• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Augusto Farfus abre temporada do DTM com pódio em Hockenheim


A primeira etapa do DTM 2016 foi completada neste domingo (8), com a segunda corrida do ano, no tradicional circuito de Hockenheim, e com saldo muito positivo para Augusto Farfus. O brasileiro da BMW garantiu uma posição de largada na primeira fila e abriu a temporada com o pé direito ao subir ao pódio com o 3º lugar.

A corrida mais longa do fim de semana, de 60 minutos mais uma volta, foi menos acidentada que a do dia anterior, mas igualmente movimentada. Saindo da primeira fila, Farfus acabou perdendo duas posições na largada, e ainda na primeira volta o safety-car foi acionado devido ao acidente entre Bruno Spengler, Esteban Ocon e Jamie Green e permaneceu por três voltas. Depois da relargada, Augusto seguiu com ritmo forte e retomou o 3º lugar na volta 9 ao ultrapassar Maxime Martin.

A partir da volta 12, os pilotos iniciaram os pit-stops obrigatórios. O curitibano da BMW entrou na volta 14 e retornou em 5º, com Di Resta e Gary Paffet à sua frente, além de Miguel Molina e Nico Müller, que ainda não haviam parado. Pouco depois, foi anunciado um drive-through para Paffet, por quase ter ocasionado um acidente nos boxes, e Augusto assumiu a segunda posição quando Molina entrou para os boxes. O espanhol ainda protagonizou uma cena curiosa ao rodar na entrada do pit-lane, bater e abandonar a disputa. O safety-car ainda foi acionado mais uma vez na parte final da prova, após uma batida de Daniel Juncadella. Pouco depois da relargada, Farfus - que enfrentava dificuldades com o balanço do carro #18 - foi ultrapassado por Timo Glock, mas cruzou a linha de chegada em 3º, garantindo assim seu 12º pódio no DTM.

O resultado teve também um sabor de volta por cima, já que no sábado, Augusto não contou com a sorte. Após fazer uma boa largada, saindo de 15º e pulando para 11º ainda na primeira volta, o brasileiro foi tocado por Esteban Ocon no hairpin e rodou, caindo para o fim do pelotão. Apesar de ter conseguido continuar na prova, o tempo perdido e o carro danificado não permitiram que Farfus chegasse à zona de pontuação, completando as 25 voltas em 14º. O vencedor da primeira corrida do ano foi o italiano Edoardo Mortara, da Audi.

Com o resultado das duas primeiras corridas do ano, Augusto Farfus ocupa a 7ª posição na classificação geral do campeonato, com 15 pontos. Paul di Resta é o líder, com 37 pontos, seguido por Robert Wickens, com 26 pontos, e Edoardo Mortara com 25.

O DTM volta a se reunir em duas semanas, entre os dias 20 e 22 de maio no Red Bull Ring, na Áustria - onde Farfus foi ao pódio em 2014 -, para a primeira das quatro etapas fora da Alemanha no calendário.

Augusto Farfus:

"É sempre bom estar no pódio, então fiquei satisfeito com o resultado, foi um grande trabalho de todos da BMW. Recuperamos os pontos que nos escaparam ontem, e pudemos mostrar uma forte perfomance, tanto na classificação quanto na corrida. Infelizmente meus pneus traseiros degradaram muito no fim da prova, mas mesmo assim consegui assegurar uma boa posição e pontos importantes. Óbvio que sempre buscamos a vitória, mas pensando no campeonato, é essencial estar constantemente nos pontos. O novo regulamento parece que vai deixar as corridas mais equilibradas e competitivas também, e tudo isso nos deixa bem animados para a sequência da temporada".

Resultado corrida 2 - 1ª etapa - Hockenheim:

1 - Paul Di Resta (Mercedes C63 - HWA - 37 voltas 1.01'42"654

2 - Timo Glock (BMW M4) - RMG - 13"024

3 - Augusto Farfus (BMW M4) - MTEK - 13"905

4 - Maxime Martin (BMW M4) - RBM - 14"493

5 - Gary Paffett (Mercedes C63) - ART - 15"055

6 - Robert Wickens (Mercedes C63) - HWA - 19"377

7 - Tom Blomqvist (BMW M4) - RBM - 21"690

8 - Nico Muller (Audi RS5) - Abt - 22"220

9 - Marco Wittmann (BMW M4) - RMG - 23"790

10 - Martin Tomczyk (BMW M4) - Schnitzer - 24"454

11 - Mike Rockenfeller (Audi RS5) - Phoenix - 31"303

12 - Edoardo Mortara (Audi RS5) - Abt - 50"053

13 - Maximilian Gotz (Mercedes C63) - HWA - 56"722

14 - Adrien Tambay (Audi RS5) - Rosberg - 1'02"408

15 - Christian Vietoris (Mercedes C63) - Mucke - 1'05"985

16 - Lucas Auer (Mercedes C63) - Mucke - 2 voltas

Não completaram:

Daniel Juncadella

Miguel Molina

Timo Scheider

Mattias Ekstrom

Antonio Felix Da Costa

Bruno Spengler

Esteban Ocon

Jamie Green

Fotos: DTM Press

#DTM

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !