• Revista Publiracing

ANPTRILHOS elege concelho diretor para o biênio 2016-2018


O novo Conselho Diretor da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) assumiu a gestão do biênio 2016-2018 nesta 2ª feira (01/02), em Brasília (DF), com a presença do secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes. Joubert Flores foi reeleito presidente do Conselho Diretor.

Para o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, “a Associação tem um papel importante no sentido de facilitar a aproximação entre as operadoras e a troca de informações e experiências, além de colocar em pauta, para discussão na sociedade e articulação institucional, assuntos relevantes para o desenvolvimento de soluções em mobilidade urbana”.

“A ANPTrilhos completou 5 anos e, ao longo desse tempo, cresceu e se estruturou, despontando como a representante dos operadores metroferroviários de passageiros”, ressalta Joubert Flores, Presidente do Conselho da ANPTrilhos. Entre os planos para a nova gestão, o executivo destaca que um dos objetivos da ANPTrilhos é desenvolver estudos, em parcerias com universidades e instituições, que quantifiquem os benefícios econômicos e sociais do transporte sobre trilhos. “Esses estudos vão dar subsídios para que os formadores de opinião e tomadores de decisão possam desenvolver projetos envolvendo esse modal, que contribuam de forma efetiva para a melhoria da mobilidade urbana dos cidadãos brasileiros”, explica Joubert.

O secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes, participou da primeira reunião da nova gestão da ANPTrilhos. “A Secretaria quer agradecer à Diretoria que concluiu o mandato, na certeza de que essa nova Diretoria vai dar continuidade a esse trabalho em conjunto, que tem gerado pontos positivos, como o treinamento do nosso pessoal, dando maior legitimidade ao trabalho do Governo Federal junto ao setor”, declarou o secretário.

A ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, criada com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil. A Associação congrega os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos, indústrias e entidades do setor.

Os associados da ANPTrilhos são atualmente: MetrôRio, SuperVia, Metrô de São Paulo, CPTM, Metrô-DF, CBTU, Trensurb, ViaQuatro, CCR Metrô Bahia, VLT Carioca, Metrô de Fortaleza, CTB, Move São Paulo, Alstom, CAF, T´Trans, IAT Pandrol, Thales, Hyundai Rotem e Abifer.

O setor de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil movimenta quase 10 milhões de passageiros ao dia, com um total de 2,9 bilhões de passageiros ao ano. Atualmente, o país tem 20 sistemas urbanos de transporte sobre trilhos, instalados em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal.

A nova Diretoria da ANPTrilhos é composta por:

Joubert Fortes Flores Filho - Presidente do Conselho

João Gouveia Ferrão Neto - Diretor Executivo

Conrado Grava de Souza - Diretor de Planejamento

Humberto Kasper - Diretor Técnico

Harald Zwetkoff - Diretor Institucional

Rodrigo Otaviano Vilaça – Diretor de Novos Mercados

Foto:Sérgio Alberto/CNT

#TRENS #METRÔ #ANPTRILHOS