• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Ducati 1299 Panigale chega ao Brasil em Março de 2016


A família da Ducati Superbike apresentou uma grande novidade na categoria durante o Salão Duas Rodas 2015: a 1299 Panigale. Evolução da premiada 1199, a última geração das motocicletas Ducati se baseia em modernas soluções de engenharia e design, tornando o conceito de Superbike para as estradas e pistas ainda melhor.

Com mais torque e mais potência, a 1299 Panigale é mais fácil e segura de pilotar, graças ao uso de soluções inovadoras concebidas pela Ducati Corse, permitindo que pilotos do dia a dia experimentem a tecnologia dos campeões mundiais fora das pistas de competição.

A 1299 Panigale dispõe do motor Superquadro de 1.285 cm³, com um virabrequim com o curso curto e pistões de 116 mm combinado com o comando desmodrômico, sendo o mais avançado e potente motor de dois cilindros produzido no planeta.

O modelo também evoluiu em termos de configuração do chassi: o inovador monocoque em alumínio dispõe agora de um ângulo de coluna de direção de 24° que garante maior agilidade nas curvas, enquanto que o eixo do garfo é 4 mm mais baixo permitindo maior tração traseira nas mais variadas situações.

O novo kit eletrônico, projetado especificamente para a 1299 Panigale e integrado nos três diferentes Riding Modes, elevam ainda mais o seu desempenho. Graças à presença da Unidade de Medição Inercial (IMU), o Cornering ABS se torna disponível, junto com o Ducati Wheelie Control (DWC) e, na versão S, o Öhlins Smart EC, um sistema de controle baseado em situações de uso da suspensão. Além disso, o Ducati Quick Shift (DQS) agora funciona durante a redução de marchas, melhorando o desempenho nas pistas e facilitando o seu uso diário.

Na 1299 Panigale, as funções Ducati Traction Control (DTC), Ducati Wheelie Control (DWC) e Engine Brake Control (EBC) foram otimizadas através de um sistema de calibragem automático, que facilita na troca de tamanhos de pneu e na troca da relação de transmissão final.

Cada pequeno detalhe da 1299 Panigale é uma homenagem à lendária tradição competitiva da Ducati, que destaca o seu design prático e incrivelmente atual que também segue os passos da 1199 Panigale premiada com Compasso d'Oro.

Além de melhorar a aerodinâmica, a larga carenagem do bico e a bolha mais resistente tornam a nova 1299 Panigale ainda mais arrojada, devido às amplas admissões de ar frontais.

A nova carenagem traseira, dividida em duas seções, completa a forma da 1299 Panigale, que também possui novos espelhos e dutos laterais. Além disso, a 1299 Panigale vem com um banco novo e mais confortável e com apoio para os pés de alumínio usinado, proporcionando uma maior aderência.

A Ducati também apresentou a Panigale R, que nada mais é do que a base homologada das suas motocicletas para o World Superbike. Trata-se essencialmente de uma moto de corrida.

Equipada com o motor Superquadro de 1.198 cm³, se mantém dentro dos limites de cilindrada do Superbike. Ostenta válvulas e hastes de admissão e de escape de titânio, pistões de dois anéis e um virabrequim extremamente leve que é balanceado com aplicação de tungstênio. Tudo isso garante uma potência máxima de 205 hp a 11.500 rpm e um torque de 136,2 Nm a 10.250 rpm.

A Panigale R vem com uma suspensão mecânica Öhlins, um monobraço ajustável e a mesma tecnologia eletrônica empregada na 1299 Panigale, assim como uma bateria de íon de lítio, o que significa uma redução de peso de mais de 2 kg, resultando em um total de 6 kg a menos do que a 1199 Panigale R fazendo-a ter somente 162kg de peso seco.

Toda linha 1299 Panigale /1199 Panigale R vem com pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP. Essas são as versões de estrada dos pneus utilizados no campeonato Superstock 1000 FIM: 120/70 ZR17 na parte dianteira e 200/55 x ZR17 na parte traseira.

A 1299 Panigale/ 1199 Panigale R serão montadas no Brasil e vendidas a partir de Março de 2016 nas concessionárias Ducati.

Características dos dois modelos

1299 Panigale

Cor: Vermelho Ducati com aros de rodas pretos

Novo motor de 1.285 cm³

Novo kit eletrônico com Unidade de Medição Inercial (IMU)

Riding Modes (Race, Sport, Wet)

Pacote de Segurança da Ducati (Cornering ABS, DTC)

DWC, EBC, DQS para cima/para baixo

Sistema de calibragem automática do tamanho do pneu e da relação de transmissão final

Amortecedor de direção Sachs

DDA+ GPS compatível

Instrumentação TFT (Thin Film Transistor) com indicador de ângulo de inclinação

1199 Panigale R

Cor: Cor Vemelho Ducati com faixas brancas especiais versão "R" com aros de roda pretos

Motor de 1.198 cm³ com componentes derivados do Superbike

Novo kit eletrônico com Unidade de Medição Inercial (IMU)

Riding Modes (Race, Sport, Wet)

Pacote de Segurança da Ducati (Cornering ABS, DTC)

DWC, EBC, DQS para cima/para baixo

Sistema de calibragem automática do tamanho do pneu e da relação de transmissão final

Suspensão mecânica Öhlins (garfo NIX30, absorvedor de choques TTX36)

Rodas superleves de alumínio forjado

DDA+ GPS e visualização do ângulo de inclinação

Bateria de Íon de Lítio

Botões auxiliares para ajuste de DTC, DWC, EBC

Amortecedor de direção Öhlins ajustável

Instrumentação TFT (Thin Film Transistor) com indicador de ângulo de inclinação

Escape integralmente em titânio Akrapovic

Fotos: Ducati Press

#DUCATI

Laja Revista Publiracing