• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Licenciamento de veículos cresce em Março, mas queda nas vendas mantem nível histórico.


Em sua habitual coletiva de imprensa, a ANFAVEA ( Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores ), apresentou os números relativos ao mês de Março. Poucas notícias relevantes para uma indústria que amarga seu pior momento, com índices de produção muito próximos aos de 14 anos atrás, e um esforço para manter o nível de emprego em patamar de pelo menos seis anos atrás, o que apesar dos milhares de desligamentos já efetuados, e outros tantos trabalhadores em regimes especiais para a manutenção de seus postos de trabalho, mostra um esforço das associadas da ANFAVEA em preservar até onde é possível esse cada vez menor nível de emprego.

O únicos sinais positivos vieram, como se esperava, do índice de licenciamento de veículos no mês de março em comparativo com Fevereiro. Foram mais 22,1% de veículos licenciados no Brasil.

Esta valor é pouco relevante, especialmente se levado em conta que a queda do mês de março do corrente ano, em relação ao mesmo mês do ano anterior foi de -23,6%, que já era aliás um ano de quedas sucessivas. Ou seja, aquela que é considerada a pior crise do setor, segue sem luz ao fundo de um túnel cada vez mais escuro e imprevisível em que se tornou o atual momento da economia do Brasil.

O outro sinal positivo diz respeito às exportações de autoveículos montados ( veículos leves, caminhões e ônibus), que mostraram um crescimento de 24% no acumulado dos três primeiros meses do ano, em comparação com igual período do ano de 2015. Aqui fatores como a desvalorização do real em relação ao dólar influenciam sem dúvida positivamente este índice.

Destaque ainda para a coletiva de hoje que foi a última presidida por Luiz Moan, que será substituído na presidência da entidade a partir do próximo dia 25 por António Carlos Megale, atual vice-presidente.

Imagens: Revista Publiracing

#ANFAVEA

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço