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Revista Publiracing

Empresas do segmento metroferroviário apostam na tecnologia e inovação para ampliar perspectivas de


Tecnologia, inovação e perspectiva de novos negócios marcaram o segundo dia da NT Expo - 18ª Negócios nos Trilhos, principal evento do setor metroferroviário da América do Sul, que acontece até amanhã em São Paulo. O cenário de instabilidade econômica e política preocupa, mas a iniciativa privada mantém, mesmo com cautela, um horizonte de investimentos para fomentar o crescimento da malha metroferroviária no País nos próximos anos.

A MRS Logística é um exemplo de empresa que trabalha com a perspectivas positivas, como afirmou o diretor presidente Guilherme Segalla de Mello. “Hoje, 35% da nossa movimentação é do escoamento de minério. Nosso desafio é ampliar o transporte de cargas novas, pois há sempre o potencial de fazer mais. O crescimento do transporte de açúcar vem nos surpreendendo”, disse.

Júlio Fontana Neto, CEP da Rumo-ALL, também destacou os investimentos que o grupo vem fazendo e o foco em inovação nas operações ferroviárias: “Vamos receber em breve a nova locomotiva da GE para ferrovias de bitola grande, como a da Serra do Paranaguá, que tem grande inclinação”.

Já a Alstom aproveitou a NT Expo para expor ao público qualificado da feira os detalhes sobre a nova linha de produção dedicada ao Citadis, o novo modelo de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), em Taubaté, no Interior de São Paulo. A nova fábrica tem cerca de 16 mil metros quadrados e é capaz de produzir de 7 a 8 trens por mês. A empresa já vendeu 1.900 Citadis para 49 municípios ao redor do mundo, que já estão em circulação e transportam mais de 6 bilhões de passageiros. “Mais do que um modelo de transporte, o Veículo Leve sobre Trilhos redesenha as cidades e oferece à população uma mobilidade sustentável, confortável e acessível. Essa tendência está começando agora no Brasil e, por isso, a Alstom investiu em uma nova linha de produção, para acompanhar novos projetos de VLTs”, disse o vice-presidente sênior da Alstom Transport na América Latina, Michel Boccaccio.

O grande destaque da AmstedMaxion na NT Expo é a apresentação do novo vagão Hopper tri articulado, desenvolvido em parceria com a Greenbrier e Amsted Rail. Possui o carregamento e a descarga automatizados, que possibilitam o acionamento das tampas de carga por meio de um sistema pneumático. “Esperamos, assim, contribuir para uma melhor eficiência no transporte de grãos e açúcar no Brasil”, ressaltou o presidente da AmstedMaxion Hortolândia, Eduardo Scolari.

O foco da Harsco Rail na NT Expo é a apresentação a socadora 6700, equipada com o Tie Finder, que permite operação automática, tem capacidade para socar via corrida e AMVs com precisão mínima de 1/8 de polegada e produtividade de 600 metros/hora. Outro destaque é a Esmerilhadora modelo C, que foi desenvolvida com foco em AMVs, PNs e Metrôs.

O Expo Center Norte em São Paulo recebe até hoje o maior evento do segmento no país.

Foto: Divulgação

#NTEXPO

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