• Revista Publiracing

Motor Boxer 2.0 Turbo do Subaru WRX, é eleito um dos melhores nos EUA


Pelo segundo ano consecutivo entre os escolhidos, a motorização da Suvaru foi selecionada entre 31 concorrentes, se destacando, principalmente, pelo baixo consumo de combustível e elevada performance.

O motor Boxer “FA20” 2.0 litros turbo, de quatro cilindros horizontais contrapostos e injeção direta de combustível (tecnologia “DIT”), que equipa o sedan esportivo SUBARU WRX, importado com exclusividade pela CAOA para o Brasil, foi eleito, pela segunda vez consecutiva, como um dos vencedores do prêmio “10 Best Engines”, concedido pelo conceituado jornal norte-americano WardsAuto, especializado no setor automotivo.

Essa é a quinta vez que a SUBARU conquista o prestigioso prêmio “10 Best Engines”, do WardsAuto. Os dois primeiros foram em 2004 e 2010, com o motor Boxer, quatro cilindros, 2.5 litros, turbo (batizado de “EJ25”). O terceiro, em 2013, para o motor Boxer 2.0 litros, turbo, quatro cilindros (“FA 20”). E, o quarto prêmio foi concedido ao propulsor Boxer “FA20”, quatro cilindros horizontais, turbo, com 2.0 litros e injeção direta “DIT”.

A exemplo do modelo sedan esportivo SUBARU WRX com tração integral, o motor Boxer “FA 20”, 2.0 litros, turbo, com injeção direta de combustível “DIT”, é um ícone de performance. Ele proporciona a potência máxima de 270 cv a 5.600 rpm, com uma ampla curva de torque, que atinge o seu ápice de 35,7 kgfm entre 2.400 e 5.200 rpm, ao mesmo tempo que oferece baixo nível de consumo de combustível.

Para concorrer ao prêmio “10 Best Engines”, do jornal especializado WardsAuto, o motor ou conjunto propulsor deve ser totalmente novo ou ter passado por um significativo trabalho de reengenharia, além de ser oferecido no mercado norte-americano em veículos de até US$ 61 mil.

Na edição deste ano, o júri, composto pelos editores do WardsAuto, avaliou 31 motorizações, analisando criteriosamente atributos como: potência, torque, economia de gasolina, níveis de emissão de ruídos e vibrações, entre outros.

Referência mundial em termos de desempenho, o WRX combina, de maneira harmônica, o design esportivo e um potente conjunto mecânico. O novo motor que contribui para o baixo centro de gravidade, aumentando a estabilidade e auxiliando para uma condução mais esportiva e segura, trabalha em conjunto com o sistema de tração integral Symmetrical All-Wheel Drive e o câmbio automático Sport Lineartronic, que proporciona uma troca suave de marchas, mantendo sempre o propulsor na rotação ideal, levando em conta a carga do motor e as condições de rodagem, além de se adaptar ao tipo de condução do motorista.

O SUBARU WRX é vendido em versão única de acabamento e conta com uma ampla lista de equipamentos de série, que inclui: teto solar elétrico, faróis de xenônio e assinatura em LED com lavador de farol, rodas esportivas de liga leve aro 18”, dupla saída de escapamento com ponteiras esportivas, revestimento dos bancos em couro com duas opções de cor, ar-condicionado dual zone, sistema keyless de abertura, travamento das portas e partida do motor, câmera para auxílio em marcha à ré, controle eletrônico de velocidade com comandos no volante, pedaleiras

esportivas com acabamento em alumínio, rádio multifunção com tela touch screen, sistema de áudio Harman/Kardon® com entrada USB/Bluetooth® para dispositivos eletrônicos externos e detalhes de acabamento em carbono.

Fotos: Divulgação

#SUBARU #SUBARUWRX