• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Porsche GT3 Cup Challenge se despede do Autódromo Internacional de Curitiba


Presente no calendário do principal evento de Gran Turismo do País desde sua temporada inaugural em 2005, a pista curitibana é a segunda que mais recebeu corridas de Porsche na história do evento, atrás apenas de Interlagos. Foram nada menos que 61 provas, distribuídas em 21 etapas ao longo de 12 anos.

Nessa trajetória, o autódromo virou unanimidade entre os pilotos. É um dos palcos favoritos da categoria, que, na atual temporada, novamente tem sido marcada pelo equilíbrio entre os concorrentes. Na classe Cup, foram quarto vencedores diferentes em quarto corridas; na Challenge, os quatro primeiros na tabela de classificação estão separados por apenas 10 pontos.

O campeonato de Sprint chega à metade nesta etapa de despedida. E justamente por isso que a motivação para vencer na jornada final em Curitiba é maior ainda.

A começar pelo líder da classe Cup, Lico Kaesemodel. Nascido em Curitiba, foi neste autódromo que o piloto do Porsche #63 competiu pela primeira vez um carro de competição, no ano 2000. Na etapa de abertura da atual temporada, ele cravou a pole, mas as vitórias ficaram com Daniel Schneider e Miguel Paludo.

Os pilotos dos carro #7 e #77 foram ao pódio somente uma vez na rodada dupla realizada no mês passado na Argentina, mas seguem no top5: o bicampeão é terceiro no campeonato, Schneider vem em quinto.

Vencedor de três das quatro corridas da classe Challenge em Curitiba em sua trajetória rumo ao título do ano passado e estreante na Cup em 2016, JP Mauro está em quarto. O grupo dos cinco primeiros é completado pelo bicampeão Ricardo Baptista. O dono do Porsche #27 venceu pela primeira vez no evento nesta pista, há dez anos, e vem motivado, ocupando a vice-liderança do campeonato com uma performance muito consistente (na única vez que ficou fora do pódio, terminou em sexto).

Os grids das classes Cup e Challenge neste fim de semana terão alguns remanescentes da primeira vez que os Porsche aceleraram na capital do Paraná, em etapa extracampeonato de 2005: inclusive os dois primeiros vencedores daquela rodada dupla, Tom Valle e Otávio Mesquita.

Hoje competindo na divisão Master, Tom pilota o carro #99 da classe Cup. Ele foi um dos destaques da etapa que abriu a temporada em Curitiba, com segundo lugar geral na prova 2. Mas sua ausência na etapa da Argentina permitiu a Maurizio Billi, com o #34, e Guilherme Figueirôa dividirem a liderança na divisão para competidores com mais de 50 anos de idade. O competidor do Porsche #9, por sinal, é outro veterano da primeira corrida da categoria em 2005 (foi terceiro colocado na ocasião) e compete instruído pelo paranaense Julio Campos como coach.

Mesquita atualmente acelera o #56 da classe Challenge. Ele retorna ao evento nesta temporada após um ano sabático e ocupa o quarto lugar na tabela, dez pontos atrás do líder Cristiano Piquet (que tem 100% de aproveitamento nos pontos em 2016, com 40 pontos em 40 possíveis).

Entre os dois, estão o chileno Gonzalo Huerta (36) e o terceiro colocado no campeonato da Challenge Sport em 2015, Rodrigo Mello (32 pontos).

Motivado pela primeira vitória da carreira na Argentina, Daniel Paludo é o quinto com 24. Ele está empatado em pontos com o estreante Eloi Khouri, competidor do Porsche #21 e vencedor de todas as disputas da Challenge Sport no ano até aqui.

Já na Cup Sport, a divisão de entrada da classe Cup, o destaque até o momento é Marcio Basso com o Porsche #2. Ele venceu três das quatro corridas do ano na classe é tem 12 pontos de vantagem sobre Carlos Ambrósio.

As atividades oficiais da etapa começam nesta sexta-feira, com as classificações encerrando a programação do dia. No sábado estão previstas as três corridas a partir das 10h, com a prova da Challenge entre as duas da Cup.

O livetiming no site da Porsche GT3 Cup Challenge mostra todos os treinos, assim como o canal oficial do evento no YouTube. A Band exibe a etapa neste domingo (22) a partir das 13h. Já o Sportv 3 mostra as corridas no domingo seguinte (29), a partir das 19h.

Fotos:Fabian Lujan / ASN Media

#PORSCHEGT3CUP

Laja Revista Publiracing