os protagonistas da abertura da terceira etapa da Porsche GT3 Cup Challenge em Curitiba. Com pista molhada em boa parte dos treinos e os termômetros registrando 11 graus, não foram poucos os desafios dos competidores para segurar os carros dentro do tradicional e desafiador traçado da capital do Paranaense.

No fim do dia, prevaleceram Miguel Paludo na classe Cup e Cristiano Piquet na Challenge. Os dois foram os destaques de suas respectivas categorias na abertura da temporada, também nesta pista, e saem na pole das duas primeiras provas deste sábado.

Os primeiros treinos opcionais, pela manhã, aconteceram em pista seca. Depois o tempo fechou e a chuva veio forte, inclusive atrasando algumas sessões de treino livre. Na pista, não faltaram escapadas e rodadas. No incidente mais grave, o líder da Cup, Lico Kaesemodel, perdeu a traseira do Porsche #63 no “S” de alta e acabou na barreira de pneus. Mas teve uma bela recuperação e garantiu o segundo lugar no grid mesmo com um carro emprestado.

Para garantir as tomadas de tempo na sexta-feira, a organização e a direção de prova realizaram os qualis excepcionalmente sem o tradicional Top10 –em que os dez mais velozes do Q1 concorrem pela pole.

A classe Cup foi a primeira a mandar os carros para a pista. Não chovia, mas o piso estava muito molhado. Com os Porsche geração “991” acelerando, a pista foi melhorando conforme o treino se desenrolava.

Mas a três minutos do fim foi acionada a bandeira vermelha para liberar um carro parado na caixa de brita. Pedro Queirolo liderava no minuto final, mas teve sua marca superada por Lico. Miguel Paludo ainda estava na pista e cravou a melhor volta do dia em sua última tentativa.

A segunda fila terá Queirolo e JP Mauro –o estreante, que levantou o título da Challenge em Curitiba no ano passado, teve hoje seu melhor desempenho em classificação na Cup.

Piloto de resultados mais consistentes na temporada até aqui, o bicampeão Ricardo Baptista alinha o carro #27 em quinto. Maurizio Billi, em sexto, é o pole da Cup Master. Carlos Ambrósio, em sétimo no grid, é o piloto mais bem colocado na Cup Sport.

Na Challenge o panorama da tomada de tempo foi bastante similar. A pista foi evoluindo ao longo do treino, com Cristiano Piquet e Tom Filho se alternando no topo da tabela de tempos, sempre com Daniel Paludo muito próximo. Na volta da bandeirada, o líder do campeonato mostrou por que tem 100% de aproveitamento nos pontos até o momento e fez uma volta muito rápida. Tom queria a pole de qualquer maneira em seu retorno ao evento, mas acabou perdendo o carro. Vai largar em segundo, mas saiu contente com a performance do Porsche #19.

A segunda fila terá Daniel Paludo em terceiro e Rodrigo Mello em quarto. A seguir vão alinhar o vice-líder Gonzalo Huerta e Marcio Mauro –o sexto lugar do tio de JP Mauro também marca sua melhor classificação no principal evento sul-americano de Gran Turismo.

A quarta fila é 100% composta de pilotos da Challenge Sport. Em sua segunda aparição no campeonato, Mauricio Salla sai em sétimo, uma posição à frente de Eloi Khouri, líder da classe de entrada.

Neste sábado acontecem as três corridas a partir das 10h, com a prova da Challenge entre as duas da Cup.

O livetiming no site da Porsche GT3 Cup Challenge mostra toda a programação, assim como o canal oficial do evento no YouTube. A Band exibe a etapa neste domingo (22) a partir das 13h. Já o Sportv 3 transmite as corridas no domingo seguinte (29), a partir das 19h.

As palavras dos dois homens da pole em Curitiba

A condição da pista foi melhorando e meus pneus demoraram muito para chegar na temperatura ideal. Tinha uma volta razoável e o painel do carro indicava que vinha 8 décimos melhor quando deu a bandeira vermelha. Então vim pra box e sabia que teria apenas mais uma chance no retorno à pista. Aí consegui encaixar duas voltas muito boas e deu tudo certo. Mas foi por muito pouco. E felizmente consegui a pole. Fazia algum tempo que não largava em primeiro, então amanhã é ir pra cima com tudo.

MIGUEL PALUDO, pole na classe Cup e terceiro no campeonato

O frio acho uma delícia, porque a gente não fica morrendo de calor dentro do carro, onde esquenta muito. A equipe está de parabéns, conseguiram achar o acerto ideal do carro. E eu fiz a minha parte

CRISTIANO PIQUET, pole na classe Challenge e líder do campeonato

RESULTADOS

Cup

1° CUP M. Paludo 1:31.621

2° CUP L.Kaesemodel 1:31.967

3° CUP P. Queirolo 1:32.331

4° CUP JP Mauro 1:32.470

5° CUP R. Baptista 1:32.931

6° MAS M. Billi 1:33.025

7° SPO C. Ambrósio 1:33.287

8° SPO M. Hahn 1:33.725

9° CUP D. Schneider 1:33.920

10° MAS G. Figueiroa 1:34.858

11° MAS P. Pomelli 1:35.251

12° SPO M. Basso 1:35.925

13° SPO A. Baptista 1:33.305*

*Cumpre punição imposta na etapa passada

Challenge

1° CHA C. Piquet 1:34.697

2° CHA T. Filho 1:34.736

3° CHA D. Paludo 1:34.851

4° CHA R. Mello 1:34.988

5° CHA G. Huerta 1:36.087

6° CHA M. Mauro 1:36.496

7° SPO M. Salla 1:36.580

8° SPO E. Khouri 1:36.634

9° SPO R. Alcaraz 1:37.150

10° SPO L. Arruda 1:37.232

11° SPO L.F. Elias 1:37.307

12° SPO R.Ziemkiewicz 1:37.408

13° SPO R. Samed 1:37.577

14° SPO D. Giustozzi 1:37.772

15° SPO B.Leite 1:38.424

16° CHA O. Mesquita 1:38.964

17° SPO C. Germano 1:39.483

18° SPO G. Reischl 1:39.855

Fotos: Luca Bassani

#PORSCHEGT3CUP

Laja Revista Publiracing