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Revista Publiracing

A emblemática sigla GTi de novo nas pistas

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Na Europa as marcas sempre levaram muito a serio o perfil de seus clientes, suas preferências, e muito particularmente, quanto desenvolvem produtos para o mercado dos carros esportivos.

Uma das responsáveis por essa tendência foi a Peugeot, que lançava no inicio dos anos 80, o 205 GTi, que dividia corações com o VW Golf GTi e o XR3i da Ford, só para citar três exemplos emblemáticos.

A partir daí muitos foram os modelos da marca do leão que ostentavam essas três letras, GTi. Sempre foram as versões mais esportivas, e que, além de tecnicamente mais apelativos, chamavam também a atenção pelo seu visual.Invariavelmente esses modelos foram parar nas pistas, utilizados em ralis e outras competições.

Por aqui sempre estivemos muito longe da vitalidade do mercado europeu, com gestões pouco claras e retrógradas, e que hoje, escancaradamente se mostram ter sido equivocadas. Mas isso é conversa para outro dia. Agora vamos às coisas boas.

A PEUGEOT SPORT desenvolveu ao longo dos últimos meses a versão de pista para o 308 GTI, que inicialmente vai ser direcionado para as diversas competições monomarca que são disputadas atualmente na Europa com o modelo RCZ.

Equipado com o mesmo motor THP do 308 GTi da PEUGEOT SPORT, o 308 Racing Cup já produz 308 cavalos de potência (38 cavalos a mais do que a versão de rua do 308 GTi) isto após a primeira fase de seu desenvolvimento.

Com uma aparência naturalmente mais agressiva,: graças as suas rodas mais largas, a lateral do carro ganhou novos contornos, deixando o esportivo com um visual inconfundível. Essa é a principal razão para a maior largura total, que foi estendida para 1.910 mm – 106 mm a mais que 308 GTi. O spoiler na traseira do modelo foi inspirado na regulamentação do WTCC.

Os para-choques dianteiro e traseiro e o difusor são específicos para o 308 Racing Cup e aumentam sua eficiência aerodinâmica com um toque agressivo. Nessa mesma linha, suas rodas de 18 polegadas podem ser calçadas em pneus lisos ou piso molhado.

Com a incorporação do turbo usado no 208T16, o PEUGEOT 308 Racing Cup já ultrapassou a potência de 308 cavalos. Ainda em curso, o desenvolvimento desse trabalho vai oferecer a oportunidade de produzir ainda mais potência para um desempenho radical.

O PEUGEOT 308 Racing Cup incorpora elementos da suspensão do 308 GTi, como o pivô e a travessa traseira. Para adaptar o carro para as pistas, os engenheiros da marca também promoveram uma série de alterações, como pinças de freio com seis pistões e a transmissão sequencial de seis velocidades, que pode ser acionada por aletas atrás do volante.

O pesa do carro preparado para competição, ficará restrito à faixa entre 1.000 kg e 1.050 kg.

O PEUGEOT 308 Racing Cup estará disponível para venda na Europa no fim de 2016. A intenção é que o carro suceda o RCZ Racing Cup nos campeonatos em disputa e nas séries de corrida de modelos esportivos, como VLN na Alemanha, CER na Espanha, CITE na Itália e BGDC na Bélgica, ou mesmo nos campeonatos de endurance.

O PEUGEOT 308 Racing Cup aparecerá no palco do Salão do Automóvel de Frankfurt, entre 17 e 27 de setembro. O público poderá acompanhá-lo em ação no circuito de Paul Ricard, na França, durante a volta de demonstração na final do GT Tour de 2015, nos dias 24 e 25 de outubro.

Deixo agora a informação técnica do modelo

Motor

Tipo: 1.6 litro THP do 308 GTi da PEUGEOT SPORT (turbocompressor do 208 T16);

Potência máxima: pelo menos 308 cavalos;

Capacidade cúbica: 1.600 cc;

Diâmetro do escape: 70 mm;

Tanque de combustível: normal;

Injeção de combustível: direta, alta pressão.

Transmissão: Caixa sequencial de seis velocidades.

Chassis

Estrutura: carroceria reforçada por solda multiponto homologada FIA;

Corpo: para-choques específicos na dianteira e na traseira; janelas de policarbonato e de tela na traseira;

Peso: mínimo: 1.000 kg / máximo: 1.050 kg;

Divisão de peso dianteira / traseira: 63% / 37%.

Dimensões

Comprimento: 4.288 mm (sem incluir asa traseira do WTCC);

Largura: 1.910 mm;

Entre-eixos: 2.620 mm;

Para-choques dianteiros e traseiros específicos.

Aerodinâmica

Difusor dianteiro;

Asa traseira com especificação do WTCC.

Rodas

Rodas específicas: 10” x 18”;

Pneus para pista seca e molhada (27/65).

PUBLIRACING

Foto - Peugeot Press

#PEUGEOT

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