• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Sucesso de público, Expresso Turístico Paranapiacaba completa 5 anos com média de 98% de ocupação


Para garantir viagem, os bilhetes devem ser adquiridos com dois meses de antecedência

No dia 20 de Setembro, o Expresso Turístico Paranapiacaba comemorou cinco anos de operação. Sucesso de público, o passeio tornou-se o destino mais procurado entre os três roteiros disponibilizados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Para se ter ideia, desde 2012, a média de ocupação nas viagens é de 98%. Para garantir o passeio, os turistas devem comprar o bilhete com pelo menos dois meses de antecedência. Em cinco anos, o Expresso Turístico Paranapiacaba transportou 36.163 mil turistas em 214 viagens.

O passeio é feito a bordo de um trem, composto por uma locomotiva da CPTM e dois carros fabricados no Brasil na década de 60. O percurso de 48 Km tem 1h30 de duração e é realizado ao longo da atual Linha 10-Turquesa, com monitores dando informações históricas sobre a ferrovia.

No dia da viagem, o passageiro tem a opção de embarcar às 8h30 na Estação Luz ou às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa). O retorno ocorre às 16h30.

Localizada no município de Santo André, Paranapiacaba é uma vila de arquitetura inglesa, que testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil. Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região alta, onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889, e diversas opções de trilhas para os aventureiros.

Em Paranapiacaba é possível, por exemplo, encontrar a segunda locomotiva mais antiga do Brasil em operação, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Sobre os roteiros

Os três roteiros do Expresso Turístico, criado pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) em parceria com a Secretaria do Turismo, são: Luz-Jundiaí (viagem em três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (mensal, no segundo sábado) e Luz-Paranapiacaba (todos os domingos).

Desde o início da operação do 1º Expresso Turístico, em abril/2009 até agosto/2015, já foram transportados 95.131 turistas em 619 viagens realizadas para os três destinos. Em 2014, manteve-se a média de mais de 15 mil turistas nos três roteiros e até agosto deste ano já foram cerca de 11 mil.

O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 39,50, exceto para os embarques na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 36,00. O bilhete é vendido das 6h às 18h30, todos os dias, na bilheteria da Estação Luz, localizada no acesso à Pinacoteca, e na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André. Há descontos de 50% na compra de até três passagens para acompanhantes.

Para mais informações, acesse o site: http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Trajetos/Paginas/Trem-Expresso-Paranapiacaba.aspx

PUBLIRACING

#CPTM #TURISMO #LAZER

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !