• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Renault E-Dams é favorita em mais uma temporada da Fórmula E


Na primeira temporada da competição a Renault foi a campeã entre as equipes. Agora é ideia é voltar ainda mais forte com um novo motor desenvolvido pela Renault Sport F1.

Quando foi anunciado o lançamento da Fórmula E, dois dos mais ilustres players do automobilismo esportivo francês decidiram se unir na aventura e montar uma equipe. Alain Prost, tetracampeão do mundo de Fórmula 1, e Jean-Paul Driot, fundador da célebre escuderia DAMS, se associaram para criar uma nova estrutura em Le Mans destinada a participar do campeonato 100% elétrico, o Campeonato FIA de FÓRMULA E. O projeto rapidamente recebeu o apoio da Renault, gigante francês da indústria automobilística e, assim, nascia a Renault e.dams.

Com 51 vitórias e 106 pódios, Alain Prost é reconhecido como um dos maiores pilotos de Fórmula 1 da história, e seu duelo lendário com Ayrton Senna faz parte da memória coletiva da categoria. Mas as façanhas do francês não são apenas resultado de sua inegável velocidade ao volante. Inúmeros sucessos de Prost se devem à sua incomparável ciência da corrida.

Sua estratégia refletida da competição e sua atenção aos mínimos detalhes fizeram com que ele fosse apelidado de “Professor”. Agora, Prost dedica suas qualidades e notoriedade como embaixador da Renault ao sucesso da Renault e.dams na Fórmula E.

No comando da escuderia DAMS desde sua criação, em 1988, Jean-Paul Driot levou a escuderia a um grande número de títulos internacionais, principalmente no campeonato GP2 Series, assim como na F3000 que o precedeu, e também na Fórmula Renault 3.5. Ele espera agora encontrar o mesmo sucesso na GP3 Series após ter anunciado que a DAMS participará deste campeonato de alto nível a partir de 2016. Entretanto, seu maior sucesso talvez seja ter descoberto e formado muitos jovens talentos, tendo desempenhado um papel principal no percurso de vários deles, fornecendo o suporte e as competências da DAMS, além de seu apoio pessoal. Nestes últimos anos, ele acompanhou pilotos do calibre de Romain Grosjean, Kevin Magnussen e Carlos Sainz no percurso que os levou à Fórmula 1.

Quando teve a oportunidade de participar do novo Campeonato FIA de Fórmula E, Alain Prost e Jean-Paul Driot imediatamente decidiram unir suas forças para participar desta competição 100% elétrica e revolucionária.

Os dois sócios da Renault e.dams compartilham a mesma paixão pela corrida, ao mesmo tempo em que se mantêm plenamente conscientes dos desafios que a categoria deve enfrentar em matéria de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. E foram justamente estes valores que atraíram a participação da Renault. Líder em mobilidade 100% elétrica com sua gama Z.E., a montadora rapidamente percebeu o potencial da Fórmula E, vitrine ideal para exibir sua expertise em todo o mundo. Envolvida tanto no plano técnico como esportivo durante a temporada inaugural, a marca do Losango fortalece seu compromisso neste ano ao fornecer um novíssimo grupo motopropulsor Z.E. 15, desenvolvido pela Renault Sport F1 em Viry-Châtillon.

Com players de renome como Prost, Driot e Renault, a Fórmula E dispõe de grandes diferenciais para promover um novo tipo de automobilismo esportivo e incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras e aplicáveis aos carros do amanhã.

Os envolvidos na equipe falaram sobre a Fórmula E 

ALAIN PROST

“Ganhar o primeiríssimo título de Equipes da história da Fórmula E nos proporciona sólidas bases no início desta nova temporada. Temos engenheiros competentes e uma dupla de pilotos talentosos. Contando igualmente com um envolvimento ainda maior da Renault ao nosso lado neste ano, pretendemos continuar em uma dinâmica de sucesso na Fórmula E. Vamos começar a campanha 2015/2016 com serenidade, mas sem excesso de confiança.”

JEAN-PAUL DRIOT

“Conquistar o campeonato de Equipes exigiu um bom conhecimento do automobilismo esportivo, uma organização sólida e uma equipe competente. Contando com este primeiro título, estamos felizes ao ver a Renault participar de forma ainda mais intensa ao nosso lado na Fórmula E. Com seu know-how técnico e após uma primeira temporada bem sucedida, o objetivo é naturalmente fazer a dobradinha em 2015/2016.”

CYRIL ABITEBOUL

DIRETOR GERAL DA RENAULT SPORT F1

“Perpetuar o espírito de pioneirismo e inovação da Renault e ter o mesmo sucesso que nas outras categorias depende de uma sinergia de nosso savoir-faire. Ao desenvolver nossa Unidade de Potência da F1, adquirimos competências em matéria de sistemas elétricos que só precisam ser aprofundadas na Fórmula E. Assim, poderemos mostrar o máximo potencial da Renault através de todos os programas de competição.”

Os pilotos da equipe para a segunda temporada que começa dia 24 de Outubro são os mesmos da temporada 2014/2015

NICO PROST

Nascido na cidade francesa de Saint-Chamond, Nicolas Prost (34 anos) tem uma carreira bastante rica e eclética, marcada por experiências nas melhores categorias mundiais, tanto em monopostos como em protótipos esportivos.

