• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Novo Mercedes-Benz GLC Coupê, oito versões para o mercado português.


O visual expressivo e dinâmico do concept GLC Coupê foi o centro das atenções durante a sua estreia mundial, no Salão Automóvel de Shangai em 2015.

Um ano após a sua estreia mundial esta visão se tornou realidade: o novo GLC Coupê chega com a sua distintiva estrutura e a grande superfície de vidros praticamente inalterada em relação ao concept.

Ao mesmo tempo, o SUV médio esportivo da Mercedes-Benz impressiona com a sua segurança habitual nos modelos da marca, com sistemas de assistência inteligentes e características especialmente dinâmicas e esportivas, tais como a suspensão, a direção direta, a função DYNAMIC SELECT e o sistema de tração integral permanente 4MATIC combinados com a caixa de nove velocidades automática 9G-TRONIC, proporcionam um conforto de condução superior com uma resposta notoriamente esportiva.

Estão disponíveis como equipamentos opcionais duas versões de suspensão com regulação contínua do amortecimento: o novo DYNAMIC BODY CONTROL com suspensão de molas convencionais assim como o conhecido sistema de suspensão pneumática de várias câmeras AIR BODY CONTROL. Ambas as opções conferem uma dinâmica e um conforto de condução superiores.

A combinação de um SUV multifacetado com um coupê emocionalmente apelativo constitui uma fusão engenhosa entre a emoção e a inteligência. Com um comprimento exterior de 4.73 metros, uma altura de 1.60 metros e uma distância entre eixos de 2.87 metros, o GLC Coupê tornando seu visual dinâmico e compacto.

Em comparação com o multifacetado GLC, com o qual partilha a sua arquitetura, o Coupê é praticamente oito centímetros mais comprido e cerca de quatro centímetros mais baixo. O carácter distintivo do GLC Coupê deve-se ao seu design típico para este tipo de carro, à grade do radiador em padrão diamante com lâmina simples e à aperfeiçoada linha descendente do teto.

O pilar A tem uma inclinação tendencialmente horizontal, enquanto a continuação da linha do teto é mais baixa, terminando na traseira com design elegante, típico de um coupê. O vidro traseiro não necessita de sistema limpa-vidros, visto o fluxo de ar só ser interrompido após o spoiler traseiro, o que significa que a água não atinge o vidro traseiro.

Na frente, destaca-se a grade do radiador em diamante, com lâmina simples e estrela da marca integrada ao centro, projeção frontal curta e proteção inferior do motor, típica de um SUV. O conceito inovador dos faróis opcionais de tecnologia LED High Performance fornece a característica de iluminação de referência da Mercedes-Benz. As entradas de ar laterais de grandes dimensões conferem um visual extremamente esportivo ao modelo.

A perfeição com a qual os conceitos opostos de design de um coupê e SUV foram conjugados de forma harmoniosa e é revelada pela obsrvação lateral do GLC Coupê de 1.60 metros de altura com a sua linha de teto alongada, típica de um coupê esportivo.

Uma das características que evidencia claramente a herança SUV do GLC Coupê corresponde aos estribos laterais disponíveis como equipamento opcional. Para destacar ainda mais o carácter SUV esportivo do modelo, as generosas rodas de 50.8 cm (20 polegadas) juntamente com uma adequada altura ao solo, sustentam as ambições dinâmicas e esportivas do GLC Coupê em trilhas e estradas não asfaltadas.

Traseira com visual atlético

Para-choques musculados com ponteiras de escape integradas e proteção traseira inferior para o chassis na forma de difusor, a traseira do GLC Coupê destaca o visual atlético do veículo e confere ao mesmo tempo uma grande estabilidade. Os farolins traseiros estreitos e repartidos, e um spoiler acentuado refletem um design que teve a sua estreia no Classe S Coupê e que foi adotado por todos os modelos coupê da Mercedes-Benz a partir daí.

Deslocada para a secção inferior do para-choques, a placa da matrícula, assim como a forma típica do vidro traseiro com a sua secção superior redonda, estão entre as várias características visuais adotadas no modelo. Tal como os faróis dianteiros, o design noturno dos farolins traseiros de tecnologia LED conferem uma iluminação típica da Mercedes-Benz.

Ambiente de elevada qualidade

Seguindo a filosofia de design por fora, o interior acolhe os ocupantes com um toque típico da marca e um ambiente de elevada qualidade. A linguagem de design combina a estética puramente atrativa com a esportividade dinâmica, e incorpora uma nova interpretação do luxo contemporâneo. Dos elementos visuais do GLC destacam-se o painel e a consola central com as linhas fluidas e de grandes dimensões, logo abaixo da tela multimídia integrada desde as saídas de ventilação centrais e o apoio de braços. Estas linhas claras proporcionam uma sensação de espaço e transmitem uma modernidade purista.

A linha interior de equipamentos opcionais AMG fornece um compromisso claro com as características do modelo. Por exemplo, este pack inclui, bancos esportivos com revestimento em pele sintética ARTICO/microfibra DINAMICA, com a opção de bancos esportivos revestidos em pele de duas cores.

A suspensão pneumática AIR BODY CONTROL combina a excelente estabilidade de condução com o conforto ideal e uma resposta desportiva. As características específicas da suspensão são implementadas de acordo com as definições selecionadas na função DYNAMIC SELECT. Em modo Sport+, os passageiros experimentam a sensação de um veículo esportivo, com uma elevada dinâmica em curva devido à configuração da suspensão ainda mais rígida, que proporciona uma altura ao solo inferior em cerca de 15 mm. O modo COMFORT assegura uma condução particularmente confortável com uma suspensão suave. Para garantia a máxima segurança de condução possível também neste modo as molas são ajustadas instantaneamente, como por exemplo, no caso de uma súbita manobra de desvio. Os benefícios adicionais do sistema incluem uma redução do adornamento em curva, o controlo automático da altura e a redução da altura da embaladeira do compartimento de bagagens de 4 cm para facilitar o carregamento e o descarregamento.

Outro parâmetro importante se comparado com o GLC SUV, é o aperfeiçoado sistema de Direção Direta, cuja relação de transmissão de 15.1:1 (GLC: 16.1:1) permite uma relação da direção mais direta juntamente com as características ainda mais desportivas da assistência à direção nos modos SPORT e SPORT+.

Apesar das generosas dimensões exteriores e de uma longa distância entre eixos – que beneficiam particularmente os ocupantes e o compartimento de bagagens – e da configuração totalmente equipado, o veículo tem um peso de apenas 1710 kg (GLC 250 4MATIC Coupê), colocando-o entre os líderes no seu segmento. O fator principal que contribui para este valor tão baixo corresponde à nova carroçaria, que é construída com recurso a uma combinação de materiais inteligentes, desde o alumínio, aço de alta resistência.

Oito versões do modelo

O novo GLC Coupê está disponível num total de oito versões: os clientes poderão escolher entre quatro motores Diesel e quatro motores a gasolina, incluindo uma versão híbrida plug-in e uma versão extremamente potente da Mercedes-AMG. As versões de entrada correspondem ao GLC 220 d e GLC 250 d 4MATIC coupê com motor Diesel de quatro cilindros, com potências que variam desde 125 kW (170 CV) a 150 kW (204 CV) respetivamente, e ao GLC 250 4MATIC coupé com motor de quatro cilindros a gasolina com uma potência de 155 kW (211 CV). O lançamento de mercado está previsto para o outono com estas versões do modelo. As restantes versões serão lançadas no final de 2016.

Com a versão GLC 350 e 4MATIC Coupé, a Mercedes-Benz também oferece um modelo híbrido plug-in que combina uma tração integral de elevada resposta com um consumo de combustível e níveis de emissões extremamente baixos: com uma velocidade máxima de 235 km/h, o SUV médio emite apenas 59 64 g CO2/km* com uma potência combinada de 235 kW (320 CV), estabelecendo desta forma uma nova referência no seu segmento. O veículo semielétrico pode percorrer mais de 30 km em modo totalmente elétrico, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 5.9 segundos quando necessário, graças à função potência suplementar.

A versão Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC Coupé é a escolha certa para os que buscam uma versão mais nervosa. O topo de gama evidencia prestações perfeitas em estrada, um visual dinâmico e inclui um pack de equipamentos atrativo. O motor V6 biturbo debita uma potência de 270 kW (367 CV), acelerando o modelo dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos.

Embora as oito versões do modelo GLC Coupé possam parecer tão diferentes à primeira vista, todas partilham um fator comum que corresponde à elevada eficiência assim como o cumprimento da norma de emissões EURO 6. A maioria das versões está equipada com tração integral 4MATIC, enquanto a caixa de nove velocidades automática 9G-TRONIC está equipada em todas as versões do GLC Coupé com exceção da versão híbrida plug-in. O GLC 350 e 4MATIC Coupé está equipado com a caixa de velocidades 7G TRONIC PLUS, que foi especialmente otimizada para veículos híbridos.

O novo GLC Coupé impressiona, mesmo com a sua configuração básica de equipamento, que inclui rodas de liga leve de 45.7 cm (18 polegadas) de diâmetro, Pack Cromado com ponteiras de escape visíveis, tampa do compartimento de bagagens EASY-PACK, sistema multimídia Audio 20 CD, câmara de ré, função de arranque KEYLESS-GO e revestimento em pele sintética ARTICO. Também estão incluídos de série vários sistemas de assistência tais como o COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, o Assistente de Ventos Laterais, o Assistente de Faróis, ATTENTION ASSIST e ESP® com Assistente Dinâmico em Curva. Os níveis de conforto e de segurança podem ser significativamente melhorados através dos adicionais sistemas de assistência à condução.

A Mercedes-Benz também oferece uma vasta seleção de equipamentos opcionais para o novo modelo. Os clientes poderão escolher entre a linha de equipamento AMG Interior e Exterior, EXCLUSIVE Interior e Pack Night. As jantes de liga leve AMG salientam o visual e a dinâmica do veículo com as suas jantes 48.3 cm (19 polegadas) ou de 50.8 cm (20 polegadas) de diâmetro com várias medidas de pneus. As jantes de liga leve estão disponíveis em várias versões de design atrativas. Um sistema de escape desportivo opcional para as versões com motor a gasolina, que proporciona um som de escape desportivo.

Outros opcionais e equipamentos exclusivos estão disponíveis, tais como, a linha de equipamento AMG Line com rodas de liga leve AMG de 50.8 cm (20 polegadas) com várias medidas de pneus, pinturas de acabamento atrativas designo e revestimento dos bancos em pele de duas cores, esta versão especial torna o SUV Coupê num automóvel extremamente especial que atenção por onde passa.

Além do elevado apelo esportivo e estético do modelo, o GLC Coupê também impressiona com várias características de grande utilidade. Com uma capacidade que varia desde 491 aos 1205 litros, o compartimento de bagagens lidera este segmento de mercado. E a disponibilidade de espaço no compartimento dos ocupantes dianteiros e traseiros também coloca o GLC Coupé ao mesmo nível do multifacetado GLC no que ao conforto diz respeito. A altura das portas, o espaço para os ombros, para os cotovelos e para as pernas, são todos idênticos.

Mantendo a tradição Mercedes-Benz, a carroçaria forma um espaço de segurança exemplar durante um eventual impacto. Um habitáculo seguro de alta resistência, forma o núcleo deste conceito. O habitáculo inclui zonas de deformação especialmente concebidas e testadas, que asseguram a segurança máxima dos ocupantes em virtude das trajetórias otimizadas de propagação da força de impacto, e através de uma combinação de componentes de alumínio fundido com aços de alta resistência.

Adicionalmente aos cintos de segurança de 3 pontos com pré -tensores pirotécnicos e limitadores de esforço dos cintos de segurança para o condutor e passageiros na frente e atrás, onde estão incorporados vários airbags para proteger os ocupantes do veículo em caso de acidente. Estes incluem os airbags laterais combinados tórax/bacia para o condutor e passageiro dianteiro, um airbag de cortina otimizado que abrange os passageiros dos bancos dianteiros e traseiros, os airbags laterais opcionais para os bancos laterais traseiros, e um airbag para os joelhos do condutor.

Imagens e Informações gentilmente cedidas pela Mercedes-Benz Portugal

#MercedesBenz

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !