• Revista Publiracing

24 Horas de Nürburgring, na Alemanha, e o campeonato SUPER GT no Japão, são as presenças oficiais da


Reconhecida mundialmente pelo forte envolvimento com o automobilismo, a SUBARU e a SUBARU Tecnica Internacional (STI), divisão de alta performance da marca e responsável pelo desenvolvimento técnico dos modelos de competição, apresentaram os projetos da Subaru Motorsports para o ano de 2016.

24 Horas de Nürburgring

Pelo nono ano consecutivo, a STI competirá com o modelo SUBARU WRX STI na exigente corrida de resistência 24 Horas de Nürbrugring, que este ano celebra sua 44ª edição em prova que acontecerá entre 26 e 29 de maio, no circuito que dá nome à prova, na Alemanha.

Na edição do ano passado, o SUBARU WRX STI foi o grande vencedor na categoria SP3T (carros com motor turbo de 2.0 litros ou menos), com isso, a equipe totaliza, atualmente, três conquistas nesta categoria: 2011, 2012 e 2015. A meta para as 24 Horas de Nürbrugring deste ano é a segunda vitória consecutiva na SP3T.

A versão 2016 do SUBARU WRX STI que competirá, aproveita ainda mais os benefícios proporcionados pelo baixo centro de gravidade e pelo elevado equilíbrio do motor Boxer, com cilindros horizontalmente opostos, para melhorar a velocidade nas várias curvas do circuito.

A equipe de desenvolvimento da STI criou um veículo ainda mais rápido, com respostas precisas aos comandos do piloto, graças a uma carroceria mais leve, com evoluções aerodinâmicas, maior downforce dianteiro, menor momento de inércia, novos pneus e as novas configurações do motor, este último foi adequado para atender ao novo regulamento.

A exemplo do ano passado, Hideharu Tatsumi será o diretor da equipe, sendo responsável pelo comando do grupo e do desenvolvimento do carro. Os pilotos do WRX STI na edição 2016 da 24 Horas de Nürburging serão: Hideki Yamauchi (Japão), Marcel Lasée (Alemanha), Carlo van Dam (Países Baixos), e Tim Schrick (Alemanha).

Super GT Series

A SUBARU participará da temporada 2016 do campeonato Super GT Series, considerada a categoria mais importante do automobilismo japonês. A marca competirá com o SUBARU BRZ GT300, Destaque para os novos pneus, carroceria mais leve, além de evoluções na aerodinâmica e no motor.

O chefe de equipe será Hideharu Tatsumi, da STI, que trabalhará em conjunto com a “R&D SPORT”. A dupla de pilotos para a temporada deste ano será composta por Takuto Iguchi e Hideki Yamauchi.

Global Rallycross Championships

A STI fornecerá também suporte técnico para a equipe SUBARU Rally Team USA, que compete no Global Rallycross Championships.

Para a temporada deste ano, a STI fornecerá apoio técnico nas áreas de desenvolvimento do motor priorizando a robustez, redução do peso da carroceria, melhoras na rigidez e otimização do momento de inércia.

Sobre a SUBARU Tecnica International (STI)

A STI foi criada em 1988, para ser a divisão esportiva da SUBARU. Em 1989, um SUBARU Legacy de primeira geração, preparado pela STI, quebrou o recorde mundial de velocidade certificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para o percurso de 100 mil quilômetros. A partir de então, a STI entrou no Campeonato Mundial de Rali, obtendo três títulos entre os construtores e três campeonatos com os pilotos Colin McRae, Richard Burns e Petter Solberg.

Imagens : Divulgação

#SUBARU #SUBARUSTI