Citroen C3 1.2 Pure tech Tendance 
Revista Publiracing

Texto: Artur Jorge Semedo

Imagens: Divulgação Citroen ( Interior ) e Revista Publiracing

Citroen C3 1.2 Pure Tech Tendance, eficiente e confortável.  

 

Chegado recentemente ao mercado brasileiro, o Citroen C3 disponibilizado com o motor 1.2 Pure Tech, vem junto com o seu “primo”, Peugeot 208, revolucionar o mercado brasileiro.

Neste momento nosso leitor se interroga. Mas visualmente não existem grandes alterações, como pode então um produto aparentemente já conhecido e sendo um compacto, ser revolucionário. Pode, mas sua principal novidade se esconde sob o capô dianteiro na forma de um dos componentes mais importantes de um veículo automóvel, o motor.

 

Este três cilindros em linha, 1.2 Pure Tech do grupo PSA é surpreendente, com um comportamento muito eficiente, e principalmente muito econômico.

São 90 cavalos de potência e 12,9 kgfm de torque, disponíveis às 2.750 rpm,  no 12 cilindros que vai surpreender quem busca economia, e aquele motorista que coloca na ponta do lápis suas despesas mensais com combustível.

Após esta breve introdução, vamos iniciar nossa viagem pela observação externa.

Esteticamente a linha 2017 não trás grandes novidades, no entanto, fica claro que os retoques introduzidos o mantêm atual.

 

Produzido em Porto Real (RJ), e vendido por R$ 52.690 o C3 tem alguns pormenores que dão charme ao pequeno francês, como o panorâmico parabrisa Zenith, que amplia a sensação de sofisticação do compacto de entrada da marca no país.

Já no interior, o condutor consegue facilmente uma correta posição para dirigir, permitindo fácil acesso aos principais comandos do interior do veículo.

 

A unidade testada por nós vinha equipada com a ótima central multimídia, com tela de sete polegadas sensível ao toque e espelhamento por CarPlay e Mirror Link, e ainda o ar condicionado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comodamente instalados, damos inicio ao teste dinâmico ao C3. 

A realidade é que começamos a avaliação  condicionados pelos resultados obtidos dias atrás pelo Peugeot 208 avaliado por nós, e que utiliza o mesmo motor. A partir do quilometro zero,  nossa preocupação foi seguir padrões idênticos de condução e trânsito para estes dois produtos,  até para que pudéssemos, além de conhecer individualmente cada modelo, preparar o comparativo entre os dois produtos que iremos apresentar em algumas semanas.

O cambio manual de cinco velocidades é eficiente e bem escalonado, oferecendo recursos para as diversas necessidades do dia a dia, seja na cidade, ou na estrada.  A tração é dianteira, solução generalizada para este tipo de veículos. A direção assistida de forma elétrica é eficiente, com a suspensão independente McPherson na frente, e eixo de torção nas rodas traseiras, a transmitir uma sensação de conforto referencia quase imediata quando falamos da marca francesa pelo mundo. Os eficientes freios são de disco ventilados na frente e de tambores nas rodas traseiras.

Nos centenas de quilômetros percorrido com o Citroên C3, fica claro,  a honestidade da proposta da marca, com um carro confortável,  e com espaço interno para os passageiros,  complementados com 300 litros de espaço disponível no porta-malas.

Valores que influenciam no comportamento dinâmico e consequentemente no consumo, são as medidas do C3. O comprimento total é de 3,94 m, largura de 1,70 m e altura 1,52 m. A distância  entre-eixos é de 2,46 m.

O tanque de 55 litros foi abastecido com gasolina, e foi com essa proposta de combustível que realizamos todo o nosso teste com o veiculo. Cabe lembrar que este motor é Flex, e pode também ser abastecido com o nacional etanol.

Seguindo o perfil que estipulamos para nosso teste, o C3 percorreu 80%  dos quilômetros no pesado trânsito da cidade de São Paulo. 

Sem dúvida que esta é a rotina mais dura que o proprietário pode ter, seja em exigência mecânica, bem como cenário ideal para confirmar as reais capacidades do moderno motor em termos energéticos.

 

No nosso caso foi a confirmação dos valores obtidos com o 208.

 

Consumos que variam entre os 12,7 Km/l conseguidos na cidade e 14,2 Km/l obtidos na estrada, valores que confirmaram não só nossas expectativas, como a proposta da marca que chama novos clientes para as concessionárias com este importante atributo, anunciando um consumo de 14 Km/l.

Outro argumento bem interessante para atrair novos clientes para o C3, é o plano de revisão a custo de 1 real por dia, valor muito competitivo, e que evita surpresas desagradáveis na hora da obrigatória revisão periódica.

 

Na média de uma revisão anual, são R$ 365,00 de despesa em sua manutenção, o que espanta de vez os ultrapassados e não mais verdadeiros receios de que carro Citroên é caro para manter.

 

 

O Citroên C3, nesta versão, tem como principal proposta a economia, sem deixar de lado as necessidades praticamente básicas de conforto exigidas nos dias de hoje, entre as quais, central multimídia e ar condicionado. O nacionalizado carro francês é uma ótima proposta nesta faixa de preço, se destacando, por exemplo, no conforto, através da absorção eficaz das imperfeições das rodovias e ruas das cidade brasileiras, além de agora passar a ser também, ao lado de seu “primo” 208, referencias em eficiência energética.

Carro que é amigo do nosso bolso, e que oferece, apesar de seu posicionamento como compacto,  um elegante e espaçoso habitáculo, só poderia ser uma das boas opções que o mercado brasileiro oferece para veículos neste segmento e produzidos no Brasil.

Nossa equipe compilou mais informações, dados que vamos compartilhar com nossos leitores no comparativo que iremos publicar com os dois modelos do grupo PSA que utilizam o este motor de três cilindros 1.2, o C3 e o Peugeot 208. Existem diferenças entre as duas propostas e você vai conhece-las de forma mais aprofundada. Não perca !

Click nas imagens para ampliar

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance

Citroen C3 1.2 Tendance