top of page
Peugeot 308 Griffe turbo THP 
Peugeot 308 Griffe Turbo THP
Revista Publiracing

Texto: Artur Jorge Semedo

Imagens: Revista Publiracing

Peugeot 308 Griffe 1.6 THP, uma referência em qualidade, elegância e prazer de dirigir.

 

Faz praticamente um ano, a Peugeot chegava com um novo visual para sua linha 308. As principais alterações são especialmente visíveis na frente do modelo, que passou a impressionar pela beleza, e esportividade, através de curvas elegantes, faróis que se encaixam de forma harmoniosa na carroceria do carro, com a adição das luzes diurnas de Led. Para dar o toque final no charme tipicamente francês, bonitas rodas de aro 17 que montam pneus 225/45 R17.

Ainda antes de continuar a descrever as sensações sentidas ao longo dos dias em que avaliámos o 308, uma breve volta ao passado, para relembrar um editorial escrito por mim no inicio de 2016, eu falava da ainda ingrata imagem que os carros do grupo PSA ( Peugeot e Citroen ) muitas vezes despertam no consumidor brasileiro. Problemas de décadas atrás, quando o mercado automotivo era bastante diferente no Brasil, ainda influenciam negativamente, na decisão do menos informado comprador. Focando esta matéria na marca do modelo avaliado, a Peugeot é uma das montadoras que melhor transporta atualmente a qualidade de outros mercados para suas ofertas no Brasil. A exemplo de outros produtos da marca, o 308 1.6 turbo THP, é moderno, tecnológico, confortável e seguro, tornando esta escolha uma elevada referência frente a seus concorrentes. Uma já vaste rede de concessionárias espalhadas por todo o país, e produtos que raramente necessitam visita a uma delas, a não ser nas obrigatórias revisões preventivas, devem ser motivos mais que suficientes para uma escolha tranquila do novo carro que vai ocupar o espaço em sua garagem.

A confiança que os novos clientes da marca vêm sentindo nestes últimos anos, têm diminuindo os índices de desvalorização dos modelos da Peugeot, aumentando seu valor de revenda e melhorando o preço do seguro, ainda alto, sintomas da comprovada confiabilidade nos produtos da marca e sua assistência pós venda.

Voltando ao nosso 308 e já que falámos em levar para casa, o preço da versão testada pela Revista Publiracing, está definido pela marca em R$ 88.080,00 (a vista).

Com esse dado fica claro que nosso Peugeot 308 Griffe THP, a versão mais completa, não e barato. Para justificar esse preço a Peugeot carregou ele de tecnologia de entretenimento, segurança, e muito conforto. O hatch oferece GPS, ar-condicionado de duas zonas, tela sensível ao toque, Tecnologia Mirror Screen, que espelha seu celular na tela do carro, o Link MyPeugeot, que permite ter em seu celular todas as informações sobre seu 308, como um painel de bordo, e onde podemos observar médias de consumo, autonomia, quilómetros rodados ente muitas outras informações.

O interior é elegante, confortável e muito espaçoso, com um delicioso teto panorâmico, que permite, especialmente para os ocupantes do banco traseiro, e em viagem noturna, um convite à observação exterior e do quanto o momento viagem de carro pode, e deve, ser prazeroso.

Juntamos a tudo isso sistema de fixação de cadeirinha Isofix de série, bancos de couro, com encosto de braço para os ocupantes dos bancos dianteiros, sensores de estacionamento na frente e na traseira, com câmera de ré, sistema que aciona o limpa para-brisas de forma automática quando chove, e ainda função crepuscular dos faróis.  Para auxiliar sua visão noturna ou em situações de visibilidade prejudicada pela neblina, o 308 vem com dois faróis muito bem integrados na frente.

Outra função disponibilizada é o regulador e limitador de velocidade, que facilita em avenidas e rodovias carregadas de radares, e que ao mínimo descuido, nos pregam uma partida nada agradável. Ao escolher sua velocidade, observe o mudo à sua volta e deixe que o Peugeot se preocupa em não ultrapassar a velocidade máxima permitida.

O pacote de segurança adiciona ainda seis airbags, quatro freios a disco e sistema de controle de estabilidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O motor é dianteiro, transversal, de 4 cilindros, com 16V, comando duplo, turbo, injeção direta, e desde 2015, flex, o que apesar do preço nas alturas do etanol brasileiro, entrega essa nova tendência de motores que permitam os dois tipos de combustível, gasolina e etanol.

A cilindrada é de 1.598 cm³, com 173 cv a 6 mil rpm. O torque 24,5 kgfm a 1.750 rpm.

Utilizando o câmbio automático, notámos uma diferença em relação ao anterior câmbio que conhecíamos da marca, sendo fácil observar um melhor escalonamento das marchas, tornando este importante componente mecânico, mais suave, correto e preciso. Com essa correção, são nítidos os resultados também em termos de consumo. Em nosso teste percorremos com o Peugeot 308 1.6 Turbo, 70% dos quilómetros em rodovia, e os restantes 30% em cidade. Nossa equipe conseguiu uma média de 12,2 Km/L, resultado que definimos como muito bom, até pelas expectativas que tínhamos, particularmente pelos testes já realizados por outros colegas. O tanque de 60 litros nos permitiu uma autonomia superior a seiscentos quilómetros, o que não deixa de ser mais um importante fator de praticidade oferecido.

Ajudando no conforto de dirigir nosso hatch, a nova suspensão, Independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, e com as alterações realizadas pela marca para esta última versão do 308, absorvem muito bem e de forma correta todas as surpresas das rodovias brasileiras.

Momento de ressaltar o ponto que deve ser melhorado pela Peugeot, a direção assistida de forma eletro-hidráulica, não é muito suave em manobras na cidade, questão menos preocupante na rodovia, onde essa dureza ajuda inclusivamente na precisão.

Pessoalmente gostamos do volante mais robusto como é o caso do Peugeot 308, no entanto, e aqui cabe mais uma vez uma opinião que pode ser muito particular, os diversos comandos adicionais em duas hastes atrás do volante, poderiam ser transferidos para o volante, pela praticidade e até segurança em sua utilização.

Referências finais para alguns dados importantes e adicionais em relação ao nosso modelo. O peso do modelo é de 1.328 kg. Como dimensões, o comprimento de 4,29 m; Largura: 2,06 m; Altura: 1,51 m, e Entre-eixos: 2,6 m. Quase esquecíamos uma referência importante para muitas famílias, o espaço do bagageiro, que disponibiliza entre 420 e 430 L de espaço útil.

Como resumo de nossa avaliação, destacamos a habitual qualidade de acabamento da Peugeot, que em mais um pacote de muito conforto e segurança, entrega um produto familiar e que pode até ser um pouco mais esportivo se o condutor assim o desejar, e que para nós assim como seu irmão maior 408 são as referências perante seus concorrentes.  

 

 

Click nas imagens para ampliar

Peugeot 308 Griffe Turbo THP
Peugeot 308 Griffe Turbo THP
Peugeot 308 Griffe Turbo THP
bottom of page