• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing
729X90.gif

Nissan adquire 34% da Mitsubishi Motors por 237 mil milhões de ienes


A Nissan Motor Co, Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation anunciaram hoje a assinatura de um acordo para formar uma aliança estratégica de longo alcance entre os dois fabricantes de automóveis japoneses.

Após uma emissão de ações da Mitsubishi, a Nissan ficará com 34% de participação na Mitsubishi por 237 mil milhões de ienes (1,9 mil milhões de euros ou 7,6 mil milhões de reais).

A aliança estratégica irá estender a parceria já existente entre Nissan e a Mitsubishi, onde as duas empresas têm colaborado nos últimos cinco anos.

A Nissan e a Mitsubishi vão passar a cooperar em áreas como compras, plataformas de veículos, partilha de tecnologia, utilização conjunta de fábricas e mercados em crescimento.

Carlos Ghosn, CEO e Presidente da Nissan afirmou: "Esta é uma transação inovadora em que ambas as empresas ganham. Cria uma nova força dinâmica na indústria automóvel que irá cooperar intensivamente e gerar sinergias consideráveis. Iremos ser o maior acionista da Mitsubishi, respeitando a sua marca, a sua história e aumentando as suas perspectivas de crescimento. Iremos apoiar a Mitsubishi a enfrentar os seus desafios e recebê-los como o membro mais recente da nossa família alargada da Aliança".

Osamu Masuko, CEO e Presidente da Mitsubishi declarou: "Na sua história de parcerias bem-sucedidas, a Nissan Motor desenvolveu um conhecimento profundo de maximização de benefícios através de parcerias de aliança. Este acordo irá criar valor acrescido para as duas empresas progredirem em direção ao futuro. Iremos beneficiar as empresas a longo prazo ao aprofundar a nossa parceria estratégica, compartilhar recursos no desenvolvimento, assim como compras conjuntas".

Nos termos da transação, a Nissan irá adquirir 506.6 milhões de novas ações da Mitsubishi, ao preço de 468,52 ienes por ação. O preço por ação reflete o preço médio ponderado do volume de ações transacionado no período de 21 de Abril de 2016 e 11 de Maio de 2016. A Nissan será o maior acionista após o fecho da operação.

A Mitsubishi Motor Company e a Nissan esperam que a Mitsubishi Heavy Industries, Mitshubishi Corporation e The Bank of Tokyo – Mitsubishi UFJ mantenham uma parte significativa de participação coletiva na Mitsubishi Motors e que apoiem esta aliança estratégica.

A assinatura do acordo de acionistas com os atuais acionistas do Grupo Mitsubishi será submetida às aprovações regulatórias e deverá ser assinado até ao final do corrente mês de Maio. A transação deverá estar concluída até ao final do ano.

A decisão da Nissan em adquirir uma participação estratégica na Mitsubishi marca a mais recente expansão do seu modelo de Aliança, construído à volta de 17 anos de um acordo de participações cruzadas com a Renault. A Nissan também adquiriu participações ou firmou parcerias com outros grupos automóveis, incluindo a Daimler e a AvtoVaz.

A Mitsubishi irá propor executivos da Nissan para a sua administração na proporção dos direitos de voto da Nissan, incluindo um nomeado da Nissan para seu Presidente do Conselho de Administração.

#NISSAN #MITSUBISHI

Laja Revista Publiracing
Planos.jpg
Reserve seu espaço