Privilegiando os estudos em um primeiro momento, Prost se formou pela universidade americana Columbia de Nova Iorque, antes de se lançar na Fórmula Campus durante a temporada de 2003. Ele compete novamente na categoria no ano seguinte, correndo depois na Fórmula Renault 2.0 com a escuderia Graff Racing. Em 2006, Nicolas ingressa na Racing Engineering e se destaca com uma vitória e seis outros pódios, fazendo com que ele terminasse como o melhor “novato” do campeonato de Fórmula 3 espanhol.

Em 2008, Prost é promovido para as Euroseries 3000, conquistando o título ao apresentar uma regularidade exemplar ao longo das 16 pernas da temporada. Uma qualidade que se revelará essencial um ano mais tarde, quando ele passou para a Endurance, categoria onde a constância desempenha um papel tão importante como a velocidade pura.

Ao passar para a escuderia anglo-suíça Rebellion Racing, Prost participou sete vezes das célebres 24 Horas de Le Mans, tendo como melhores resultados dois quartos lugares na classificação geral conquistados em 2012 e 2014. Ele também brilhou no Campeonato Mundial da FIA de Endurance, na Le Mans Series e na Intercontinental Le Mans Cup.

Entre 2012 e 2013, Nicolas associa seu engajamento em protótipos, como piloto reserva da escuderia Lotus-Renault na Fórmula Um. Neste sentido, ele faz um trabalho de desenvolvimento intenso, principalmente a bordo dos chassis que conquistaram os Grandes Prêmios de Abu Dhabi de 2012 e da Austrália de 2013.

Com uma atuação bastante dinâmica, Prost ingressa na escuderia Renault e.dams para participar da temporada inaugural do Campeonato FIA de Fórmula E, cujo lançamento acontece em Pequim, em 13 de setembro de 2014. Autor da primeiríssima pole position na história da categoria, Nicolas conquista consecutivamente uma segunda pole, um mês mais tarde, na Malásia. O francês termina em segundo em Buenos Aires, antes de conquistar o ePrix de Miami e fazer a melhor volta da corrida em Long Beach, logo em seguida.

Único piloto a ter marcado pontos durante as 11 pernas da temporada inaugural da Fórmula E, Nicolas ingressa na nova temporada com a vontade de mostrar toda sua garra.

“É muito bom poder continuar com a Renault e.dams nesta segunda temporada do Campeonato FIA de Fórmula E. A estabilidade é um elemento essencial em toda escuderia. Todo mundo se conhece muito bem e é muito mais fácil trabalhar com as mesmas pessoas na mesma estrutura. Estou ansioso para ver o que somos capazes de alcançar neste ano com o novo propulsor Renault, principalmente após ver os resultados promissores dos primeiros testes.”

SÉBASTIEN BUEMI

Com 26 anos recém-completados, Sébastien Buemi já apresenta uma fantástica lista de premiações e brilha nas categorias máximas do automobilismo esportivo, tanto em monopostos como em protótipos. O suíço começou em provas de karting aos oito anos de idade, antes de ascender rapidamente aos degraus do automobilismo esportivo europeu. Em 2004, a Red Bull incluiu Sébastien em seu programa para jovens pilotos, após seus primeiros sucessos na Fórmula BMW.

Buemi segue uma bela dinâmica na Eurocup Fórmula Renault 2.0, onde ele obtém uma vitória, seguida da A1GP e Fórmula 3. Depois, ingressa nas GP2 Series, considerada oficialmente a última etapa antes da Fórmula Um. No início de 2009, a Escuderia Toro Rosso confirma seu nome como piloto oficial para a temporada seguinte da Fórmula 1. O suíço não demora a impressionar, marcando os primeiros pontos a partir de seu início em Melbourne.

Sébastien disputa três temporadas completas com a escuderia italiana, tendo também feito a largada em 55 Grandes Prêmios. Neste ano, ele ocupa o papel de piloto reserva oficial da escuderia Red Bull Racing, pela quinta temporada consecutiva.

Em 2012, Sébastien participa de suas primeiras 24 Horas de Le Mans, apoiando Anthony Davidson e Stéphane Sarrazin na Toyota. No ano seguinte, ele continua com a escuderia japonesa e faz uma temporada completa no Campeonato Mundial da FIA de Endurance. Em 2014, Buemi e Davidson conquistam quatro vitórias e sete pódios em oito corridas, conquistando o título de Pilotos do WEC.

Bastante polivalente, Sébastien é posteriormente confirmado na Renault e.dams, para participar do primeiríssimo Campeonato FIA de Fórmula E da história. Com três vitórias, várias pole positions, dois outros pódios e uma melhor volta da corrida, Buemi é um dos grandes nomes da temporada inaugural, terminando com o título de vice-campeão. O suíço tentará subir ao último degrau do pódio a partir deste ano, ao mesmo tempo em que ajudará a Renault e.dams a manter sua coroa no campeonato de Equipes.

“Para mim, é um grande prazer continuar a aventura na Fórmula E com toda a equipe Renault e.dams: existe um excelente ambiente e nos entendemos muito bem em meio à equipe. A estrutura está um pouco maior nesta temporada, mas receber o apoio de uma montadora fortalece ainda mais a escuderia. Ficamos ainda mais confiantes após nossas belas performances nos testes oficiais, mesma é ainda muito cedo para fazer prognósticos. Que venha o início da temporada!”

Fotos: Renault E-Dams Press

#RENAULT #FÓRMULAE

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço