• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

100% Rosberg em 2016 – Vitória em Sochi, na Rússia


A quarta etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 começou com uma largada cheia de problemas nas primeiras curvas. Toques, pequenas saídas de pista e principalmente o erro duplo do russo Daniil Kvyat, que tocou duas vezes em Vettel provocando o abandono do alemão da Ferrari.

Na frente Rosberg e Bottas largaram bem com o piloto da Williams a ser o primeiro da frente a mudar de pneus. Neste momento das trocas Hamilton que veio do meio do pelotão onde largou, já brigava pelos lugares da frente. Massa era quinto e não conseguia ter um ritmo idêntico a Raikkonen, Hamilton e Bottas.

Rosberg lá frente, fazia uma corrida cada vez mais só. Retardando sua ida aos boxes para troca de pneus, e quando o fez tinha cerca de 15s de vantagem para o pelotão.

Hamilton fazia agora a volta mais rápida por diversas vezes, tentando recuperar um pouco da distancia e quando terminadas todas as operações de troca de pneus na volta 23, 13 segundos separavam Rosberg de Hamilton, com Raikkonen, Bottas e Massa ocupando as cinco primeiras posições da corrida.

Referencia ainda para Felipe Nasr que neste momento ocupava a 16ª posição com o Sauber, e mais uma vez não conseguia superar as dificuldades técnicas impostas por um carro pouco competitivo.

Quando mais de metade da corrida estava percorrida, 35 voltas, os olhos continuavam na tentativa de Hamilton em recuperar a diferença para seu companheiro de equipe. 7,1s era agora a diferença, recuperando o inglês praticamente metade desse tempo. No entanto após sua equipe informar sobre um eventual problema na pressão de água, Hamilton baixou um pouco o ritmo, e a diferença a poucas voltas do fim voltou para os 12s e com o finlandês da Ferrari de olho num eventual problema de Hamilton e repetindo voltas muito rápidas.

Na volta 47, Massa arriscava uma estratégia diferente e até pouco compreensível. Com a segurança da diferença que tinha em relação a Alonso que ocupava a sexta posição, o brasileiro entrou nos boxes trocou por pneus super macios terminando mais rápido mas sem ganhar nada com esta opção.

Quando Vladimir Putin, o presidente da Rússia, chegava na pista de Sochi, Rosberg caminhava para a sétima vitória consecutiva, quarta nesta temporada, consolidando o melhor momento da carreira, numa pista moderna, bonita, com vários pontos de ultrapassagem e que deixou o alemão com 100 pontos, 100% de aproveitamento neste inicio de temporada, mas quando ainda faltam disputar 17 corridas. Completaram o pódio Hamilton, e Raikkonen, com Bottas, Massa e Alonso a terminarem nas 4ª,5ª e 6ª posições respetivamente.

No pódio da Rússia nada mais natural que um ambiente frio. Raikkonen naturalmente frio, praticamente não sorri, Lewis Hamilton, sem conseguir disfarçar o péssimo momento, em que parece pensar que todos os problemas só acontecem com ele, Putin, apenas elegante mas muito frio no seu contato com os pilotos e a festa do esporte, e para contrastar com todo este gelo, apenas a natural alegria do vencedor, Nico Rosberg.

Classificação do GP da Rússia

Pos. # Piloto Equipe

1 6 Nico Rosberg Mercedes

2 44 Lewis Hamilton Mercedes

3 7 Kimi Raikkonen Ferrari

4 77 Valtteri Bottas Williams

5 19 Felipe Massa Williams

6 14 Fernando Alonso McLaren

7 20 Kevin Magnussen Renault

8 8 Romain Grosjean Haas

9 11 Sergio Perez Force India

10 22 Jenson Button McLaren

11 3 Daniel Ricciardo Red Bull

12 55 Carlos Sainz Jnr Toro Rosso

13 30 Jolyon Palmer Renault

14 9 Marcus Ericsson Sauber

15 26 Daniil Kvyat Red Bull

16 12 Felipe Nasr Sauber

17 21 Esteban Gutierrez Haas

18 94 Pascal Wehrlein Manor

Classificação do campeonato de pilotos

Pos Piloto Pontos

1 Nico Rosberg 100

2 Lewis Hamilton 57

3 Kimi Raikkonen 43

4 Daniel Ricciardo 36

5 Sebastian Vettel 33

6 Felipe Massa 32

7 Romain Grosjean 22

8 Daniil Kvyat 21

9 Valtteri Bottas 19

10 Max Verstappen 13

11 Nico Hulkenberg 6

12 Kevin Magnussen 6

13 Carlos Sainz Jnr 4

14 Sergio Perez 2

15 Stoffel Vandoorne 1

Classificação do campeonato de equipes

Pos Equipe Pontos

1 Mercedes 157

2 Ferrari 76

3 Red Bull 57

4 Williams 51

5 Haas 22

6 Toro Rosso 17

7 Force India 8

8 Renault 6

9 McLaren 2

10 Sauber 0

11 Manor 0

#FÓRMULA1 #AUTOMOBILISMO

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !
Coluna de André Maranhão - Veículos híbridos e eletricos